Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | 'X' @SamFuteboll
Reprodução | 'X' @SamFuteboll

A Eurocopa começou nesta sexta-feira (14). Reunindo as melhores seleções europeias e alguns dos melhores jogadores do mundo, a competição será realizada na Alemanha. No clima do torneio, confira algumas curiosidades sobre o campeonato da UEFA.

Países com mais participações

A Alemanha é o país com o maior número de participações: são dez, seguida da Inglaterra que tem nove participações no campeonato.

Ao todo serão 24 seleções e 622 jogadores disputando a Euro de 2024, os quais representam 219 equipes e 35 países diferentes. A Itália é o país com o maior número de jogadores convocados: 28, logo após vem a Inglaterra, com 27 e a Alemanha com 21.

Leia mais: Abertura da Euro 2024: veja o horário e onde assistir a estreia da competição



Times com mais jogadores convocados

Entre as 219 equipes, sete delas possuem jogadores que mais foram chamados para a disputa, confira:

Os atuais campeões, Manchester City (Inglaterra) e a Inter de Milão (Itália) possuem 13 nomes espalhados entre as seleções. Atrás deles, PSG (França), Real Madrid e Barcelona (Espanha) aparecem com 12 nomes e Bayern de Munique e RB Leipzig (Alemanha) completam a lista com 11 atletas.

Segundo informações do portal GZH, entre todos os selecionados para a disputa, a Inglaterra é o país com o maior número de esportistas, são 113 integrantes, a maioria deles disputam a Premier League, a principal liga de futebol do país.

As únicas seleções em que todos os seus atletas jogam fora da liga nacional, são a da Albânia e a Dinamarca. Além disso 28 jogadores atuam fora da Europa, em países como Arábia Saudita, EUA, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Catar e Irã.

Leia mais: EA Sports “prevê” campeão da Eurocopa; empresa acertou nas últimas Copas do Mundo



Jogadores mais e menos valorizados

Entre os dez jogadores mais valiosos no mundo atualmente, sete deles estão presentes na Eurocopa. Ficam de fora o brasileiro Vinicius Jr. e o uruguaio Fede Valverde (os dois são do Real Madrid) que são sul-americanos, e o norueguês Haaland (do Manchester City) que não se classificou com o país.



Mais valorizados

1º Bellingham (Inglaterra, meia) e Mbappé (França, atacante): 180 milhões*

2º Foden (Inglaterra, atacante): 150 milhões*

3º Saka (Inglaterra, atacante): 140 milhões*

4º Wirtz (Alemanha, meia): 130 milhões*

* Valores em euros

Reprodução/ Instagram:@judebellingham

Leia mais: Após declaração de Yan Couto, CBF diz que atletas possuem 'autonomia sobre sua própria aparência'

Menos valorizados

622º — Loria (Geórgia, goleiro): 50 mil*

621º — Abrashi (Albânia, volante): 200 mil*

620º — Nita (Romênia, goleiro): 225 mil*

619º — Kashia (Geórgia, zagueiro) e Vekic (Eslovênia, goleiro): ambos 250 mil*



O jogador mais novo e o mais velho

O participante mais jovem da Euro, é o espanhol Lamine Yamal, de 16 anos. Ele estreou no time principal do Barcelona em setembro de 2023, e suas boas atuações o levaram para a seleção espanhola, onde soma sete jogos e dois gols marcados.

Já o mais velho é o brasileiro naturalizado português Képler de Lima Ferreira, mais conhecido como Pepe, com 41 anos. Nascido em Maceió, com 18 anos teve a chance de se mudar para Portugal e se naturalizou português em 2007. Ele já disputou quatro Copas do Mundo e quatro Euros.



Maiores artilheiros

O francês Michel Platini, que participou de uma única edição, em 1984, e o português, Cristiano Ronaldo, que participou de cinco edições, de 2000 a 2016, são os maiores artilheiros com nove gols cada.

Leia mais: Klopp curte show de Taylor Swift em Anfield e afirma: “sou oficialmente um Swiftie”