O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) tornou críquete, flag football, squash, beisebol/softball e lacrosse oficialmente esportes olímpicos nesta segunda-feira (16). A entidade se reuniu em Mumbai e votou a favor da inclusão dos cinco esportes nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
Dos 90 membros do COI presentes na reunião desta segunda, apenas dois se colocaram contra a inclusão dos cinco esportes. Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, de Uganda, expressaram preocupação que as modalidades não são muito praticadas na África.
Leia também: Zagueiro brasileiro relata racismo durante partida em Malta e acaba expulso de campo
Palmeiras lança camisas em apoio ao combate ao câncer de mama e de próstata; veja fotos
“A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos”, disse Thomas Bach, presidente do COI.
A grande novidade da lista é o flag football. O esporte consiste numa variação do futebol americano com menos contato físico, na qual, ao invés de derrubar o adversário com um tackle, o atleta deve retirar uma fita (a flag) que está presa a um cinto na cintura do rival.
Lacrosse, por sua vez, é uma modalidade muito difundida nas universidades dos EUA e terá uma versão reduzida para as Olimpíadas, com apenas seis jogadores de cada lado, contra dez da modalidade tradicional.
Por conta de uma crise política e escândalos financeiros na Federação Internacional, o boxe, esporte que o Brasil conquistou três medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, segue sem confirmação para Los Angeles 2028.
REDES SOCIAIS