Grade de Programação
Domingo, 26 de Março
VAMOS PEDALAR V - 06
VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
DIABETES - TIPO 2 - CUIDADOS
A Diabetes Tipo 2 é uma doença que afeta a produção da insulina no corpo, hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 milhões de brasileiros sofrem com esse mal tornando-se um sério problema de saúde pública.
Entre as complicações da Diabetes Tipo 2, destacam-se lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e aumentam o risco de infartos, AVC e amputações devido a feridas não perceptíveis na pele capazes de evoluir para gangrena (pé diabético).
Existem vários tratamentos para a Diabetes, dentre eles, perda de peso, exercícios físicos, controle glicêmico e medicamentos.
Nesse educativo vamos conhecer um pouco mais sobre a doença, como tratá-la e principalmente como preveni-la.
Conheça o Programa
MODAS DE VIOLA (VIOLA 2018)
Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias destacando as Modas de Viola, com a participação da dupla Cacique e Pajé, que tem belas modas no repertório. Entre conversas e músicas entre a apresentadora e os convidados, mostra-se apresentações de Vieira e Vierinha, Dino Franco e Mouraí, Tião do Carro e Mulatinho, Inezita e Ronaldo Viola, As Galvão, Pedro Bento e Zé da Estrada, Carreiro e Carreirinho, Léu e Joaõzinho.
Conheça o Programa
SR. BRASIL 313
Rolando Bodrin conta causo do nariz cortado. (bloco 01)
Rolando Boldrin declama poema "O ATOR" (Plínio Marcos) e canta "NOVO AMANHECER" (Manezinho Araújo). (REAPRESENTAÇÃO PGM 25 bloco 01)
Rolando Boldrin recebe a cantora MARIANA DE MORAES (Rio de Janeiro - RJ), para lembrar o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes.
Rolando Boldrin declama texto inspirado em Balada Negra, de Vinicius de Moraes.
Trechos do programa MPB Especial 1973 (Vinicius e Toquinho). (bloco 05)
Conheça o Programa
AGROCULTURA - 199
O CACAU É UM FRUTO NATIVO DA FLORESTA AMAZÔNICA BRASILEIRA QUE GANHOU O MUNDO. A REGIÃO SUL DA BAHIA JÁ EXPERIMENTOU O AUGE E A DECADÊNCIA ECONÔMICA COM A EXPLORAÇÃO DO CACAU NO SÉCULO PASSADO. AGORA A REGIÃO VIVE UM NOVO CICLO DE PROSPERIDADE COM A PRODUÇÃO DA MATÉRIA PRIMA DO CHOCOLATE. O AGROCULTURA VAI MOSTRAR UMA FAZENDA ONDE O TRABALHO É FEITO POR DETENTOS. ELES PLANTAM, COLHEM E CUIDAM DOS ANIMAIS. O PROJETO QUER MOSTRAR QUE A VIDA NO CAMPO PODE SER USADA COM SUCESSO PARA A RESSOCIALIZAÇÃO.
Conheça o Programa
TERRA BRASIL II - GRUTA DO GENTIO
Na série “Terra Brasil”, o biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt viajam por diferentes ecossistemas e biomas brasileiros mostrando paisagens naturais, áreas com natureza conservada e unidades de conservação nacionais apresentando toda a sua biodiversidade.
EPISÓDIO 18
Anderson e Aruay visitam as Grutas do Gentio, na cidade de Unaí-MG, famosa por ser o local de origem da múmia Acauã, sepultada a 3500 anos, e atualmente está na sede do Instituto de Arqueologia do Brasil.
MULHERES DO CINEMA 6 - LUCINHA LINS
Lucinha Lins é dona de uma voz que já emocionou o Brasil. A eterna gata dos saltimbancos conquistou a TV, o teatro e encantou o cinema.
BOAS PRÁTICAS - 07
VAI TER SHOW DO BADULAQUE - 04
São tantas emoções! Tristeza, tédio, vontade de gritar tocando Rock’n Roll! Nesse episódio o Duo Badulaque toca canções que ajudam a gente a lidar com as emoções!
SUPERHANDS - 04 - CIENTISTA I
Imãs
Imãs não são maravilhosos? Para os pequenos, ver dois imãs grudarem pela primeira vez é como ver uma mágica. Parece mágica mesmo, mas o SuperHands vai ensinar os pequenos que isso na verdade é ciência pura! Nessa série da PlayKids, SuperHands vai levar as crianças em uma grande aventura científica para ensinar a todos como fazer seu próprio trem magnético; um verdadeiro mundo de tecnologia que faz com que trens viagem centenas de quilômetros em alta velocidade. Então, prepare-se para exercitar o cérebro e se junte ao SuperHands nesse "atraente" episódio de SuperHands Cientista!
Elevador
Você se lembra da primeira vez que você andou de elevador? Não parecia mágica, entrar em um lugar e aparecer em outro? SuperHands está aqui para te ensinar que mesmo que não seja a base de mágica, os elevadores são muito legais e cheios de ciência. Venha conferir esse episódio de SuperHands Cientista, para aprender como máquinas simples, chamadas roldanas, são responsáveis por mover elevadores pra cima e pra baixo!
Conheça o Programa
EP. 36 - INVENTANDO AVENTURAS
COOKIE, CANDY E PUDDING ESTÃO PASSANDO O DIA NO FAROL DO VOVÔ, MAS NÃO LEVARAM NENHUM BRINQUEDO E NÃO SABEM COM O QUE BRINCAR. AGORA, O VOVÔ VAI MOSTRAR AOS KID & CATS QUE TAMBÉM É POSSÍVEL SE DIVERTIR APENAS USANDO A IMAGINAÇÃO!
Conheça o Programa
EP. 07 - FESTIVAL DE INVERNO
DEPOIS DE UMA GRANDE TEMPESTADE DE NEVE, REV E AVERY COMPETEM PARA VER QUEM SERÁ O CAMPEÃO DO FESTIVAL DE INVERNO!
Conheça o Programa
EP. 20 - A CÁPSULA DO TEMPO
RICKY COLOCA SUA BOLINHA EM UMA CÁPSULA DO TEMPO, MAS DEPOIS SE ARREPENDE E A QUER DE VOLTA.
Conheça o Programa
EP. 02 - O GRANDE RUDNEI
QUANDO O "TROMBA TREM" ESTÁ QUASE ALCANÇANDO O DIRIGÍVEL, O CAPITÃO CUPIM É OBRIGADO A PARAR: UM MACACO-PREGO-GALEGO ESTÁ AMARRADO NOS TRILHOS A SUA FRENTE. TODA A SITUAÇÃO NÃO PASSAVA DE UM SHOW. DIANTE DA PLATEIA, JÁ SOLTO DAS AMARRAS, O ILUSIONISTA RUDINEI MACACO ESTÁ FURIOSO. SUA PERFORMANCE FOI ARRUINADA. ELE QUERIA SE SOLTAR SOZINHO NO ÚLTIMO MINUTO. GAJAH REBATE AS BRONCAS DO MÁGICO COM BOM HUMOR, PROVOCANDO RISOS DA PLATEIA E ROUBANDO A CENA. INVEJOSO, RUDINEI DESAPARECE MAGICAMENTE COM O TREM. PARA RECUPERÁ-LO, GAJAH ACEITA O DESAFIO DO MACACO: ESCAPAR DE UMA JAULA SUSPENSA SOBRE A PLATEIA DE TUBARÕES E CARANGUEJOS.
Conheça o Programa
THOMAS XIV - A AVENTURA OVAL DE THOMAS E PERCY / CRIATIVIDADE É TUDO
Bloco 1
Thomas tem um entrega difícil – ingredientes para cozinhar, incluindo 24 ovos, que devem chegar seguramente até Vicarstown para a festa anual de cozinhar. Percy acompanha ele para entregar canos na mesma localização. Sem muito tempo, os dois pegam um atalho através... do Canyon desmoronando! Com uma carga tão frágil, irão eles conseguir?
Bloco 2
Quando as locomotivas estão entregando atrações para o carnaval anual da Praia Harwick, uma série de erros causam a quebra da preciosa Calíope. Com sorte, as locomotivas bolam uma solução criativa.
Conheça o Programa
VIVI VIRAVENTO - 24
Em uma aventura submarina no Mar Vermelho, Vivi Mochilão e Lanterninha conhecem Roxo e Amarelo, dois cavalos-marinhos que disputam a propriedade de um castelo de areia. Como não conseguem se entender, os amigos contam com Vivi e sua turma para saber a quem o castelo realmente pertence.
Conheça o Programa
EP. 26 - O ESCORPIÃO E O ESPANADOR
MANU ESTÁ USANDO SEUS PODERES PARA TUDO, INCLUSIVE ARRUMAR O QUARTO, QUE ESTÁ BAGUNÇADO E EMPOEIRADO. VÓ OLÍVIA NÃO APROVA ESSE USO DA MAGIA, E PÕE A NETA DE CASTIGO, TIRANDO SUA GUARDA-CHUVA MÁGICO. MANU PROCURA PELA CASA ALGUM OUTRO OBJETO MÁGICO PARA FAZER O FEITIÇO DE ARRUMAÇÃO. ATÉ QUE ENCONTRA UMA PEQUENA JOIA NO FORMATO DE UM ESCORPIÃO.
Conheça o Programa
SANDUÍCHE ESTRAGADO
SINOPSE DA SÉRIE:
"O Show da Luna!" é uma série pré-escolar sobre Luna, uma menina de 6 anos que é completamente apaixonada por uma coisa: ciências!
SINOPSE DO EPISÓDIO:
Quando o trio descobre que o sanduiche que Júpiter tinha guardado embaixo de seu travesseiro apodreceu, eles ficam intrigados... Por que a comida apodrece? E por que é bom guardar a comida na geladeira? Eles decidem embarcar numa aventura épica e fazem de conta que são microscópicos para entender o que está acontecendo aqui!
Conheça o Programa
UMA PIADA MUITO LOUCA
Mônica acabou de cair em uma pegadinha do Titi. Claro que ela não ficou nada contente com isso e lhe deu uns bons petelecos. Mas para se sentir menos boba, ela bem que podia usar a mesma pegadinha para aprontar com seus amiguinhos. Mas será que a Mônica leva jeito com essa história de “pegadinha”? E se a Turma não cair? Ai... que carão a nossa amiga vai passar, não é mesmo? Venha se divertir com mais essa aventura superdivertida da Turma da Mônica!
Conheça o Programa
UMA SENHORA FAXINA
Mônica vai à casa da Magali e descobre que sua amiguinha está muito atarefada com a faxina. Mas... espere aí! Alguma coisa está errada, afinal dona Lili nunca deixaria a casa aos cuidados de sua filha. Além do mais, isso não é trabalho para uma criança. Enquanto as duas discutem, uma senhora, pra lá de esquisita, e cheia de boas intenções aparece para ajudar. Será que essa senhora chegou pra dar uma mãozinha mesmo? Ou tem alguma coisa muito estranha acontecendo?
Conheça o Programa
A GRANDE PARTIDA
O Flock e os porcos estão no meio de um jogo de agitado de beisebol.O jogo está bastante acirrado, e todos estão tensos. Será que falta dos porcos vai impedir a vitória deles ? Ou será que o agricultor descobrir o que eles estão fazendo ?
Conheça o Programa
NOITE DAS LEMBRANÇAS
Bitzer e Shaun assistem filmes caseiros antigos no celeiro. Ele se juntam para compartilhar algumas boas lembranças da vida na fazenda. No entanto, eles não gostam de tudo o que vêem ! Algumas recordações ruins, fazem com que os dois entrem em conflito. Será que pode ser o fim de uma bela amizade ? ...
Conheça o Programa
ESCOLA DE GÊNIOS - 07 - VERGONHA ALHEIA
Drica (Música), descobre que seu pai possui um canal no Youtube e que os vídeos que ele postou estão viralizando. Nos vídeos, ele aparece todo fantasiado e ela fica morrendo de vergonha. Isaac a consola e diz que achou o pai dela muito legal. Os dois se aproximam. Drica pede a Mia (Computação) que derrube o canal do pai.
Conheça o Programa
TERRA BRASIL II - MORRO DO FUMO
Na série “Terra Brasil”, o biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt viajam por diferentes ecossistemas e biomas brasileiros mostrando paisagens naturais, áreas com natureza conservada e unidades de conservação nacionais apresentando toda a sua biodiversidade.
EPISÓDIO 11
Anderson e Aruay vão para o Morro do Fumo, dentro da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, em Rio da Conceição-TO.
A INCRÍVEL MADAGASCAR - 01 - ESPÍRITO LÊMURE
No programa de hoje, vamos desembarcar na quarta maior ilha do mundo. Estaremos em Madagascar, surgida há 90 milhões de anos, quando a Índia se separou da África. Grande parte dos animais e plantas de Madagascar não existem em outras regiões deste planeta. Mas vamos nos concentrar num primata especial: o Lêmure. Numa ilha com diversas topografias, ele vive na floresta tropical de MANTADIA que se estende por 150 quilômetros quadrados. O Lêmure mais comum e numeroso é o INDRI. Vivem em grupos sob a direção de uma fêmea dominante.
Veremos, também, os Lêmures de cauda anelada e o Lêmure noturno chamado de “Aie, Aie” e os excelentes saltadores denominados SIFAKA-DE-COQUEREL.
Não nos esqueçamos que os Lêmures estão entre as espécies mais ameaçadas de extinção e que santuários como Mantadía devem ser matidos e – se possível – ampliados.
Conheça o Programa
REPÓRTER ECO 1459
O REPÓRTER ECO DE HOJE INTEGRA A CAMPANHA DESTE ANO DA ONU QUE PROPÕE ACELERAR MUDANÇAS PARA A SOLUÇÃO DA CRISE GLOBAL DA ÁGUA E SANEAMENTO. VEJA OS TEMAS DE HOJE:
O MOVIMENTO URBANO " SECURA HUMANA" CONVIDA O CIDADÃO A REFLETIR SOBRE OS RIOS E CÓRREGOS ENCOBERTOS NAS GRANDES CIDADES COMO SÃO PAULO.
E, CIENTISTAS AFIRMAM QUE O CICLO DAS ÁGUAS NO PANTANAL ESTÁ SENDO ALTERADO PELO AUMENTO DA TEMPERATURA E PELA AGROPECUÁRIA.
Conheça o Programa
MATÉRIA DE CAPA 454 - VIETNÃ
O ACORDO QUE ABRIU CAMINHO PARA O FIM DA GUERRA DO VIETNÃ COMPLETA CINQUENTA ANOS. APROVEITAMOS A DATA PARA LEMBRAR ESSE QUE FOI UM DOS CONFLITOS MAIS LONGOS E SANGRENTOS DA HISTÓRIA, TRANSMITIDO PELA TELEVISÃO QUASE EM TEMPO REAL.UM ACONTECIMENTO QUE MOBILIZOU A OPINIÃO PÚBLICA E FOI CONTADO EM DIVERSOS FILMES E CANTADO EM MUITAS MÚSICAS
Conheça o Programa
MATÉRIA DE CAPA 454 - VIETNÃ
O ACORDO QUE ABRIU CAMINHO PARA O FIM DA GUERRA DO VIETNÃ COMPLETA CINQUENTA ANOS. APROVEITAMOS A DATA PARA LEMBRAR ESSE QUE FOI UM DOS CONFLITOS MAIS LONGOS E SANGRENTOS DA HISTÓRIA, TRANSMITIDO PELA TELEVISÃO QUASE EM TEMPO REAL.UM ACONTECIMENTO QUE MOBILIZOU A OPINIÃO PÚBLICA E FOI CONTADO EM DIVERSOS FILMES E CANTADO EM MUITAS MÚSICAS
Conheça o Programa
ALBERT CAMUS: EXISTÊNCIA, ABSURDO E RESPONSABILIDADE
No mito de Sísifo, o personagem da mitologia grega é condenado a eternamente rolar uma pedra para o topo da montanha, um trabalho sem sentido e sem fim. No ensaio sobre este mito, o escritor e filósofo Albert Camus equipara o castigo de Sísifo à condição humana: um esforço constante e interminável de busca pelo sentido da existência. Partindo da antiga Grécia e chegando na filosofia existencialista de Camus, este programa reflete sobre o absurdo da condição humana e também sobre o que podemos fazer, a partir da constatação da falta de sentido, para construir uma vida que valha a pena ser vivida.
Conheça o Programa
ALBERT CAMUS: EXISTÊNCIA, ABSURDO E RESPONSABILIDADE
No mito de Sísifo, o personagem da mitologia grega é condenado a eternamente rolar uma pedra para o topo da montanha, um trabalho sem sentido e sem fim. No ensaio sobre este mito, o escritor e filósofo Albert Camus equipara o castigo de Sísifo à condição humana: um esforço constante e interminável de busca pelo sentido da existência. Partindo da antiga Grécia e chegando na filosofia existencialista de Camus, este programa reflete sobre o absurdo da condição humana e também sobre o que podemos fazer, a partir da constatação da falta de sentido, para construir uma vida que valha a pena ser vivida.
Conheça o Programa
ENCONTROS HISTÓRICOS III - 3 - TERESA CRISTINA / DUDU NOBRE
Dudu Nobre e Teresa Cristina se unem à Orquestra Brasil Jazz Sinfônica para um concerto regado à samba na Sala São Paulo.
Conheça o Programa
ENCONTROS HISTÓRICOS III - 3 - TERESA CRISTINA / DUDU NOBRE
Dudu Nobre e Teresa Cristina se unem à Orquestra Brasil Jazz Sinfônica para um concerto regado à samba na Sala São Paulo.
Conheça o Programa
ALAÍDE COSTA
ALAÍDE COSTA
3 TERESAS - 04 - O INFERNO SÃO OS OUTROS
Teresa quer contrariar a noção de que é uma pessoa negativa. Tetê quer provar para os outros que é capaz de sorrir. E Teresinha, cuidando da vida de todos, acaba por descuidar de sua própria.
Conheça o Programa
3 TERESAS - 04 - O INFERNO SÃO OS OUTROS
Teresa quer contrariar a noção de que é uma pessoa negativa. Tetê quer provar para os outros que é capaz de sorrir. E Teresinha, cuidando da vida de todos, acaba por descuidar de sua própria.
Conheça o Programa
FUTURANDO - 293
O microscópio que permite observar células vivas! Observar a divisão celular ao vivo, com a ajuda de um microscópio. Nem sempre isso foi possível. Isso porque a luz dos aparelhos interfere no processo. Mas esse é um problema que já tem solução.
Como insetos ajudam a desvendar crimes? Os insetos e larvas que povoam um cadáver podem dar pistas sobre a hora da morte.
Aranhas dormem? O coração das aranhas bate no abdômen e o sangue azul flui pelos corpos dessas pequenas criaturas. Esses seres de oito patas são caçadores criativos e construtores engenhosos. Os fios com os quais tecem suas teias são até 25 vezes mais resistentes que um fio de aço da mesma espessura. Mas como as aranhas descansam?
Transformando dejetos humanos em matéria-prima! Fezes e urina humana geralmente são descartadas com água, o que é um desperdício de água e de nutrientes. Agora, o projeto "ZirkulierBAR" quer transformá-los em matéria-prima.
Instrumentos musicais da Idade Média: como pesquisá-los sem destruí-los? Fragmentos de instrumentos musicais da Idade Média nos dão uma ideia de como soava a música na época. Mas muitos desses instrumentos antigos são frágeis e podem ser danificados durante a pesquisa. Como fazer então?
Conheça o Programa
FUTURANDO - 293
O microscópio que permite observar células vivas! Observar a divisão celular ao vivo, com a ajuda de um microscópio. Nem sempre isso foi possível. Isso porque a luz dos aparelhos interfere no processo. Mas esse é um problema que já tem solução.
Como insetos ajudam a desvendar crimes? Os insetos e larvas que povoam um cadáver podem dar pistas sobre a hora da morte.
Aranhas dormem? O coração das aranhas bate no abdômen e o sangue azul flui pelos corpos dessas pequenas criaturas. Esses seres de oito patas são caçadores criativos e construtores engenhosos. Os fios com os quais tecem suas teias são até 25 vezes mais resistentes que um fio de aço da mesma espessura. Mas como as aranhas descansam?
Transformando dejetos humanos em matéria-prima! Fezes e urina humana geralmente são descartadas com água, o que é um desperdício de água e de nutrientes. Agora, o projeto "ZirkulierBAR" quer transformá-los em matéria-prima.
Instrumentos musicais da Idade Média: como pesquisá-los sem destruí-los? Fragmentos de instrumentos musicais da Idade Média nos dão uma ideia de como soava a música na época. Mas muitos desses instrumentos antigos são frágeis e podem ser danificados durante a pesquisa. Como fazer então?
Conheça o Programa
CAMAROTE 21 - 283 - ARTE E DESOBEDIÊNCIA CIVIL
Alguns dizem que os ataques à arte vão longe demais, porém, garantem atenção da mídia. Será que esses ataques ajudam mesmo na luta em defesa do clima? Ou são apenas vandalismo? O Camarote.21 desta semana analisa os fatos recentes e os precedentes históricos: há pouco mais de cem anos, as sufragistas também visaram a arte na luta pelo direito ao voto feminino. Em 1914, Mary Richardson danificou o quadro Vênus ao Espelho, do pintor espanhol Diego Velazquez. Um dos 14 ataques a obras de arte do movimento na época.
Conheça o Programa
CAMAROTE 21 - 283 - ARTE E DESOBEDIÊNCIA CIVIL
Alguns dizem que os ataques à arte vão longe demais, porém, garantem atenção da mídia. Será que esses ataques ajudam mesmo na luta em defesa do clima? Ou são apenas vandalismo? O Camarote.21 desta semana analisa os fatos recentes e os precedentes históricos: há pouco mais de cem anos, as sufragistas também visaram a arte na luta pelo direito ao voto feminino. Em 1914, Mary Richardson danificou o quadro Vênus ao Espelho, do pintor espanhol Diego Velazquez. Um dos 14 ataques a obras de arte do movimento na época.
Conheça o Programa
NEYDE ROSSI
Neyde Rossi é bailarina e mestre de balé. Aprendeu os primeiros passos desta arte com Maria Saltenis e Maria Olenewa e, aos 14 anos, iniciou sua carreira profissional como estagiária no emblemático Ballet do IV Centenário (São Paulo, SP). Dançou também em importantes companhias, como o Ballet do Theatro Municipal (Rio de Janeiro, RJ) e o Ballet do Teatro Cultura Artística (São Paulo, SP). A partir dos anos 1970, dedica-se integralmente ao ensino do balé clássico. Ministra aulas em companhias, escolas e festivais, onde também é jurada. Reconhecida pelo seu acolhimento, Neyde é detalhista, generosa e delicada.
Conheça o Programa
NEYDE ROSSI
Neyde Rossi é bailarina e mestre de balé. Aprendeu os primeiros passos desta arte com Maria Saltenis e Maria Olenewa e, aos 14 anos, iniciou sua carreira profissional como estagiária no emblemático Ballet do IV Centenário (São Paulo, SP). Dançou também em importantes companhias, como o Ballet do Theatro Municipal (Rio de Janeiro, RJ) e o Ballet do Teatro Cultura Artística (São Paulo, SP). A partir dos anos 1970, dedica-se integralmente ao ensino do balé clássico. Ministra aulas em companhias, escolas e festivais, onde também é jurada. Reconhecida pelo seu acolhimento, Neyde é detalhista, generosa e delicada.
Conheça o Programa
A ARTE DE BADEN POWELL
MOSAICOS – A ARTE DE BADEN POWELL
Documentário musical retrata compositor e violonista fluminense na semana em que ele completaria 70 anos, com participações de Toquinho, Paulo César Pinheiro, Marcel Powell, Marcus Tardelli, Marianna Leporace e Ana Paula Lopes
No repertório do programa estão todos os grandes sucessos de Baden (1937-2000), desde sua primeira composição gravada – “Samba triste”, feita em parceria com Billy Blanco – até as músicas que foram consagradas nas vozes de intérpretes como Elis Regina e Elizeth Cardoso. É uma lista interminável de sambas e canções espetaculares: “Canto de Ossanha”, “Samba em prelúdio”, “Berimbau”, “Tristeza e solidão” (estas em parceria com Vinicius de Moraes), “Vou deitar e rolar (quaquaraquaquá)”, “Lapinha” e “Refém da solidão” (estas com Paulo César Pinheiro).
MOSAICOS apresenta ainda um choro inédito de Baden, “Um abraço no trio elétrico” (dedicado ao instrumentista Armandinho), interpretada pelo filho do compositor, Marcel Powell, que descobriu a música nos arquivo do pai.
Referência musical para gerações diversas de artistas, Baden construiu uma obra que, hoje em dia, ganha vitalidade na interpretação de jovens talentos da música brasileira. MOSAICOS apresenta alguns desses artistas. A carioca Marianna Leporace, que acaba de lançar um CD dedicado ao compositor, é atração do programa cantando “Refém da solidão” e “Apelo”, em duo com Marcel Powell. Ana Paula Lopes, que é apontada como uma das revelações da nova geração de cantoras brasileiras, interpret os sambas “Lapinha” e “Consolação”, acompanhada por uma banda formada pelos músicos Paulo Costa (violão), Marcus Klis (baixo), Celso Marques (saxofone), Alê Damasceno (bateria) e Beba Zanettini (piano). Já Marcus Tardelli, ex-integrante do Quarteto Maogani e um dos mais elogiadas violonistas da atualidade, faz um número solo baseado na composição “Samba novo”.
Conheça o Programa
A ARTE DE BADEN POWELL
MOSAICOS – A ARTE DE BADEN POWELL
Documentário musical retrata compositor e violonista fluminense na semana em que ele completaria 70 anos, com participações de Toquinho, Paulo César Pinheiro, Marcel Powell, Marcus Tardelli, Marianna Leporace e Ana Paula Lopes
No repertório do programa estão todos os grandes sucessos de Baden (1937-2000), desde sua primeira composição gravada – “Samba triste”, feita em parceria com Billy Blanco – até as músicas que foram consagradas nas vozes de intérpretes como Elis Regina e Elizeth Cardoso. É uma lista interminável de sambas e canções espetaculares: “Canto de Ossanha”, “Samba em prelúdio”, “Berimbau”, “Tristeza e solidão” (estas em parceria com Vinicius de Moraes), “Vou deitar e rolar (quaquaraquaquá)”, “Lapinha” e “Refém da solidão” (estas com Paulo César Pinheiro).
MOSAICOS apresenta ainda um choro inédito de Baden, “Um abraço no trio elétrico” (dedicado ao instrumentista Armandinho), interpretada pelo filho do compositor, Marcel Powell, que descobriu a música nos arquivo do pai.
Referência musical para gerações diversas de artistas, Baden construiu uma obra que, hoje em dia, ganha vitalidade na interpretação de jovens talentos da música brasileira. MOSAICOS apresenta alguns desses artistas. A carioca Marianna Leporace, que acaba de lançar um CD dedicado ao compositor, é atração do programa cantando “Refém da solidão” e “Apelo”, em duo com Marcel Powell. Ana Paula Lopes, que é apontada como uma das revelações da nova geração de cantoras brasileiras, interpret os sambas “Lapinha” e “Consolação”, acompanhada por uma banda formada pelos músicos Paulo Costa (violão), Marcus Klis (baixo), Celso Marques (saxofone), Alê Damasceno (bateria) e Beba Zanettini (piano). Já Marcus Tardelli, ex-integrante do Quarteto Maogani e um dos mais elogiadas violonistas da atualidade, faz um número solo baseado na composição “Samba novo”.
Conheça o Programa
MARIA GADÚ
Neste programa Fernando Faro recebe Maria Gadú que fala das influências musicais da mãe e da avó, de como foi feita sua primeira composição aos treze anos e de quando cantou em uma pizzaria no Jabaquara. Conta como foi o passeio para a Europa, na Itália e Irlanda tocando nas ruas e pubs, ela foi depois da morte da sua avó. Lembra os encontros com Milton e Caetano e fala das composições do seu mais recente trabalho.
Conheça o Programa
MARIA GADÚ
Neste programa Fernando Faro recebe Maria Gadú que fala das influências musicais da mãe e da avó, de como foi feita sua primeira composição aos treze anos e de quando cantou em uma pizzaria no Jabaquara. Conta como foi o passeio para a Europa, na Itália e Irlanda tocando nas ruas e pubs, ela foi depois da morte da sua avó. Lembra os encontros com Milton e Caetano e fala das composições do seu mais recente trabalho.
Conheça o Programa
CASA GRANDE & SENZALA
O DUMENTARIO PROCURA ENFATIZAR AS INFLUENCIAS DO ENCONTRO DAS TRES RACAS: COLONIZADOR (BRANCO), O INDIO E O NEGRO, DES TACANDO PRINCIPALMENTE A HERANCA CULTURAL DE CADA UMA DELAS PRESENTE NOS DIAS ATUAIS. O PAPEL DO SENHOR DE ENGENHO COMO CENTRO DA SOCIEDADE QUE ABRANGIA OS LIMITES DO LATIFUNDIO DE ACUCAR, O DONO ABSOLUTO DE TUDO; A PRESENCA DA IGREJA, QUE NO BRASIL TOMOU A FORMA DE PEQUENAS CAPELAS AO LADO DA CASA- GRANDE; O ENCONTRO COM A COMUNIDADE INDIGENA, ATE ENTAO NUMA CONVIVENCIA HARMONIOSA COM A NATUREZA E A CHEGADA DOS NEGROS NA CONDICAO DE ESCRAVOS PARA SUBSTITUIR O INDIO NO CULTIVO DA CANA. O PRIMEIRO BLOCO DO PROGRAMA APRESENTA O AUTOR GILBERTO FREYRE - O QUE O MOTIVO PARA A CONFECCAO DO LIVRO "CASA-GRAN DE", INCLUSIVE TRAZENDO TRECHO DE SONORA (VOX POPULI 1980 E 1984) E COMENTA A "ENTRADA" DOS PORTUGUESES NO BRASIL. O SEGUNDO BLOCO TRAZ A RELACAO COLONIZADOR-INDIO; TRAZ NOVA- MENTE TRECHO COM GERALDO FREYRE FALANDO DA PRESENCA DA INDIA NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA; COMECA A INTRODUZIR O NE- GRO COMO NOVA FORCA DE TRABALHO. O TERCEIRO BLOCO E CENTRADO NA FIGURA DO NEGRO: SUA COLABORA CAO NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA DENTRO DA CASA-GRANDE.
Conheça o Programa
CASA GRANDE & SENZALA
O DUMENTARIO PROCURA ENFATIZAR AS INFLUENCIAS DO ENCONTRO DAS TRES RACAS: COLONIZADOR (BRANCO), O INDIO E O NEGRO, DES TACANDO PRINCIPALMENTE A HERANCA CULTURAL DE CADA UMA DELAS PRESENTE NOS DIAS ATUAIS. O PAPEL DO SENHOR DE ENGENHO COMO CENTRO DA SOCIEDADE QUE ABRANGIA OS LIMITES DO LATIFUNDIO DE ACUCAR, O DONO ABSOLUTO DE TUDO; A PRESENCA DA IGREJA, QUE NO BRASIL TOMOU A FORMA DE PEQUENAS CAPELAS AO LADO DA CASA- GRANDE; O ENCONTRO COM A COMUNIDADE INDIGENA, ATE ENTAO NUMA CONVIVENCIA HARMONIOSA COM A NATUREZA E A CHEGADA DOS NEGROS NA CONDICAO DE ESCRAVOS PARA SUBSTITUIR O INDIO NO CULTIVO DA CANA. O PRIMEIRO BLOCO DO PROGRAMA APRESENTA O AUTOR GILBERTO FREYRE - O QUE O MOTIVO PARA A CONFECCAO DO LIVRO "CASA-GRAN DE", INCLUSIVE TRAZENDO TRECHO DE SONORA (VOX POPULI 1980 E 1984) E COMENTA A "ENTRADA" DOS PORTUGUESES NO BRASIL. O SEGUNDO BLOCO TRAZ A RELACAO COLONIZADOR-INDIO; TRAZ NOVA- MENTE TRECHO COM GERALDO FREYRE FALANDO DA PRESENCA DA INDIA NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA; COMECA A INTRODUZIR O NE- GRO COMO NOVA FORCA DE TRABALHO. O TERCEIRO BLOCO E CENTRADO NA FIGURA DO NEGRO: SUA COLABORA CAO NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA DENTRO DA CASA-GRANDE.
Conheça o Programa
PÉS DESCALÇOS, MULATOS E ANJOS E SERRAS...
EMBORA RESERVADA A UM PEQUENO NÚMEROS DE INICIADOS, A SEMANA DE ARTE MODERNA REPECURTIU CONSIDERAVELMENTE NA VIDA CULTURAL DA ÉPOCA. SUPERADA A EUFORIA INICIAL, SURGIRIA AOS POUCOS UMA MENTALIDADE NOVA.
Conheça o Programa
PÉS DESCALÇOS, MULATOS E ANJOS E SERRAS...
EMBORA RESERVADA A UM PEQUENO NÚMEROS DE INICIADOS, A SEMANA DE ARTE MODERNA REPECURTIU CONSIDERAVELMENTE NA VIDA CULTURAL DA ÉPOCA. SUPERADA A EUFORIA INICIAL, SURGIRIA AOS POUCOS UMA MENTALIDADE NOVA.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS