Como Xabi Alonso tirou o Leverkusen da vice-lanterna da Bundesliga e transformou a equipe em uma potência
O time alemão pode ser campeão neste final de semana
10/04/2024 09h59
O Bayer Leverkusen venceu o Union Berlin por 1 a 0 e o vice-líder, o Bayern de Munique, perdeu para o Heidenheim por 3 a 2 de virada. Faltando seis rodadas para o fim da Bundesliga, a diferença entre as duas equipes subiu para 16 pontos.
Com o resultado, a equipe comandada por Xabi Alonso pode conquistar o primeiro título de sua história na Bundesliga neste final de semana. Veja o que o Bayer Leverkusen deve fazer para ser campeão.
Além do título alemão, o Leverkusen pode faturar mais dois troféus até o meio do ano: o time está na final da Copa da Alemanha e também sonha com a Liga Europa, na qual disputará as quartas de final contra o West Ham, da Inglaterra.
Apesar dos grandes talentos, como Wirtz, Grimaldo entre outros, o grande nome da campanha é o treinador Xabi Alonso. Muita gente se surpreendeu quando o espanhol foi anunciado pela equipe alemã em outubro de 2022.
Após uma frutífera passagem pela equipe B da Real Sociedad, o ex-meio-campista assumiu o desafio de comandar uma equipe que atravessava muitas dificuldades, afundada na vice-lanterna da Bundesliga. Sem dúvidas, uma aposta de alto risco feita por Alonso em sua primeira experiência no comando de um time principal.
O ex-jogador do Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique deu uma reviravolta na campanha do Leverkusen, que conseguiu uma vaga para a Liga Europa no fim da temporada 2022/23.
Nesta temporada, o Bayer Leverkusen soma 76 pontos em 28 rodadas. Ao todo, acumula 24 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota.
Caso confirme a conquista, o Leverkusen erguerá a taça da Bundesliga pela primeira vez em sua história. O clube não conquista títulos desde a temporada 1992/93, quando venceu a Copa da Alemanha.
Números históricos
Sob o comando de Xabi Alonso, a equipe alemã ainda não foi derrotada nesta temporada. Ao todo, o Bayer Leverkusen disputou 41 jogos em 2023/24, com 36 vitórias e cinco empates, 91,8% de aproveitamento. A equipe balançou as redes em 116 oportunidades, e concedeu ao adversário apenas 31 gols.
O clube jamais venceu a primeira divisão alemã. A única vez que faturou um troféu nacional foi há 31 anos, a Copa da Alemanha 1992/93. O Leverkusen ainda tem em sua galeria uma Copa da Uefa (atual Liga Europa), de 1987/88.
Ainda existe a possibilidade do Leverkusen se tornar o clube com mais pontos em uma única edição de Bundesliga. O recorde pertence ao Bayern de Munique, que somou 91 pontos na temporada 2012/13, com 29 vitórias, quatro empates e uma derrota.
REDES SOCIAIS