Esporte

Messi na Ásia: Inter Miami aproveita período sem jogos e vai à China

Clube confirmou amistosos antes da última data FIFA de 2023


17/10/2023 20h15

Xavier Asensi, diretor comercial do Inter Miami, anunciou neste início de semana dois amistosos do clube norte-americano na China. O planejamento visa movimentar o elenco após o período sem jogos oficiais neste final de temporada, além da busca por uma internacionalização da marca em um centro tão grande e de forte engajamento, especialmente com a presença do craque argentino Lionel Messi.

“O gigantesco potencial de consumo do mercado asiático passa a ser alvo da MLS e do Inter Miami que a exemplo do que já fizeram Manchester United e diversos outros times europeus no passado, organizam excursões fora de temporada para se aproximar da cultura local e gerar negócios”, analisa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

Os jogos vão acontecer antes da última data FIFA de 2023 e já estão marcados. No dia 5, a equipe norte-americana enfrenta o Qingdao Hainiu, e, no dia 8, joga com o Chengdu Rongcheng. Messi é presença garantida, já que os duelos da Argentina pelas Eliminatórias da Copa acontecem nos dias 16 e 21, contra Uruguai, em casa, e Brasil, fora.

"Era algo esperado que o Inter Miami fizesse isso, capitalizar e internacionalizar sua marca não apenas com a presença do Messi dentro dos EUA, mas explorando fronteiras e outros mercados com grande potencial de engajamento e receitas", afirma Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.

"Um ativo tão interessante - e caro - como o Messi deve ser trabalhado constantemente. No caso do Inter Miami, explorar a expansão do clube para além dos limites dos EUA e da América Latina através do poder mercadológico do argentino é um caminho natural, assim como ir em direção a uma potência de consumo como a China, um mercado que vem se abrindo para o futebol há anos, é mais do que esperado", pontua Alexandre Motta, diretor de criação da Agência End to End.

Leia também: Cristiano Ronaldo brilha na data Fifa e se torna artilheiro do mundo em 2023

Pelo fato do Inter Miami só ter jogos oficiais em fevereiro de 2024, especulou-se nos últimos dias a possibilidade de Messi ser emprestado para a liga árabe ou até mesmo para o Barcelona, algo que foi descartado pelo seu atual clube.

Rodrigo Marrubia, especialista em direito desportivo, analisa a possibilidade de empréstimo sob a ótica do Regulamento da FIFA.

“Ainda que o Messi já tenha sido registrado por dois clubes no último ano (PSG e Inter Miami), sob a ótica do Regulamento de Transferências da FIFA, seria possível o atleta ser negociado e atuar por uma terceira equipe. Ainda que via de regra a FIFA autorize que um atleta seja registrado por até três equipes durante uma temporada, sendo elegível, porém, a jogar partidas oficiais por apenas dois desses times, esse caso se enquadraria na exceção do regulamento, quando o atleta se transfere entre clubes de associações que possuem temporadas que se sobrepõe, por exemplo, como é o caso da Federação Espanhola e Saudita. As duas começam no início do segundo semestre, ao passo que a Federação Norte-Americana inicia sua temporada no início do ano. Neste caso o atleta estaria autorizado a atuar por uma terceira equipe”, esclarece.

No entanto, o especialista ressaltou que “nesse momento não seria possível a conclusão do empréstimo, tendo em vista que a janela de transferências dos clubes espanhóis e sauditas encontra-se encerrada desde setembro, razão pela qual teriam que aguardar a abertura da janela em janeiro de 2024”.

Leia também: Uruguai x Brasil: saiba onde assistir o jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças