Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Miguel Rocha
Foto: Miguel Rocha

Foi aberta ao público nesta terça-feira (19), em São Paulo, uma exposição que homenageia o maior nome do futebol mundial no dia em que se celebra 55 anos de seu milésimo gol.

A atração 'Uma Homenagem ao Rei Pelé', localizada no Shopping Eldorado, recria ambientes frequentados pelo rei durante sua carreira, reúne artefatos históricos e utiliza a tecnologia para cativar o público.

A mostra tem curadoria do jornalista e escritor Marcelo Duarte, que também assina o Museu do Futebol. Segundo ele, a principal preocupação da organização era reapresentar o eterno camisa dez da seleção brasileira e do Santos Futebol Clube para todas as faixas etárias.

Não adiantava você falar do Pelé só para quem já conhece o Pelé, se fosse assim, a gente colocava um monte de taça aqui, os gols, e tava resolvido. Ao criar um percurso, nós fizemos com que houvesse uma narrativa que a criança curtisse e entendesse a história”, conta Duarte. 

Leia também: Netflix anuncia documentário sobre a vida de Vinícius Júnior para 2025

Confira as principais atrações da exposição:

Vestiário da Vila Belmiro

Foto: Miguel Rocha

A mostra conta com uma réplica da fachada do Estádio Urbano Caldeira, a famosa Vila Belmiro, palco onde o Rei do Futebol desfilou seu talento com a camisa do Santos. Ao entrar na estrutura, o visitante dá de cara com o vestiário do Peixe nas décadas de 1960 e 1970. Assim como no original, o armário usado pelo craque é trancado e preservado até os dias de hoje. Nos outros armários, é possível conferir prêmios, documentos e feitos de Pelé.



Reprodução da barbearia frequentada por Pelé

Foto: Miguel Rocha

Outra atração da exposição é a reprodução, com objetos autênticos, da barbearia de João Araújo, mais conhecido como Didi, barbeiro de Pelé. Didi cortou o cabelo do rei ao longo de décadas, em seu salão próximo ao estádio da Vila Belmiro, em Santos.



Gol mil

Foto: Miguel Rocha

Recentemente, o craque português Cristiano Ronaldo deu uma leve alfinetada em Pelé ao dizer que, se chegasse aos mil gols, todos eles seriam gravados em vídeo, como prova do feito.

Diferente do camisa dez brasileiro, o jogador do Al-Nassr ainda não bateu a marca, mas quem for à mostra na capital paulista poderá tentar reproduzir o gol mil de Pelé, anotado de pênalti contra o Vasco do goleiro Andrada em 1969, no Maracanã.

Com ajuda da tecnologia, os visitantes podem reproduzir o gol do rei. Por meio de um telão gigante, uma versão virtual do goleiro Andrada está presente para tentar defender a cobrança.

O Cristiano Ronaldo pode puxar a sardinha pro lado dele, mas não dá pra dizer que as coisas do Pelé não foram documentadas. Você tinha jornal, você tinha revista, havia uma cobertura de imprensa”, relata o curador Marcelo Duarte.



Artefatos históricos

Foto: Miguel Rocha

'Uma Homenagem ao Rei Pelé' conta com um acervo gigantesco de artefatos e documentos relacionados à vida e carreira do craque. A exibição reúne uniformes, fotos, estátuas, brinquedos, revistas, jornais, prêmios e todo tipo de merchandising que ajuda a contar a história do atleta do século.



Pelé interrompe guerra em realidade virtual

Reprodução | Instagram @pele

Um dos feitos atribuídos ao rei do futebol é a interrupção de um conflito armado na África, a Guerra de Biafra, na Nigéria, durante uma excursão da equipe do Santos em 1969.

Na mostra, essa história é contada por meio de um equipamento de realidade virtual, que traz um telão dentro de um campo de futebol.



Estreia com presença de craques do Santos

A mais nova exposição em homenagem a Pelé estreou para convidados, amigos, familiares e imprensa na última segunda-feira (18), em São Paulo.

Entre os presentes estavam craques do time do Santos que brilharam ao lado de Pelé, como Pepe, Mengálvio, Edu, Manoel Maria e Abel.

Em entrevista ao site da TV Cultura, o ex-atacante Edu, colega de equipe e amigo pessoal do rei, celebrou a homenagem ao atleta.

Todas as homenagens que fizerem a ele ainda é pouco para o que ele representou para o futebol mundial. Esse cara é extraordinário, não só como jogador mas como pessoa também”, comenta.


Serviço

E exposição 'Uma Homenagem ao Rei Pelé' funcionamento de terça a domingo, das 10h às 21h, no Shopping Eldorado, em São Paulo.

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever.

Leia também: Buffon diz que Neymar é o melhor jogador que já enfrentou: "Deveria ter cinco Bolas de Ouro"