Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Redes sociais
Reprodução / Redes sociais

As torcidas organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro foram banidas temporariamente dos estádios pelo Ministério Público de Minas Gerais. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira (4). O banimento é válido por dois anos e ocorre após morte de um torcedor durante uma briga em Belo Horizonte, no último sábado (2).

Dessa forma, a Galoucura e a Máfia Azul estão proibidas de frequentar estádios no território nacional e seus respectivos entornos nos dias de jogos, respeitando um raio de cinco mil metros.

A torcida do Galo, que retornou de punição de um ano, seguida de outra de três meses, em 2022 e 2023, está banida temporariamente até 4 de março de 2026. Do outro lado, a do Cruzeiro, banida temporariamente até março de 2026, cumprirá o novo banimento entre 15 de março de 2026 e 15 de março de 2028.

Leia também: Ex-Corinthians, zagueiro Felipe anuncia aposentadoria ao fim da temporada

Champions League: Uefa detalha novo formato para a próxima temporada

De acordo com o MPMG, a punição consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios. Em caso de não cumprimento, a multa é de R$ 50 mil.

Ainda segundo o MP, "em observância aos princípios do contraditório e ampla defesa, a medida educativa aplicada nesta segunda-feira tem caráter cautelar, sendo que após a observância do direito de defesa das entidades acima mencionadas, a ser exercido e apreciado em até trinta dias, a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada".

A Federação Mineira de Futebol confirmou a decisão:

"Ratificando os termos do r. Despacho, acolher as recomendações do Ministério Público do Estado de Minas Gerais para determinar o BANIMENTO TEMPORÁRIO de todos os estádios do país nos dias de jogos, considerados estes o raio de cinco mil metros dos estádios, perímetro de segurança e vinculação com o evento esportivo, das Torcidas Organizadas Mafia Azul e Galoucura, pelo período de 02 (dois) anos, vencendo-se o da Galoucura em 04.03.2026 e do da Máfia Azul em 15.03.2028".