Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Instagram @fabiclaudino
Reprodução / Instagram @fabiclaudino

A central Fabiana, bicampeã olímpica, anunciou a aposentadoria do vôlei nesta terça-feira (24). A agora ex-atleta de 39 anos publicou um vídeo nas redes sociais, em que lê uma carta, narrada pelo sogro, o cantor Netinho de Paula, e revive momentos marcantes da carreira.

Fabi não jogava desde o fim de 2023, quando deixou o Osasco, e faria parte da League One Volleyball (LOVB), novo torneio dos Estados Unidos, que começará em janeiro do próximo ano.

“Você enfrentou derrotas dolorosas, lágrimas, mas seu destino era brilhar, brilhar como uma grande campeã, ser capitã. Dentre os títulos, duas medalhas de ouro olímpicas se destacam como o auge da sua carreira. Números e prêmios individuais reforçam seu lugar como uma das maiores da história”, diz um trecho da carta.

Leia também: Acidente entre carro e caminhão deixa cinco mortos em Santa Catarina

Saiba qual foi o artista do Rock in Rio mais buscado na internet durante o festival

Depois da primeira publicação, a ex-atleta publicou um novo vídeo em que comenta diretamente a decisão de se aposentar das quadras.

“Ainda não assimilei completamente, porque são mais de 20 anos dedicados ao esporte que tanto amo. Com certeza vou sentir muita saudade. Nunca imaginei que a bola de vôlei fosse fazer diferença na minha vida, mudar a vida da minha família, e hoje essa decisão é para estar realmente junto com eles”, falou.

Fabiana iniciou a carreira profissional em 2001, com a camisa do Minas. No Brasil, ainda defendeu o projeto do Rio de Janeiro, Vôlei Futuro, Sesi-SP, Praia Clube e Osasco. Conquistou seis títulos da Superliga Feminina e também teve experiências no exterior, passando por clubes de Japão e Turquia.

Pela seleção brasileira, a atleta chegou à equipe principal e disputou quatro edições de Olimpíadas, entre 2004 e 2016. Conquistou o ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, tornando-se uma das seis bicampeãs olímpicas do vôlei feminino do Brasil, ao lado de Jaqueline, Sheilla, Fabi Alvim, Paula Pequeno e Thaisa.