Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais

No dia 8 de julho, o Brasil revive o fantasma do 7 a 1 contra a Alemanha. Há exatos 10 anos, a seleção brasileira sofreu a maior derrota de sua história na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Por outro lado, muita coisa também mudou para os alemães.

Leia mais: Jogadores da seleção francesa comemoram vitória da coalizão de esquerda nas eleições legislativas

Muitos especialistas previram anos de sucesso para a Alemanha após o título da Copa do Mundo. Como no caso da Espanha, que dominou o futebol internacional de 2008 a 2012.

As condições para uma era de sucesso da equipe alemã pareciam perfeitas. Mas as coisas se deram de maneira diferente: apenas dois anos depois, o futebol alemão estava no fundo do poço.

Durante a Eurocopa de 2016, a Seleção da Alemanha até que não fez uma campanha ruim, mas acabou sendo eliminada nas semifinais para a França, com dois gols de Griezmann.

Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, os então campeões mundiais foram eliminados já na fase de grupos. Até então, em apenas três vezes a Alemanha não havia superado essa fase numa Copa do Mundo.

Para piorar, a derrota final, por 2 a 0, foi para a seleção da Coreia do Sul, um país com bem menos tradição no futebol que a Alemanha.

Um recomeço era necessário para os alemães. Já na Eurocopa de 2021 um novo fracasso. Os alemães foram merecidamente eliminados nas oitavas de final pela Inglaterra.

Na Copa do Mundo de 2022 no Catar, a equipe alemã acumulou uma nova derrota e voltou a ser eliminada na fase de grupos. Logo na primeira partida o time perdeu para o Japão. No total, sofreu cinco gols em três jogos, da Costa Rica, do Japão e da Espanha.

Nesta Eurocopa 2024, que está sendo disputada em território alemão, o país acabou sendo eliminado de forma dramática na prorrogação contra a Espanha, na partida que marcou o último jogo da carreira de Toni Kroos, que marcou dois gols no 7 a 1.

Desde o título de 2014, a Alemanha só disputou seis jogos em Copas do Mundo (duas vitórias, três derrotas e um empate) e só ganhou um título internacional: a Copa das Confederações de 2017, um torneio de menor importância e que foi extinto em 2019.

Leia também: 10 anos do 7 a 1: Veja onde estão os jogadores que entraram em campo contra a Alemanha