Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

As novas regras para o Pix entram em vigor a partir desta sexta-feira (1º), para reforçar a segurança das transações e combater fraudes.

Entre as principais mudanças estabelecidas pelo Banco Central (BC), destaca-se a exigência de que transferências acima de R$ 200 só poderão ser realizadas por dispositivos previamente cadastrados. Para celulares e computadores não cadastrados, o limite diário será de R$ 1 mil, medida que visa restringir o uso de aparelhos desconhecidos para operações de alto valor.

Leia também: Pior enchente do século na Espanha deixa mais de 200 mortos

A exigência de cadastro vale apenas para dispositivos novos, que ainda não foram utilizados para realizar transações via Pix. Aparelhos já utilizados pelos clientes para pagamentos não sofrerão alterações nas regras. Segundo o BC, o objetivo é aumentar a segurança sem afetar a usabilidade dos dispositivos já autorizados.

Medidas adicionais de segurança

Além das novas limitações, o Banco Central determinou que as instituições financeiras aprimorem suas tecnologias de segurança, implementando soluções de gerenciamento de fraudes.

Essas ferramentas deverão identificar transações atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, utilizando dados de segurança centralizados no BC. As instituições também deverão informar aos clientes, de forma acessível e clara, sobre os cuidados para evitar fraudes e verificar, a cada seis meses, se há marcações de fraude nos perfis dos usuários.

Caso sejam detectadas suspeitas de fraude, as instituições poderão tomar medidas preventivas, como bloquear cautelarmente o recebimento de transações suspeitas e aumentar o tempo para autorizar operações iniciadas por clientes com perfil de risco. Em casos mais graves, com comprovação de fraude, o banco poderá encerrar o relacionamento com o cliente.

Pix automático em 2025

Outro recurso em desenvolvimento pelo BC é o Pix Automático, previsto para ser lançado em 16 de junho de 2025. A nova modalidade permitirá que empresas como concessionárias de serviços públicos, escolas, academias e plataformas de streaming cobrem automaticamente, mediante autorização do cliente. Assim, os pagamentos serão debitados de forma recorrente, sem necessidade de autenticação a cada operação, o que visa simplificar cobranças e reduzir a inadimplência.

Leia mais: Sorocaba, no interior de SP, vai ganhar nova linha de montagem da Toyota a partir de 2026