Grade de Programação
Domingo, 17 de Setembro
VAMOS PEDALAR V - 13
VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
VAMOS PEDALAR V - 13
VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
O colo do útero é a parte mais baixa do útero, que se estende até à vagina e liga o útero ao topo da parede vaginal. O colo do útero é uma estrutura importante, pois desempenha um papel fundamental na reprodução feminina. Ele separa a porção interna do aparelho reprodutor da sua porção externa.
Nesse educativo vamos abordar o câncer ginecológico mais incidente entres as mulheres, o Câncer do Colo do Útero, ou também chamado de câncer cervical, uma doença grave, mas também um dos cânceres mais evitáveis e curáveis.
Conheça o Programa
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
O colo do útero é a parte mais baixa do útero, que se estende até à vagina e liga o útero ao topo da parede vaginal. O colo do útero é uma estrutura importante, pois desempenha um papel fundamental na reprodução feminina. Ele separa a porção interna do aparelho reprodutor da sua porção externa.
Nesse educativo vamos abordar o câncer ginecológico mais incidente entres as mulheres, o Câncer do Colo do Útero, ou também chamado de câncer cervical, uma doença grave, mas também um dos cânceres mais evitáveis e curáveis.
Conheça o Programa
INEZITA INSTRUMENTISTA (VIOLA 2018)
Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca o lado instrumentista da apresentadora Inezita Barroso.
Conheça o Programa
INEZITA INSTRUMENTISTA (VIOLA 2018)
Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca o lado instrumentista da apresentadora Inezita Barroso.
Conheça o Programa
SR. BRASIL 562
ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS PETRÚCIO AMORIM E EVINHA.
Conheça o Programa
SR. BRASIL 562
ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS PETRÚCIO AMORIM E EVINHA.
Conheça o Programa
AGROCULTURA - 224
ALERTA NOS LARANJAIS. PRODUTORES DE SÃO PAULO E TRIANGULO MINEIRO NÃO CONSEGUEM DETER O AVANÇO DO GREENING, APESAR DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO TOMADAS ATÉ AGORA. A DOENÇA QUE É CAUSADA POR UMA BACTÉRIA, DIZIMOU AS PLANTAÇÕES DA FLÓRIDA NOS ESTADOS UNIDOS PERMITINDO A ASCENSÃO DO BRASIL COMO MAIOR EXPORTADOR MUNDIAL DE SUCO DE LARANJA. AGORA O GREENING SE EXPANDE RAPIDAMENTE ENTRE OS LARANJAIS DA MAIOR REGIÃO PRODUTORA DO PAÍS COM INFESTAÇÃO QUE EM ALGUNS LUGARES CHEGA A 70 POR CENTO DOS POMARES. VAMOS CONHECER TAMBÉM COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS QUE IMPULSIONAM O AGRO BRASILEIRO SÃO APLICADAS À PECUÁRIA. UM SISTEMA GENUINAMENTE NACIONAL E PIONEIRO NO MUNDO TORNA POSSÍVEL ATÉ O MONITORAMENTO DO GADO NO MEIO DO PASTO.
Conheça o Programa
ASAS E HISTÓRIAS - 12 - TUPOLEV TU-95 "BEAR"
ASAS E HISTÓRIAS - 12 - TUPOLEV TU-95 "BEAR"
MOMENTO MIADOS & LATIDOS - PGM 03 (PARTE 2)
MOMENTO MIADOS & LATIDOS - PGM 03 (PARTE 2)
TERRA BRASIL I - 19 PICO DO COUTO
“Terra Brasil” é uma série documental que acompanha três viajantes, o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt, o botânico Anderson Santos e a chef aventureira Mayra Abbondanza, por diversas áreas naturais do país, conhecendo e descobrindo as várias naturezas em solo brasileiro. Em vinte episódios, os três mostram paisagens naturais, áreas conservadas e a biodiversidade brasileira através de divertidas expedições na terra verde-amarela.
Gravados durante um ano, os episódios contam sempre com um guia local que se torna um quarto personagem do programa, apresentando detalhes e riquezas da natureza da região a ser explorada.
EPISÓDIO 19
Aruay e Anderson sobem até o Pico do Couto, um dos pontos mais altos Brasil, conhecendo a vegetação de campo de altitude da área que está situada há mais de 2.600 metros de altitude, muito acima das nuvens.
GUIA LOCAL: César Augusto
TERRA BRASIL I - 19 PICO DO COUTO
“Terra Brasil” é uma série documental que acompanha três viajantes, o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt, o botânico Anderson Santos e a chef aventureira Mayra Abbondanza, por diversas áreas naturais do país, conhecendo e descobrindo as várias naturezas em solo brasileiro. Em vinte episódios, os três mostram paisagens naturais, áreas conservadas e a biodiversidade brasileira através de divertidas expedições na terra verde-amarela.
Gravados durante um ano, os episódios contam sempre com um guia local que se torna um quarto personagem do programa, apresentando detalhes e riquezas da natureza da região a ser explorada.
EPISÓDIO 19
Aruay e Anderson sobem até o Pico do Couto, um dos pontos mais altos Brasil, conhecendo a vegetação de campo de altitude da área que está situada há mais de 2.600 metros de altitude, muito acima das nuvens.
GUIA LOCAL: César Augusto
BOAS PRÁTICAS - 32
BOAS PRÁTICAS - 32
DARMSTADT X BORUSSIA MONCHENGLADBACH (17/09/2023)
DARMSTADT X BORUSSIA MONCHENGLADBACH (17/09/2023)
HIPERCONECTADO - 58 - SOL
HIPERCONECTADO - 58 - SOL
UEFA EUROPA LEAGUE REVISTA - 36 - 17/09/2023
UEFA EUROPA LEAGUE REVISTA - 36 - 17/09/2023
PRELÚDIO 2023 - 1ª ELIMINATÓRIA
A GRANDE NATUREZA AZUL II - 08 - COSTA RICA
Hoje vamos para as águas que cercam a Costa Rica, visitando inicialmente o GOLFO DULCE, um dos 4 fiordes tropicais do mundo. Aí, uma equipe de cientistas capta exemplares do tubarão, para acompanhar seus primeiros anos de vida. Além do tubarão-martelo, são inventariados exemplares de tubarões galha-preta e tubarões rabo-seco. Nesse santuário, veremos um tubarão- martelo recém- nascido. Ele só vai emigrar do Golfo daqui a três anos. Este mundo subaquático é o lar de, pelo menos, sete espécies de arraias. O tubarão-martelo é o maior predador e- praticamente – regula a cadeia alimentar dessas águas. A ilha de Cocos – considerada por Jacques Cousteau “a ilha mais bonita do mundo”- possui a mais concentração de tubarões-martelo do país. Mas, fora da proteção governamental, os tubarões são alvo de frenética devastação. Todos disputam suas famosas barbatanas que – exportadas para a Ásia - fazem as delícias de uma sopa. Passaremos –também – pelas Ilhas Catalina, uma cordilheira submarina vulcânica e pelas Ilhas Canyon área protegida e que abriga criaturas marinhas insólitas, como a salpa.
Conheça o Programa
A GRANDE NATUREZA AZUL II - 08 - COSTA RICA
Hoje vamos para as águas que cercam a Costa Rica, visitando inicialmente o GOLFO DULCE, um dos 4 fiordes tropicais do mundo. Aí, uma equipe de cientistas capta exemplares do tubarão, para acompanhar seus primeiros anos de vida. Além do tubarão-martelo, são inventariados exemplares de tubarões galha-preta e tubarões rabo-seco. Nesse santuário, veremos um tubarão- martelo recém- nascido. Ele só vai emigrar do Golfo daqui a três anos. Este mundo subaquático é o lar de, pelo menos, sete espécies de arraias. O tubarão-martelo é o maior predador e- praticamente – regula a cadeia alimentar dessas águas. A ilha de Cocos – considerada por Jacques Cousteau “a ilha mais bonita do mundo”- possui a mais concentração de tubarões-martelo do país. Mas, fora da proteção governamental, os tubarões são alvo de frenética devastação. Todos disputam suas famosas barbatanas que – exportadas para a Ásia - fazem as delícias de uma sopa. Passaremos –também – pelas Ilhas Catalina, uma cordilheira submarina vulcânica e pelas Ilhas Canyon área protegida e que abriga criaturas marinhas insólitas, como a salpa.
Conheça o Programa
REPÓRTER ECO 1476
A HISTÓRIA DOS POVOS ANTIGOS QUE VIVIAM NA AMAZÔNIA HÁ MILHARES DE ANOS É UM DOS DESTAQUES DO REPÓRTER ECO DE HOJE. E VEJA TAMBÉM:
AS VANTAGENS DO HIDROGÊNIO VERDE COMO SUBSTITUTO DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS - QUE SÃO ALTAMENTE POLUENTES.
E, AS AÇÕES HUMANAS MUDARAM ATÉ O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA POR CAUSA DA GRANDE RETIRADA DE ÁGUA SUBTERRÂNEA.
Conheça o Programa
REPÓRTER ECO 1476
A HISTÓRIA DOS POVOS ANTIGOS QUE VIVIAM NA AMAZÔNIA HÁ MILHARES DE ANOS É UM DOS DESTAQUES DO REPÓRTER ECO DE HOJE. E VEJA TAMBÉM:
AS VANTAGENS DO HIDROGÊNIO VERDE COMO SUBSTITUTO DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS - QUE SÃO ALTAMENTE POLUENTES.
E, AS AÇÕES HUMANAS MUDARAM ATÉ O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA POR CAUSA DA GRANDE RETIRADA DE ÁGUA SUBTERRÂNEA.
Conheça o Programa
MATÉRIA DE CAPA 469 - A ORIGEM DO HOMEM - NOVAS DESCOBERTA
DESCOBERTAS APONTAM NOVOS CAMINHOS PARA OS ANTEPASSADOS DO HOMO SAPIENS. PINGENTES FEITOS COM OSSOS DE PREGUIÇA GIGANTE SUGEREM QUE HUMANOS CHEGARAM À AMÉRICA DO SUL BEM ANTES DO QUE SE PENSAVA. UM ESTUDO GENÉTICO TRAZ NOVOS DADOS SOBRE A TRAJETÓRIA DAS MAIS ANTIGAS POVOAÇÕES NO BRASIL. E QUAL SERÁ APARÊNCIA DO SER HUMANO NO ANO TRÊS MIL?
Conheça o Programa
MATÉRIA DE CAPA 469 - A ORIGEM DO HOMEM - NOVAS DESCOBERTA
DESCOBERTAS APONTAM NOVOS CAMINHOS PARA OS ANTEPASSADOS DO HOMO SAPIENS. PINGENTES FEITOS COM OSSOS DE PREGUIÇA GIGANTE SUGEREM QUE HUMANOS CHEGARAM À AMÉRICA DO SUL BEM ANTES DO QUE SE PENSAVA. UM ESTUDO GENÉTICO TRAZ NOVOS DADOS SOBRE A TRAJETÓRIA DAS MAIS ANTIGAS POVOAÇÕES NO BRASIL. E QUAL SERÁ APARÊNCIA DO SER HUMANO NO ANO TRÊS MIL?
Conheça o Programa
A TRANSFORMAÇÃO PELA PATERNIDADE (QUE TRANSFORMA)
A TRANSFORMAÇÃO PELA PATERNIDADE (QUE TRANSFORMA)
CONCERTO MATINAL 2023 - I
A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica realiza concerto matinal na Sala São Paulo tocando o que há de melhor na música popular brasileira.
Conheça o Programa
CONCERTO MATINAL 2023 - I
A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica realiza concerto matinal na Sala São Paulo tocando o que há de melhor na música popular brasileira.
Conheça o Programa
LUIS MELO
LUIS MELO
FUTURANDO - 319
Veja nesta edição:
- Expedição Tendaguru: o que fósseis de dinossauros revelam sobre a história colonial alemã? Há mais de 100 anos, 250 toneladas de fósseis foram escavadas na África e levadas para Berlim. Os últimos barris de bambu com fósseis estão sendo estudados por tomografia computadorizada.
- Como a luz artificial está dificultando a reprodução dos vagalumes?
- Por que as asas de alguns aviões são "dobradas" nas pontas? Os chamados winglets são essenciais. Com eles, aeronaves conseguem subir mais rápido e usar menos combustível do que aquelas sem.
- Reintroduzindo as extintas ararinhas-azuis no Brasil. Depois de mais de 20 anos extintas da natureza, um projeto em conjunto com a Alemanha está reintroduzindo a ararinha-azul no nordeste brasileiro.
- Nova espécie de vespa surpreende especialistas. Aparentemente, muito mais espécies animais vivem na Alemanha do que se sabe. Durante expedições no sul da Alemanha, pesquisadores encontraram uma nova espécie de vespa que surpreendeu a comunidade entomológica.
Conheça o Programa
FUTURANDO - 319
Veja nesta edição:
- Expedição Tendaguru: o que fósseis de dinossauros revelam sobre a história colonial alemã? Há mais de 100 anos, 250 toneladas de fósseis foram escavadas na África e levadas para Berlim. Os últimos barris de bambu com fósseis estão sendo estudados por tomografia computadorizada.
- Como a luz artificial está dificultando a reprodução dos vagalumes?
- Por que as asas de alguns aviões são "dobradas" nas pontas? Os chamados winglets são essenciais. Com eles, aeronaves conseguem subir mais rápido e usar menos combustível do que aquelas sem.
- Reintroduzindo as extintas ararinhas-azuis no Brasil. Depois de mais de 20 anos extintas da natureza, um projeto em conjunto com a Alemanha está reintroduzindo a ararinha-azul no nordeste brasileiro.
- Nova espécie de vespa surpreende especialistas. Aparentemente, muito mais espécies animais vivem na Alemanha do que se sabe. Durante expedições no sul da Alemanha, pesquisadores encontraram uma nova espécie de vespa que surpreendeu a comunidade entomológica.
Conheça o Programa
CAMAROTE 21 - 281 - ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A Inteligência Artificial conquistou o mundo criativo. Será que em breve o algoritmo tomará o espaço dos criativos? Será que os artistas se tornarão redundantes? Onde alguns veem grandes oportunidades outros veem um grande perigo. Veja as opiniões dos artistas em relação as artes criadas por Inteligência Artificial.
Conheça o Programa
CAMAROTE 21 - 281 - ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A Inteligência Artificial conquistou o mundo criativo. Será que em breve o algoritmo tomará o espaço dos criativos? Será que os artistas se tornarão redundantes? Onde alguns veem grandes oportunidades outros veem um grande perigo. Veja as opiniões dos artistas em relação as artes criadas por Inteligência Artificial.
Conheça o Programa
KASHENA SAMPSON
MINIDocs é a série que investiga onde nasce a música de cada Artista. Em sua terceira temporada, gravada inteiramente em Nashville - no consagrado Blackbird Studio - MINIDocs traz a música norte americana. Nesse episódio, Kashena Sampson apresenta seu passado musical.
Conheça o Programa
KASHENA SAMPSON
MINIDocs é a série que investiga onde nasce a música de cada Artista. Em sua terceira temporada, gravada inteiramente em Nashville - no consagrado Blackbird Studio - MINIDocs traz a música norte americana. Nesse episódio, Kashena Sampson apresenta seu passado musical.
Conheça o Programa
CARLOS MORAES
Um dos artistas fundamentais para a consolidação da dança na Bahia, Carlos Moraes iniciou seus estudos no Rio Grande do Sul, sua terra Natal, e mais tarde se profissionalizou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 1960. O professor, Maître de ballet, coreógrafo e diretor chegou a Salvador no início dos anos 1970 para dar aulas de balé clássico para alunas da Escola de Ballet do Teatro Castro Alves (EBATECA). Em pouco tempo, o ensino da dança clássica e a concepção da dança cênica sofreram grandes alterações, com reverberações no campo sociocultural. Com um trabalho sério, Moraes misturou a dança afro, o balé clássico, a dança moderna e as manifestações folclóricas, estimulou o convívio entre as bailarinas brancas de classe média e os "capoeiristas", rapazes negros e pobres. Fez da miscigenação uma matriz dos seus espetáculos.
Conheça o Programa
CARLOS MORAES
Um dos artistas fundamentais para a consolidação da dança na Bahia, Carlos Moraes iniciou seus estudos no Rio Grande do Sul, sua terra Natal, e mais tarde se profissionalizou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 1960. O professor, Maître de ballet, coreógrafo e diretor chegou a Salvador no início dos anos 1970 para dar aulas de balé clássico para alunas da Escola de Ballet do Teatro Castro Alves (EBATECA). Em pouco tempo, o ensino da dança clássica e a concepção da dança cênica sofreram grandes alterações, com reverberações no campo sociocultural. Com um trabalho sério, Moraes misturou a dança afro, o balé clássico, a dança moderna e as manifestações folclóricas, estimulou o convívio entre as bailarinas brancas de classe média e os "capoeiristas", rapazes negros e pobres. Fez da miscigenação uma matriz dos seus espetáculos.
Conheça o Programa
A ARTE DE JACKSON DO PANDEIRO
MOSAICOS – A ARTE DE JACKSON DO PANDEIRO
Artista é homenageado em documentário musical que traz participações de Barbatuques, Fubá, Castanha, Jarbas Mariz, Cris Aflalo e Severo da Sanfona
Celebrizado como intérprete de clássicos da música nordestina, como “Sebastiana” (Rosil Cavalcanti) e “Forró em Limoeiro” (Edgar Ferreira), Jackson do Pandeiro (1919-1982) tem sua trajetória artística revista no programa dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin,
O programa mistura registros de arquivo com imagens novas, captadas com exclusividade, a exemplo do encontro entre os músicos Fubá, Castanha (da dupla com Caju) e João Severo da Silva (o sanfoneiro que acompanhou Jackson por anos, em shows e gravações). Os três, que conviveram com o homenageado em épocas distintas, relembram histórias do artista e interpretam algumas músicas de seu repertório, como “Competente demais” (Jackson do Pandeiro/Valdemar Lima) e “Forró em Campina” (Jackson do Pandeiro).
Em outro momento do programa, ganham destaque as participações do grupo Barbatuques, da cantora Cris Aflalo e de Jarbas Mariz, que apresentam suas versões para os sucessos “O canto da ema” (Alventino Cavalcante/Ayres Viana/João do Vale),“Chiclete com banana” (Almira Castilho/Gordurinha) e “Sebastiana” (Rosil Cavalcanti).
Do rico acervo da TV Cultura, MOSAICOS resgata as várias participações de Jackson em programas da emissora – “MPB Especial” (1972), “Panorama” ( 1977 e 1981) e “Forró Especial” (1982). Outro destaque é a apresentação de um trecho do filme “Cala bica, Etelvina”, dirigido por Eurides Ramos, em 1958, no qual Jackson e sua então esposas Almira Castilho interpretam “Baião nº 1” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira).
Conheça o Programa
A ARTE DE JACKSON DO PANDEIRO
MOSAICOS – A ARTE DE JACKSON DO PANDEIRO
Artista é homenageado em documentário musical que traz participações de Barbatuques, Fubá, Castanha, Jarbas Mariz, Cris Aflalo e Severo da Sanfona
Celebrizado como intérprete de clássicos da música nordestina, como “Sebastiana” (Rosil Cavalcanti) e “Forró em Limoeiro” (Edgar Ferreira), Jackson do Pandeiro (1919-1982) tem sua trajetória artística revista no programa dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin,
O programa mistura registros de arquivo com imagens novas, captadas com exclusividade, a exemplo do encontro entre os músicos Fubá, Castanha (da dupla com Caju) e João Severo da Silva (o sanfoneiro que acompanhou Jackson por anos, em shows e gravações). Os três, que conviveram com o homenageado em épocas distintas, relembram histórias do artista e interpretam algumas músicas de seu repertório, como “Competente demais” (Jackson do Pandeiro/Valdemar Lima) e “Forró em Campina” (Jackson do Pandeiro).
Em outro momento do programa, ganham destaque as participações do grupo Barbatuques, da cantora Cris Aflalo e de Jarbas Mariz, que apresentam suas versões para os sucessos “O canto da ema” (Alventino Cavalcante/Ayres Viana/João do Vale),“Chiclete com banana” (Almira Castilho/Gordurinha) e “Sebastiana” (Rosil Cavalcanti).
Do rico acervo da TV Cultura, MOSAICOS resgata as várias participações de Jackson em programas da emissora – “MPB Especial” (1972), “Panorama” ( 1977 e 1981) e “Forró Especial” (1982). Outro destaque é a apresentação de um trecho do filme “Cala bica, Etelvina”, dirigido por Eurides Ramos, em 1958, no qual Jackson e sua então esposas Almira Castilho interpretam “Baião nº 1” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira).
Conheça o Programa
FALAMANSA
Neste programa em entrevista a Fernando Faro o Grupo presta uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e fala do lançamento do mais recente trabalho: “As sanfonas do Rei”, sobre a obra do cantor e compositor.
O líder e vocalista do grupo, Tato, recorda como foi que se inscreveu e ganhou o seu primeiro festival universitário do Mackenzie e como foi a trajetória da banda, que até hoje é uma das maiores vendas do País. Ele lembra compositores como Gordurinha, Gonzaguinha e composições próprias.
Conheça o Programa
FALAMANSA
Neste programa em entrevista a Fernando Faro o Grupo presta uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e fala do lançamento do mais recente trabalho: “As sanfonas do Rei”, sobre a obra do cantor e compositor.
O líder e vocalista do grupo, Tato, recorda como foi que se inscreveu e ganhou o seu primeiro festival universitário do Mackenzie e como foi a trajetória da banda, que até hoje é uma das maiores vendas do País. Ele lembra compositores como Gordurinha, Gonzaguinha e composições próprias.
Conheça o Programa
CONTOS DA TERRA SAGRADA
Ao mostrar o cotidiano de uma aldeia Guarani, de uma aldeia Kaingangue e a
realidade dos Xetás queremos revelar uma unidade cultural, onde tudo se dá em
função de uma crença existencial e ao mesmo tempo denunciar o esquecimento a
que foram submetidos.
A crença entre os Guaranis e os Kaingangues se assenta nos mitos e na
musicalidade que permeia toda a criação e afazeres do grupo. O lugar de onde
parte e para onde converge toda essa crença é a língua; ela contém as
informações herdadas do passado, os cantos e a música se tornam veículos para
que esse passado comunique ao presente as grandezas do povo.
Das mais sutis relações sociais à produção material como a confecção de uma
canoa, a feitura e o modo de utilização de um pilão, o artesanato, a lavoura, o conhecimento das ervas da mata, a convivência espontânea das crinças e os
artefatos sagrados, a cultura se revela mistificada.
O Pajé, o Cacique, os Curandeiros e os Professores são aqui uma metáfora que
demonstra, ao mesmo tempo, a resitência heróica dos índios e a permanência dos costumes sagrados representada nas lideranças. O Cacique e o Pajé mantêm a unidade do grupo, o primeiro ao assumir a responsabilidade de liderar nas
relações com a sociedade brasileira; o Pajé a expressão eterna do sagrado. Os
Professores, educadores de coração, ao ensinarem na língua materna e no
português dão conta da necessidade de adaptação às novas realidades históricas; eles não ensinam como ser índio, mas como esse ser deve interagir no mundo.
Os instrumentos sagrados como o Petyngá, O Maracá e o Takuapú dos Guaranis, o
Cachimbo e o Chimarrão dos Kaingangues, ou o Machado de Pedra simbólico dos
Xetás tomam a condição de entes comunicadores com a história e o divino que a
música, o canto e a língua trazem.
Quando simbolicamente a criança passa a cuia de chimarrão ao Pajé guarani, que conversa com o Cacique e os Professores; o casal de velhinhos Kaingangues fuma seu cachimbo na alvorada e o xetá Coen exibe o machado de pedra está claro, como o dia que novamente veio, que suas culturas sobreviverão.
Conheça o Programa
CONTOS DA TERRA SAGRADA
Ao mostrar o cotidiano de uma aldeia Guarani, de uma aldeia Kaingangue e a
realidade dos Xetás queremos revelar uma unidade cultural, onde tudo se dá em
função de uma crença existencial e ao mesmo tempo denunciar o esquecimento a
que foram submetidos.
A crença entre os Guaranis e os Kaingangues se assenta nos mitos e na
musicalidade que permeia toda a criação e afazeres do grupo. O lugar de onde
parte e para onde converge toda essa crença é a língua; ela contém as
informações herdadas do passado, os cantos e a música se tornam veículos para
que esse passado comunique ao presente as grandezas do povo.
Das mais sutis relações sociais à produção material como a confecção de uma
canoa, a feitura e o modo de utilização de um pilão, o artesanato, a lavoura, o conhecimento das ervas da mata, a convivência espontânea das crinças e os
artefatos sagrados, a cultura se revela mistificada.
O Pajé, o Cacique, os Curandeiros e os Professores são aqui uma metáfora que
demonstra, ao mesmo tempo, a resitência heróica dos índios e a permanência dos costumes sagrados representada nas lideranças. O Cacique e o Pajé mantêm a unidade do grupo, o primeiro ao assumir a responsabilidade de liderar nas
relações com a sociedade brasileira; o Pajé a expressão eterna do sagrado. Os
Professores, educadores de coração, ao ensinarem na língua materna e no
português dão conta da necessidade de adaptação às novas realidades históricas; eles não ensinam como ser índio, mas como esse ser deve interagir no mundo.
Os instrumentos sagrados como o Petyngá, O Maracá e o Takuapú dos Guaranis, o
Cachimbo e o Chimarrão dos Kaingangues, ou o Machado de Pedra simbólico dos
Xetás tomam a condição de entes comunicadores com a história e o divino que a
música, o canto e a língua trazem.
Quando simbolicamente a criança passa a cuia de chimarrão ao Pajé guarani, que conversa com o Cacique e os Professores; o casal de velhinhos Kaingangues fuma seu cachimbo na alvorada e o xetá Coen exibe o machado de pedra está claro, como o dia que novamente veio, que suas culturas sobreviverão.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS