Estátua de Daniel Alves é retirada pela prefeitura de Juazeiro, na Bahia
Ação foi realizada após recomendação do Ministério Público da Bahia ao argumentar que lei proíbe homenagem a pessoas vivas com orçamento público
29/04/2024 11h02
A prefeitura de Juazeiro retirou a estátua de Daniel Alves nesta segunda-feira (29). A ação foi feita após recomendação do Ministério Público da Bahia (MP/BA). A legislação proíbe homenagem a pessoas vivas com orçamento público.
O MP/BA também disse que a Constituição Estadual da Bahia, em seu artigo 21, e a Lei Federal no 6.454/1977 vedam a atribuição de nome de pessoa viva a bem público de qualquer natureza.
A estátua de Daniel Alves foi inaugurada em dezembro de 2020.A obra foi produzida pelo artista plástico Leo Santana. A estátua exibe Daniel em tamanho real, com a camisa da Seleção e uma bola nos pés.
Desde o momento da condenação de Alves, moradores de Juazeiro cobraram da prefeitura da cidade a retirada da obra. Porém, a gestão municipal informou que não vai tomar decisão até que todos os recursos do caso sejam julgados.
Leia também: Sesi-Bauru vence Campinas e é campeão da Superliga Masculina
Desde quando o jogador foi preso, em setembro de 2023, a imagem foi danificada em ao menos duas ocasiões. Em uma delas, foi coberta com um saco preto e fitas adesivas
Vale lembrar que o jogador também foi homenageado no museu do Bahia, clube onde ele profissionalizou. Ele teve a imagem retirada após a condenação na Espanha.
Leia também: Paulo Autuori anuncia saída do Cruzeiro em pronunciamento
REDES SOCIAIS