Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ 'X': @Flamengo
Reprodução/ 'X': @Flamengo

A final da Conmebol Libertadores de 2024 está definida: Atlético-MG e Botafogo se enfrentarão pelo título de campeão da América no dia 30 de novembro, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

O Galo chegou à finalíssima após eliminar o River Plate, com um placar agregado de 3 a 0. Já o Glorioso venceu o Peñarol por 6 a 3 no total. O duelo entre mineiros e cariocas marcará a sexta vez em que duas equipes brasileiras se enfrentam em uma final da Libertadores.

Leia mais: Confira os destaques do esporte da TV Cultura neste fim de semana

Entre os anos 2007 a 2017, a Conmebol implementou uma regra para evitar decisões entre times do mesmo país, permitindo que esses confrontos ocorressem apenas até as semifinais. Em 2017, essa medida foi desfeita.

Confira as finais entre clubes brasileiros:

São Paulo x Athletico-PR - 2005

Essa foi a primeira vez que dois times brasileiros se enfrentaram em uma final de Libertadores.

Na época, a final era disputada em jogos de ida e volta. O primeiro jogo foi realizado no estádio Beira-Rio. Na ocasião, a Conmebol não autorizou o jogo na Arena da Baixada por não possuir a capacidade mínima exigida. 

No Rio Grande do Sul, o jogo terminou empatado por 1 a 1. Aloísio Chulapa marcou para o Athletico, enquanto Durval, com um gol contra, deixou tudo igual.

No jogo de volta, no Morumbi, o São Paulo goleou por 4 a 0, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli. O Tricolor se tornou tricampeão continental.

Leia mais: Conmebol abre venda de ingressos para final da Libertadores; veja preços

Internacional x São Paulo - 2006

Na segunda final brasileira, o Internacional se sagrou campeão. O Colorado venceu o São Paulo por 2 a 1 no Morumbi, com dois gols de Rafael Sóbis. Edcarlos marcou para o São Paulo.

Na partida de volta, o jogo terminou empatado por 2 a 2 no Beira-Rio, com gols de Fernandão e Tinga para o Inter, enquanto Fabão e Lenílson marcaram para o Tricolor. O Colorado foi campeão pela primeira vez.

Palmeiras x Santos - 2020

Após 14 anos, uma nova final entre brasileiros aconteceu. Desde 2019, a Conmebol determinou que a final da Libertadores seria decidida em uma única partida.

Em 2020, no cenário da pandemia de COVID-19, Palmeiras e Santos se enfrentaram no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com um público reduzido, o Verdão venceu o Peixe por 1 a 0, com gol de Breno Lopes, conquistando o bicampeonato.

Leia mais: Dorival Jr. convoca Seleção para jogos de novembro pelas Eliminatórias

Palmeiras x Flamengo - 2021

No ano seguinte, Palmeiras e Flamengo protagonizaram a grande final no estádio Centenário, em Montevidéu.

Com gols de Raphael Veiga e Deyverson para o Verdão, e de Gabigol para o Rubro-Negro, o clube paulista venceu por 2 a 1, garantindo o tricampeonato continental. O gol de Deyverson, marcado na prorrogação após um escorregão de Andreas Pereira, foi decisivo para o título alviverde.

Flamengo x Athletico-PR - 2022

A última final entre brasileiros aconteceu em Guayaquil, no Equador, em 2022. Flamengo e Athletico-PR se enfrentaram no Estádio Monumental.

A partida terminou com a vitória da equipe carioca por 1 a 0, com gol de Gabigol, tornando o Flamengo tricampeão.