Lula lamenta falta de brasileiros na Bola de Ouro e cobra dedicação: “Ser profissional significa se dedicar”
Presidente comenta premiação de Messi como melhor jogador do mundo e quer mudança de postura dos atletas brasileiros
31/10/2023 16h22
Durante live semanal nas redes sociais realizada nesta terça-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o fato de jogadores brasileiros de futebol masculino não vencerem mais a Bola de Ouro, prêmio de melhor do mundo. Assim, ele cobrou mais profissionalismo do futebol nacional.
“Isso é para mexer com a cabeça do nosso jovem. Quem quiser ganhar a Bola de Ouro tem que ser profissional, tem que ser dedicar. Não combina com farra, com noitada. Ser profissional significa se dedicar, ser ídolo, ser exemplo. Se você não é exemplo, não serve para muita coisa”, disse o presidente.
Na premiação da última segunda (30), que aconteceu em Paris, o brasileiro melhor colocado no ranking da Bola de Ouro foi Vinicius Júnior, que ficou em sexto lugar.
O grande vencedor da cerimônia foi Lionel Messi, que conquistou sua oitava Bola de Ouro. Lula disse que o argentino deve ser usado como exemplo.
Leia também: Além de Lionel Messi, veja todos os ganhadores da Bola de Ouro 2023
“Um cara com 36 anos de idade, campeão do mundo, ganhou a Bola de Ouro esse ano jogando nos Estados Unidos. O Messi devia ser inspiração para essa molecada que aparece na televisão, que a gente acha que vai ser craque e daqui a pouco desaparece. Talvez a vaidade, talvez não tenha estrutura psicológica para crescer. Aparece a meninada pintada de ouro, daqui a pouco desaparece. Aparece um menino de 17 anos, daqui a pouco está vendido. A gente não consegue mais criar. Há quantos anos o Brasil não tem um ídolo de verdade?”, completou.
Mas o presidente não se limitou as críticas. Ele lembrou de outros atletas que podem ser referência para os brasileiros, como a ginasta Rebeca Andrade.
“Sei como ela começou. Sei que para ela ser medalhista de ouro não teve moleza de sábado e domingo, não teve balada, não tem tempo para descansar. É treino, treino, treino e treino. Somente assim a pessoa vai conseguir uma medalha de ouro”, finalizou.
Leia também: Pan 2023: Rebeca Andrade e Flávia Saraiva fazem dobradinha de ouro e prata na trave
REDES SOCIAIS