Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @cearasc
Reprodução | Instagram @cearasc

Com mais da metade de jogos disputados, a Série B de 2023 apresenta números expressivos de presença de público. Somados, os 20 clubes da segunda divisão já levaram aos estádios mais de 1,5 milhão de pessoas.

O sucesso é puxado principalmente pelas torcidas dos clubes nordestinos que disputam o acesso. Ceará, Vitória e Sport aparecem no topo do ranking das equipes que mais levaram torcedores aos seus jogos no ano.

Os três somados já levaram aos estádios mais de 500 mil torcedores. Na média geral, o Vozão lidera com 24.777, seguido pelo rubro-negro baiano com 20.176. O Leão fecha o pódio com média de 16.018 pagantes por jogo.

O caso do clube do Recife nesta temporada é ainda mais surpreendente. Em decorrência de punições, o Sport chegou a atuar por duas vezes com portões fechados. Em outras três oportunidades, a Ilha do Retiro contou somente com a presença de mulheres e crianças, sendo que as entradas foram gratuitas. Mesmo com as adversidades, o clube permaneceu com a terceira maior média de público da competição.

“A presença do nosso torcedor tem sido fundamental na temporada. Nossa missão é retribuir esse apoio, valorizando o torcedor para mantê-lo ao nosso lado. A força de nossa torcida dentro de casa é essencial para podermos atingir nossos objetivos esportivos, como o acesso, além de ser uma fonte de renda fundamental para que o clube se mantenha financeiramente saudável”, destaca Yuri Romão, presidente do Sport.

Leia também: TV Cultura começa a transmitir a Bundesliga a partir deste domingo (20)

O sucesso nordestino também se reflete nas transmissões dos jogos na TV e nas plataformas de streaming. O Flow Sport Club, canal focado em esportes dos Estúdios Flow, uma das maiores empresas de podcasts do país, ganhou 200 mil novos inscritos após passar a transmitir a competição, número que representa quase 25% da base de dados atual da empresa.

Só no primeiro turno, de todas as partidas exibidas pelo Flow, apenas três não contaram com a presença de uma equipe nordestina, no total foram 4.926.000 visualizações. O Derby de Campinas, embate entre Ponte Preta e Guarani, foi um dos jogos sem equipes da região nordeste com maior apelo da segundona transmitidos pelos canais do Flow. O Bugre é um dos times que constam entre as dez maiores médias de público pagante, com mais de quatro mil torcedores por partida no Brinco de Ouro.

“O apoio do torcedor bugrino é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos na competição. Pensando neles, recentemente fizemos um acordo para reformar a iluminação do estádio e temos feito promoções para que esse número aumente sempre", afirma André Marconatto, presidente do Guarani.

Leia também: Flamengo tem maior público e renda do primeiro turno do Brasileirão; veja as listas