Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais

O ex-piloto brasileiro e bicampeão da Fórmula Indy Gil de Ferran morreu nesta sexta-feira (29), aos 56 anos, após sofrer uma parada cardíaca na Flórida, nos Estados Unidos. O ícone das pistas estava em um clube privado de automobilismo e chegou a ser levado a um hospital da região, mas não resistiu.

Leia mais: São Paulo firma acordo com construtora para reforma e ampliação do Morumbi

O piloto nasceu em Paris, na França, e chegou ao Brasil aos quatro anos de idade. Ele iniciou a trajetória no automobilismo no kart, com apenas cinco anos.

No fim dos anos 80 e início dos anos 90, após sucesso na Fórmula 3 Britânica e a Fórmula 3 Internacional 3000, ele foi testado na Arrows para correr na Fórmula 1. No entanto, as chances foram ceifadas após cair de cabeça perto do motorhome.

Gil migrou para a Fórmula Indy e construiu história de sucesso na categoria. Em 1995, venceu a última corrida da temporada, em Laguna Seca, e recebeu o prêmio de novato do ano pela Hall/VDS.

No ano de 1997, assinou com a Walker Racing e, logo no primeiro ano, foi vice-campeão. O bom desempenho na equipe, apesar do número reduzido de vitórias, rendeu um acordo com a Penske, que tinha o compatriota Hélio Castroneves.

Logo na primeira temporada, em 2000, Gil de Ferran foi campeão da Fórmula Indy. No ano seguinte, foi bicampeão da categoria pela equipe. O brasileiro ainda venceu as 500 milhas de Indianápolis.

Leia também: Revista elege os 100 escudos mais bonitos do mundo com quatro brasileiros; veja lista