Esporte

Linhas Cruzadas: Pondé garante que o Brasil deixou de ser o país do futebol

No programa desta quinta-feira (16), o filósofo, Andressa Boni e o jornalista esportivo Mauro César Pereira debatem se há complexo de vira-lata no futebol brasileiro


16/05/2024 22h15

No Provoca desta quinta-feira (16), o filósofo Luiz Felipe Pondé garantiu que, diferente do dito popular, o Brasil não é mais o país do futebol.

A impressão que eu tenho, de amador do assunto, é que o Brasil deixou de ser o país de futebol (...) tenho a impressão de que, uma hora dessas, o Brasil não vai nem passar em uma eliminatória, exagerando o argumento. E de repente, os torcedores nem vão dar muita bola”, comentou o filósofo.

Assista ao comentário na íntegra:

No programa desta semana, Pondé e Andressa Boni debateram a presença do “complexo de vira-lata”, conceito criado por Nelson Rodrigues, na mente dos brasileiros.

Leia também: Foto de Gabigol com camisa do Corinthians viraliza; torcedores do Flamengo criticam

Para Pondé, o “viralatismo” aparece nos atletas brasileiros na dificuldade de, em certos momentos, “segurar a pressão”, fazendo com que essa falta de capacidade acabe se manifestando em uma humildade excessiva.

Minha impressão é que o vira-lata de hoje é um vira-lata que faz terapia. Que justifica sua viralatisse em uma teoria de que, na verdade, ele é sensível (...) lembro de jogador chorando para bater pênalti na Copa de 2014. Onde já se viu isso?”, disse Pondé fazendo referência ao choro do zagueiro e capitão Thiago Silva nas oitavas de final da Copa de 2014, antes da disputa por pênaltis contra o Chile, em que a seleção brasileira acabaria se classificando.

Leia também: Relembre participações de Silvio Luiz nos programas da TV Cultura

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças