Esporte

Em duelo de clubes-empresas, Botafogo-SP e Tombense se enfrentam pela Série B vivendo momentos distintos

Pantera adotou o modelo em 2018, enquanto a equipe mineira é administrada desta forma desde 1999


02/06/2023 14h12

Nesta sexta-feira (2), Botafogo-SP e Tombense se encontram em partida válida pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A bola começa a rolar a partir das 19h, na Arena Santa Cruz, em Ribeirão Preto. A disputa é marcada pela presença de duas agremiações que adotam o modelo de gestão de clube-empresa, prática popularizada nos últimos anos.

Equipe mandante no confronto, o Pantera transformou-se em sociedade anônima em 2018, após aprovação unânime da proposta, em votação entre os conselheiros. Desde então, constituiu-se a Botafogo S/A, cuja administração do time ficou 60% para o clube e 40% para a Trex Holding, empresa de investimentos comandada pelo empresário Adalberto Baptista.

"Adotar o modelo do clube-empresa não é sinônimo de vitórias, mas ressaltamos a importância de viabilizar uma situação financeira mais saudável, pensando no médio e no longo prazo", analisa Adalberto.

Desde o acesso à segunda divisão, no final de 2022, o Botafogo-SP já planeja a atual temporada, em que se reforçou e garantiu novas fontes de receitas importantes. Para 2023, por exemplo, o Tricolor aumentou em cerca de 400% os valores obtidos com as propriedades do uniforme, e projeta estar entre os seis principais orçamentos da série B.

Leia também: Mundial Sub-20: Fifa causa polêmica na Argentina após “trocar” nome de estádio em homenagem às Malvinas

Já o Tombense, adota o modelo de clube-empresa desde 1999, quando se profissionalizou, graças a uma parceria entre o presidente da Instituição, Lane Gaviolle, e a empresa Brazil Soccer, comandada pelo empresário e agente Eduardo Uram.

Além da gestão profissional, o clube tem se desenvolvido em termos estruturais para alcançar os resultados esportivos. No ano passado, o Tombense disputou a série B pela primeira vez e conseguiu se manter na competição. Em 2023, a participação na Copa do Brasil aumentou a visibilidade da equipe mineira, que disputou a terceira fase contra o Palmeiras. Na ocasião, deixou a competição após perder o jogo da ida, por 4 a 2, e empatar no segundo duelo, em 1 a 1.

Pela série B, enquanto o Pantera mira a vitória para se manter no topo da tabela, a equipe mineira busca se afastar da zona de rebaixamento. O Botafogo é 6º colocado, com 16 pontos, e o Tombense, 18°, com 5 pontos. No retrospecto geral, os times contam com uma vitória para cada lado, além de dois empates.

Leia também: STJD condena Eduardo Bauermann e pega 12 jogos de suspensão; veja todas as decisões da Corte

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças