Após ataque racista contra Vini Jr, torcedores do Valencia são condenados a oito meses de prisão
Sentença é a primeira do caso, que aconteceu em 2023 e gerou grande repercussão
10/06/2024 11h51
A LaLiga anunciou na manhã desta segunda-feira (10) a prisão de três torcedores do Valencia por injúrias racistas contra Vinicius Jr.
Eles foram condenados a oito meses de prisão, além de estarem proibidos de entrar em qualquer estádio de futebol onde sejam disputados jogos da LaLiga e/ou RFEF por dois anos. O trio ainda deverá arcar com as custas do processo.
Leia também: Após fala de Ancelotti, Real Madrid confirma participação no Mundial de Clubes de 2025
O fato ocorreu em 21 de maio de 2023, no confronto entre Valencia e Real Madrid, no estádio Mestalla. Neste dia, o jogo foi paralisado aos 24 minutos do segundo tempo, quando torcedores do time mandante chamavam o jogador de “mono” (macaco, em espanhol).
A condenação foi celebrada pelo presidente da liga espanhola Javier Tebas: “Esta decisão é uma ótima notícia no que diz respeito à luta contra o racismo na Espanha, pois repara o mal sofrido por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol para lançar abusos”.
No ano passado, casos de racismo contra o brasileiro na Espanha ganharam grande repercussão. No momento, o atacante de 23 anos é o destaque do Real Madrid e da Seleção Brasileira, sendo o favorito a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo.
Leia também: Boston Celtics supera o Dallas Mavericks em casa e amplia vantagem na final da NBA
REDES SOCIAIS