30 anos sem Senna: relembre a histórica entrevista ao programa Roda Viva
Em dezembro de 1986, o piloto concedeu uma entrevista que ficou célebre por suas respostas sobre diversos assuntos; programa vai ser reexibido nesta quarta-feira (1º), às 23h30
01/05/2024 09h00
No dia 1º de maio, conhecido como o dia internacional dos trabalhadores, ficou marcado para sempre na memória dos brasileiros por outro motivo. No mesmo dia, no ano de 1994, o país perdeu um de seus filhos: Ayrton Senna.
Leia mais: Yuri Alberto segue tratamento de lesão na perna e desfalca o Corinthians contra o América-RN
Nascido na capital paulista, no bairro de Santana, Senna pegou gosto pela velocidade com apenas quatro anos, quando começou a correr de kart, uma brincadeira que virou coisa séria aos treze anos, ao participar de competições da modalidade.
Aos 21 anos, Senna partiu para a Europa, onde, em 1981, garantiu o campeonato da Fórmula Ford 1600 no Reino Unido, vencendo 12 das 20 corridas. Depois, ele conquistou o título da Fórmula 3 inglesa, que, na época, era o último degrau antes da Fórmula 1.
Quando tinha apenas 24 anos, o brasileiro deu início à sua jornada na Fórmula 1. Ao longo de uma década, ele conquistou 41 vitórias e três títulos mundiais, em 1988, 1990 e 1991, todos pela equipe McLaren, estabelecendo-se como um dos maiores pilotos da F1.
Relembre o Roda Viva com Ayrton Senna
No dia 15 de dezembro de 1986, o piloto Ayrton Senna, então da equipe Lotus, concedeu uma entrevista ao programa Roda Viva, que ficou célebre por suas respostas sobre diversos assuntos.
Apresentado na época por Rodolpho Gamberini, a bancada daquela noite foi composta pelos jornalistas Reginaldo Leme (TV Globo), Marcelo Rezende (Placar), Jorge Sead (TV gaúcha RBS), Alain Vignais (TV Globo), Galvão Bueno (TV Globo), Castilho de Andrade (Jornal da Tarde), Claudio Carsughi (Quatro Rodas), Fernando Calmon (TV e revista Manchete) e Élcio de São Thiago (diretor do Automóvel Clube do Estado de São Paulo).
Durante sua participação no Roda Viva, Ayrton Senna fala sobre o início de sua carreira no Kart, a fama de bater o carro no trânsito, a preparação para se tornar um campeão mundial, o assédio e a figura do ídolo, sua relação com outros pilotos, a preparação para as corridas, a importância da família em sua vida, entre outros assuntos.
Leia também: Corte Arbitral do Esporte acata pedido de efeito suspensivo feito por Gabigol
REDES SOCIAIS