Com 98 medalhas, o Time São Paulo Paralímpico encerrou sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, nessa segunda-feira (27).
Ao todo, eles obtiveram 55 de ouro, 26 de prata e 17 de bronze. As conquistas foram cruciais para a vitória do Brasil com 343 medalhas, a melhor pontuação da história (156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes), já que representam cerca de 30% do quadro geral.
A segunda colocação ficou com os Estados Unidos (55 ouros, 58 pratas e 53 bronzes) e a terceira com a Colômbia (50 ouros, 58 pratas e 53 bronzes).
O número de medalhas obtidas superou a dos Jogos de Lima 2019, quando os brasileiros subiram 308 vezes ao pódio, com 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes. Desde o Parapan do Rio 2007, o país termina no topo do quadro de medalhas.
Leia também: TV Cultura transmite Liverpool e LASK Linz, pela Europa League, nesta quinta (30)
“São conquistas notáveis do Time SP que reforçam sua posição como um time de destaque de alto rendimento. Parabenizamos os atletas brasileiros pela vitória!”, destaca Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Time SP foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Em 2023 contou com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que têm representado o estado e o Brasil em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.
Deste total, 61 integraram a delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos e disputaram provas nas modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, halterofilismo, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa.
A próxima edição dos Jogos Parapan-Americanos será em Barranquilla, na Colômbia, em 2027. Em 2024, acontecerão os Jogos Paralímpicos de Paris, que também contarão com a presença de atletas do Time São Paulo.
Leia também: Copa do Brasil 2024: Corinthians e cinco equipes garantem vaga neste fim de semana
REDES SOCIAIS