Esporte

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD

O dono da SAF do Botafogo foi punido por conta das ofensas proferidas na derrota para o Palmeiras, no Brasileirão de 2023


26/04/2024 18h15

O sócio majoritário da SAF Botafogo, John Textor, foi suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo tribunal pleno do STJD por conta das ofensas proferidas na derrota para o Palmeiras, no Brasileirão de 2023.

No entanto, por já ter cumprido uma parte no ano passado, o norte-americano terá, de fato, 17 dias de punição. O veredito foi estabelecido por maioria dos auditores. Já que a decisão foi tomada em última instância, portanto não cabe recurso.

Leia também: Pela primeira vez na história, partida do Brasileirão terá arbitragem 100% feminina

Torcida organizada vai até o CT do Corinthians e conversa com jogadores, técnico e direção

Textor foi denunciado três vezes no artigo 243-F (ofensa à honra) e uma no 258-B (invadir local destinado à equipe de arbitragem ou o local da partida). Com isso, ele é enquadrado no artigo 184 (quando o agente pratica duas ou mais infrações, acumulam-se as penas). Somadas as punições máximas, o americano poderia ser suspenso por até 360 dias.

Inicialmente, o dono do alvinegro foi punido por 30 dias de maneira preventiva. Após julgamento, a suspensão aumentou para 35 dias, mas o Botafogo conseguiu efeito suspensivo para que ele pudesse acompanhar a reta final do Brasileirão. Agora, o processo voltou a ser julgado.

Textor ainda foi denunciado por não apresentar as provas de manipulação de resultados que afirmou ter. O caso, no entanto, foi adiado e ainda não tem data para ser julgado em primeira instância.

O terceiro processo é referente à fala do norte-americano dizendo que jogadores manipularam resultados em jogos do Palmeiras contra o São Paulo e Fortaleza nos últimos anos. Esse está em fase de inquérito.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças