Esporte

Erik Cardoso se torna primeiro brasileiro a correr os 100m rasos abaixo dos 10s e conquista vaga olímpica

Marca foi alcançada nos Jogos Sul-Americanos de Atletismo, que acontece em São Paulo; recorde anterior era de Robson Caetano, que já durava 35 anos


28/07/2023 17h36

Mais Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Durante os Jogos Sul-Americanos de Atletismo, que está sendo realizado em São Paulo, Erik Cardoso conquistou a medalha de prata nos 100m rasos com um tempo de 9s97. Além do índice olímpico, também garante uma vaga no Mundial da modalidade.

Mesmo sendo um feito gigante, esse não é o único motivo para o momento ser histórico. Foi a primeira vez que um velocista brasileiro conseguiu correr abaixo dos 10 segundos. A melhor marca, que era de 10s cravado, pertencia a Robson Caetano, e já durava 35 anos.

A prova foi vencida por Asinga Issamade, do Suriname, que fechou a prova em 9s89. Paulo André, outro brasileira que competiu nos 100m, ficou em quarto lugar com um tempo de 10s03.

Leia também: Medalhista olímpico Thiago Braz é suspenso após testar positivo em exame antidoping

“Graças a Deus eu tive a graça de correr muito bem hoje. A gente sabe que tem o momento certo para tudo e foi o momento certo para essa marca espetacular. Recorde brasileiro. Poder correr em casa, no Brasil. É uma sensação única”, disse Cardoso aos jornalistas após a prova.

Mais vaga olímpica

Além da vaga nos 100m rasos, o Brasil conquistou um lugar no salto triplo. Almir Júnior conquistou o índice olímpico no salto triplo ao saltar 17,24m.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças