Esporte

Revista indeniza família de Schumacher por entrevista com IA

Ex-piloto e familiares receberão uma indenização no valor de 200 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão)


22/05/2024 19h34

O heptacampeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, foi indenizado em mais de 200 mil euros, cerca de R$ 1,1 milhão, após a publicação de uma entrevista falsa por um veículo alemão, em abril de 2023.

O ex-piloto está longe dos olhos do público há mais de uma década, após sofrer um acidente em uma estação de esqui em dezembro de 2013, na Suíça. Em decorrência do incidente, ele sofreu um traumatismo craniano, ocasionando uma grave lesão cerebral. As informações sobre seu estado de saúde, são mantidas em sigilo por sua família.

Leia mais: Com conquista da Atalanta, Itália se torna segundo país com mais títulos da Europa League

Contudo, em abril de 2023 a revista Die Aktuelle publicou uma falsa entrevista de duas páginas com o ex-piloto. O artigo foi promovido pela empresa, e continha a foto dele e trazia a legenda "A primeira entrevista" - sugerindo que haviam conversado com o piloto.

Leia mais: TV Cultura transmite partida entre Franca e Minas pela semifinal do NBB

A família de Schumacher entrou com uma ação judicial contra o artigo, que foi criado através de uma plataforma de inteligência artificial especializada em imitação de famosos. Segundo o portal ÜberMedien, o tribunal do trabalho de Munique confirmou que a editora-chefe do Die Aktuelle foi demitida e pagou uma indenização à família.

"Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Ele não atende de forma alguma aos padrões do jornalismo que nós - e nossos leitores - esperamos de uma editora como a FUNKE (grupo que controla a revista alemã). Como resultado da publicação deste artigo, as consequências pessoais serão imediatas. A editora-chefe Anne Hoffmann, que tem responsabilidade jornalística pelo jornal desde 2009, será demitida de suas funções", declarou a diretora-executiva do grupo, Bianca Pohlmann à época.

Após a repercussão negativa da entrevista, a revista se desculpou publicamente.

Leia mais: Ginasta Rebeca Andrade vira boneca da Barbie: “uma honra”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças