Esporte

Estátua de Daniel Alves é retirada pela prefeitura de Juazeiro, na Bahia

Ação foi realizada após recomendação do Ministério Público da Bahia ao argumentar que lei proíbe homenagem a pessoas vivas com orçamento público


29/04/2024 11h02

A prefeitura de Juazeiro retirou a estátua de Daniel Alves nesta segunda-feira (29). A ação foi feita após recomendação do Ministério Público da Bahia (MP/BA). A legislação proíbe homenagem a pessoas vivas com orçamento público.

O MP/BA também disse que a Constituição Estadual da Bahia, em seu artigo 21, e a Lei Federal no 6.454/1977 vedam a atribuição de nome de pessoa viva a bem público de qualquer natureza.

A estátua de Daniel Alves foi inaugurada em dezembro de 2020.A obra foi produzida pelo artista plástico Leo Santana. A estátua exibe Daniel em tamanho real, com a camisa da Seleção e uma bola nos pés.

Desde o momento da condenação de Alves, moradores de Juazeiro cobraram da prefeitura da cidade a retirada da obra. Porém, a gestão municipal informou que não vai tomar decisão até que todos os recursos do caso sejam julgados.

Leia também: Sesi-Bauru vence Campinas e é campeão da Superliga Masculina

Desde quando o jogador foi preso, em setembro de 2023, a imagem foi danificada em ao menos duas ocasiões. Em uma delas, foi coberta com um saco preto e fitas adesivas

Vale lembrar que o jogador também foi homenageado no museu do Bahia, clube onde ele profissionalizou. Ele teve a imagem retirada após a condenação na Espanha.

Leia também: Paulo Autuori anuncia saída do Cruzeiro em pronunciamento

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças