Esporte

Champions League: Uefa detalha novo formato para a próxima temporada

A tradicional fase de grupos com 32 equipes será substituída por uma fase em formato de liga, com 36 clubes


04/03/2024 18h46

A Uefa explicou nesta segunda-feira (4) o novo formato da Champions League, que vai começar a valer a partir da próxima temporada. A tradicional fase de grupos com 32 equipes será substituída por uma fase em formato de liga, com 36 clubes. Cada equipe jogará oito jogos nesta fase, com adversários a serem definidos por sorteio.

Os times serão divididos em quatro potes de acordo com critérios específicos. Cada participante enfrentará duas equipes de cada pote, com metade dos jogos disputados como mandante e a outra metade como visitante.

Leia também: Ferrari de ex-piloto da F1 roubada na Itália é recuperada após 28 anos

Europa League: Milan e Slavia Praga se enfrentam na tela da Cultura, nesta quinta (7)

“Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade de os torcedores verem as equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes”, disse a Uefa por meio de comunicado.

Ao fim da primeira fase, os oito clubes melhores colocados jogarão as oitavas de final da Champions. Os times colocados entre 9º a 24º posição irão para um playoff valendo oito vagas nas oitavas. Os classificados entre a 25º e a 36º posição serão eliminados diretamente.

A partir das oitavas de final, o torneio seguirá com o formato atual: os times se enfrentarão em jogos de ida e volta, em formato eliminatório. A final seguirá sendo disputada em partida única em local neutro.

“A Uefa demonstrou claramente que estamos totalmente empenhados em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental das competições abertas, com qualificação baseada no mérito desportivo, totalmente em linha com os valores e o modelo desportivo europeu baseado na solidariedade”, disse Aleksander Čeferin, presidente da Uefa.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças