Esporte

Da falência à final: Racing elimina Corinthians e vai disputar a decisão da Copa Sul-Americana

O time argentino volta a uma decisão internacional após 32 anos


01/11/2024 10h18

O Racing venceu o Corinthians por 2 a 1 no El Cilindro, na região metropolitana de Buenos Aires, e se classificou para a final da Copa Sul-Americana. O time argentino volta a uma decisão internacional após 32 anos.

Leia mais: GP de São Paulo: veja como chegar ao Autódromo de Interlagos

A partida começou agitada, e o Corinthians abriu o placar logo aos cinco minutos, com boa trama de Memphis e Yuri Alberto, em que o atacante chutou na saída do goleiro para abrir o placar.

Pouco tempo depois, Garro teve chance claríssima de aumentar, mas parou na boa defesa do arqueiro argentino.

O time argentino foi dominando o jogo aos poucos, e, aos 34 minutos, Martinez acabou cortando a bola com a mão, dentro da área, e o pênalti foi marcado. Quintero chutou forte e empatou o marcador.

Aos 38 veio a virada: vacilo da zaga alvinegra em cobrança de lateral, e Quintero ficou cara a cara com Hugo Souza para deixar o time argentino na frente na partida e no placar agregado.

A grande decisão acontece no dia 23 de novembro, com o jogo entre Racing e Cruzeiro, a ser disputado no estádio La Nueva Olla, no Paraguai.



A classificação diante do time paulista provocou uma explosão de emoção no El Cilindro, uma celebração que transcende o futebol. Afinal, em 1999, o Racing esteve à beira do abismo, com a justiça argentina decretando sua falência após uma crise financeira que quase o levou à extinção. O governo decretou falência do clube no dia dia 4 de março daquele ano.

O Racing Club deixou de existir, decretou Liliana Ripoll, síndica eleita pela Justiça para administrar o processo de falência do Racing em seus últimos dias.

A torcida que lotou a sede em Avellaneda, claro, não se conformou. Protestos e agressões ao ex-presidente Daniel Lalín marcaram a noite mais triste da história do clube.

Três dias depois, em 7 de março, o Racing receberia o Talleres em sua casa, pela estreia do Torneio Clausura. A "hinchada" ignorou a decisão judicial e lotou El Cilindro mesmo sabendo que ninguém entraria em campo – o clube celeste, afinal, não existia naquele momento.

Foram mais de 30 mil torcedores em campo naquela tarde histórica. E a primeira de muitas pequenas conquistas. Dias depois, a Justiça reverteu a decisão e deu nova chance ao Racing para se reerguer. O processo judicial da falência só foi encerrado em 2008. Desde 2009, 7 de março é tratado pelo clube como “Día del Hincha de Racing”.

Aos poucos, as coisas se organizaram. Em dezembro de 2000, a Blanquiceleste S/A, sociedade anônima criada pelo empresário Fernando Martín, passou a administrar o Racing.

Leia também: Verstappen terá punição de 5 posições no Grande Prêmio de São Paulo por troca de motor

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pix ganha novas regras de segurança; veja o que muda a partir desta sexta (1º)

Pior enchente do século na Espanha deixa mais de 200 mortos

Pior enchente do século na Espanha deixa pelo menos 150 mortos

Sorocaba, no interior de SP, vai ganhar nova linha de montagem da Toyota a partir de 2026

Caso Marielle: mais de seis anos após o crime, Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz são condenados à prisão