As principais ligas europeias, a FifPro e o sindicato internacional dos jogadores apresentaram uma denúncia à Comissão Europeia contra a FIFA na segunda-feira (14), acusando-a de abusos no calendário internacional de jogos para as temporadas de 2025 e 2026.
De acordo com informações do ge, as justificativas apresentadas incluem o excesso de jogos devido ao novo formato do Mundial de Clubes, mudanças na fase inicial da Champions League, e a disputa da Liga das Nações.
Leia mais: Comissão propõe fechar estádio do Atlético de Madrid por 15 dias por confusão em clássico
Em comunicado, as entidades expressaram a preocupação com o calendário sobrecarregado, que ameaça a saúde, o bem-estar e a longevidade da carreira dos atletas. Além disso, os próprios jogadores chegaram a considerar uma possível greve no futebol europeu.
“Nossa queixa à Comissão Europeia é clara: a FIFA está abusando de seu poder ao ditar o calendário de jogos internacionais e expandir suas próprias competições, visando aumentar suas receitas”, afirmou David Terrier, presidente da FifPro na Europa.
Leia mais: Após 40 anos, Manchester United encerra contrato com Alex Ferguson por corte de gastos
Em resposta às acusações, a FIFA declarou que o calendário internacional foi aprovado por representantes de todos os continentes, incluindo a Europa, após consultas com as ligas e a FifPro.
REDES SOCIAIS