Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Instagram @alvarodjaloo14
Reprodução / Instagram @alvarodjaloo14

O Athletic Bilbao anunciou no começo deste mês a contratação do atacante Álvaro Djaló, de 24 anos. O jogador vem do Braga, de Portugal, e se apresenta ao clube basco em junho, assim que a temporada europeia acabar. O fato pode até não parecer algo interessante, mas o Athletic raramente contrata estrangeiros para atuar pela equipe, como é o caso de Djaló, que nasceu em Madrid e é descendente de bissau-guineenses.

Na verdade, a política do Bilbao prega que apenas jogadores que tenham algum vínculo com o País Basco vistam a camisa do time. Apesar de ter nascido na capital espanhola, o novo atacante dos Leones se mudou para a província de Biscaia com apenas três meses de vida e foi criado na região. Por isso, o Athletic aceitou contratá-lo. Ainda jovem, Djaló passou pelas categorias de base do UD San ​​Miguel de Basauri e do SD Begoña, times de Bilbao.

Em entrevista ao site da TV Cultura, o torcedor do Bilbao e historiador formado pela UNESP, Thiago Sanches, explica um pouco dessa tradição do clube.

“Na minha opinião é algo incrível. Eu, inclusive, comecei a acompanhar o Athletic Club (como o time é chamado no País Basco) por conta desta política de contratações. Esse é o diferencial do clube. Os torcedores costumam dizer que não torcem por títulos, mas pelo time, ideia e filosofia”, afirma o historiador.

Leia também: Assim como Robinho, veja outros cinco jogadores que foram acusados de crimes sexuais

Além disso, Sanches explica que quando uma possível abertura para contratação de estrangeiros entra em pauta, o tema é prontamente repreendido pelos torcedores.

“Se isso acontecer, pode acabar o Athletic Club. Pode-se passar 20 anos sem título, mas o clube prefere perder seguindo sua tradição e filosofia. O sentimento de pertencimento vale demais para nós. A identidade do clube é sempre entrar em campo com 11 aldeões, que se doarão 100% pelas cores do time", explica.

Nos 126 anos de história, o clube teve apenas seis jogadores estrangeiros, mas que seguiam as regras de nascer do lado francês do País Basco ou ter feito a formação como jogador na região. Foram eles: o goleiro brasileiro Vicente Biurrun, filho de bascos, Bixente Lizarazu, Fernando Amorebieta, Javier Iturriaga, Aymeric Laporte e Cristian Ganea.

A Real Sociedad, maior rival do Athletic, manteve a mesma política de contratações até o fim dos anos 80, mas precisou abrir mão da ideia por problemas financeiros.

Leia também: Em visita a Belém, Emmanuel Macron ganha camisas de Remo e Paysandu

O clube basco acertou a contratação do atacante por 15 milhões de euros, podendo chegar a cerca de 20 milhões com o cumprimento de metas. O contrato vai até junho de 2029.

No último sábado (23), a seleção do País Basco empatou com o Uruguai por 1 a 1, no Estádio San Mamés, em Bilbao, em um amistoso internacional. O autor do gol dos anfitriões foi Djaló, que abriu o marcador aos 44 minutos do primeiro tempo.