Com possível final brasileira, Conmebol diz que não vai mudar local da decisão da Copa Libertadores
As finais da Libertadores só mudaram de sede por questões políticas, como quando saiu de Santiago para Lima, em 2019, nunca por motivos esportivos ou de logística
24/10/2024 15h05
Após as goleadas de Atlético-MG e Botafogo sobre River Plate e Peñarol, respectivamente, deixaram os brasileiros com um pé na final da Copa Libertadores. É provável que o torneio mais importante do continente seja decidido entre dois brasileiros pelo quinto ano consecutivo.
Leia mais: Corinthians x Racing: veja onde assistir e horário da semifinal da Sul-Americana
Como acontece desde 2019, quando a final única foi criada pela Conmebol para suas duas competições de clubes, as Copas Libertadores e Sul-Americana, se questiona por torcedores e parte da imprensa ao se conhecer os finalistas, ou nesse caso “quase conhecer”, se o confronto em um país longe da casa dos dois times será viável.
Segundo a entidade, a final vai ser na Argentina mesmo se confirmado o encontro entre Atlético-MG e Botafogo. As finais da Libertadores só mudaram de sede por questões políticas, como quando saiu de Santiago para Lima, em 2019, nunca por motivos esportivos ou de logística.
A decisão de 2021, entre Palmeiras x Flamengo, foi no estádio Centenário, em Montevidéu, e a de 2022, entre o Rubro-Negro carioca e o Athletico-PR, foi ainda mais distante, em Guayaquil, no Equador. Nenhuma delas veio para o Brasil, como algumas pessoas pedem.
Em reunião realizada com os dirigentes dos quatro clubes semifinalistas, na semana passada, na sede da Conmebol, em Luque, na região metropolitana de Assunção, no Paraguai, a possibilidade de tirar a partida do Monumental de Nuñez, caso o River Plate não estivesse, não foi colocada na mesa.
O estádio do River venceu a concorrência com o estádio Libertadores de América, do Independiente, em Avellaneda, na região metropolitana de Buenos Aires, e o estádio Único Diego Armando Maradona, em La Plata, a 50 km da capital argentina.
Segundo a Conmebol, a casa do River foi escolhida “por sua moderna infraestrutura, sua vasta história esportiva e sua capacidade de receber o grande número de torcedores que acompanham os atuais clubes semifinalistas, garantindo assim um cenário com capacidade compatível com a magnitude do evento”.
Leia também: Copa do Brasil: saiba horário e onde assistir ao sorteio do mando de campo da final
REDES SOCIAIS