Grade de Programação
Sábado, 29 de Julho
ESTAÇÃO LIVRE - DESIGN
Nessa sexta-feira o Estação Livre fala sobre design, com um olhar para a criação, desenvolvimento e elaboração. Vamos falar sobre inúmeras possibilidades do design e como ele está em tudo no nosso dia a dia. Queremos mostrar que para além da beleza, o design pode ser entendido como um processo, ou ciência, para atender a uma determinada necessidade.
Convidados: Oga Mendonça (designer multimídia) e Ester Carro (arquiteta)
Oga Mendonça
https://www.instagram.com/ogamendonca/
Ester Carro
https://www.instagram.com/ster.carro/
Reportagens:
• VT Design Gráfico
O designer gráfico cria projetos de comunicação visual, desenha logotipos e formata qualquer tipo de material visual. Esse é o trabalho da jovem Giulia Fagundes, responsável por capas de livros de autores consagrados e já vencedora de alguns prêmios internacionais. Em seu processo criativo ela se inspira muitas vezes em coisas do cotidiano, como a feira livre e a coleção de discos do pai.
• VT Design de Interiores
Jorge Felipe e Thais Melo começaram a desenvolver objetos e móveis para a decoração da própria casa. Para surpresa deles, amigos começaram a se interessar pelos acessórios e eles, então, criaram uma marca. A Orí Produções oferece vários serviços, entre eles o de design de interiores.
• VT Design de Mobiliário
Ergonomia, funcionalidade e beleza.... Esses são apenas alguns itens que se precisam ser pensados na hora de criar o design de uma peça de mobiliário. Nós fomos conhecer o trabalho do designer e arquiteto Wesley Lemos, que recentemente lançou a poltrona Wura e nos falou sobre as inspirações para suas criações.
• VT Design de Games
Muita gente gosta de jogos de tabuleiro e nem imagina que existe um designer especializado por traz da diversão e do entretenimento. É o designer de games, que pensa não só nas regras e objetivos da brincadeira como também na parte gráfica. A gente foi conhecer o estúdio Maloca Games, que desenvolve jogos com foco no protagonismo das populações marginalizadas.
• VT Design Têxtil
Como a gente já falou aqui, o design está em qualquer ação do nosso dia a dia, até quando a gente não pensa nisso. Você pode imaginar que a estampa da roupa que você está usando foi pensada por um designer? Pois é... E a gente conversou com o estilista Augusto Ribeiro, que falou um pouco para a gente sobre o trabalho de designer têxtil nas roupas e tecidos...
• VT Design de Produto
A maneira como você abre o pacotinho de bolacha, a tampinha da pasta de dente que não sai mais da embalagem e o frasco do seu azeite são desenhados para ter mais funcionalidade. Em todos esses processos, um designer de produto fez estudos para tornar sua vida mais prática.
• VT Design de Joias
A marca de joias Leia Sgro completa dez anos em 2023, com linhas de peças tanto para o corpo como para casa... E a gente foi conhecer um pouco como é o trabalho de um designer de joias.
Conheça o Programa
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LIVRO (REMASTERIZADO)
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ORGANIZAÇÃO
Mika não consegue achar seu pião no meio da bagunça que fez. Ao lado de Javô, Mika vai perceber a importância da organização.
Conheça o Programa
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ONDE ESTÁ O SENHOR DINOSSAURO?/ESCONDE-ESCONDE/O PLAYGROUND
ONDE ESTÁ O SENHOR DINOSSAURO?
Sr. dinossauro é o brinquedo favorito de George, mas quando perde seu dinossauro o Papai Pig ajuda Peppa a se tornar uma detetive e juntos eles procuram o Sr. Dinossauro, deixando George novamente um porquinho feliz!
ESCONDE-ESCONDE
Peppa e George brincam de esconde-esconde. Peppa é muito boa em se esconder, mas ela se queixa de que George é muito fácil de encontrar e por isso não quer mais brincar com ele. Papai Pig diz que vai ajudar George e ele se esconde tão bem que Peppa não pode encontrá-lo em nenhum lugar.
O PLAYGROUND
Peppa e George estão no playground com seus amigos. Peppa adora brincar nos balanços, mas George tem um pouco medo de altura e não gosta de ser empurrado muito alto no balanço. Peppa fica presa em um pneu e Papai Pig fica preso no escorregador. Todo mundo ri.
Conheça o Programa
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EP. 13 - DOMINGO
A MAMÃE FOI À ACADEMIA E DEIXOU O PAPAI NO COMANDO DA CASA. OS GATINHOS TENTAM FAZER COM QUE ELE BRINQUE COM ELES, MAS O PAPAI FICA CANSADO DEMAIS E ACABA CAINDO NO SONO.
Conheça o Programa
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OI, DUGGEE! I - 25 - DUGGEE E O DISTINTIVO DO BALÃO
Sinopse da Série
Uma série para crianças da pré-escola que promove o exercício e a aprendizagem. Duggee é um adorável cão marrom que dirige O Clube do Esquilo, um lugar onde as crianças têm aventuras e ganham medalhas por suas realizações.
Sinopse do episódio
Duggee está enchendo balões para o aniversário de Tino, o rato artístico. Os escoteiros estão um pouco preocupados porque, bem, o Tino pode ser um pouco... MAL-HUMORADO! Mas Duggee convence todos a irem ver Tino e dar a ele um monte de balões. Quando você dá a um ratinho um monte de balões, algo inesperado acontece... Tino começa a flutuar no céu! Ele está se divertindo bastante até ficar preso em uma árvore. É hora de os escoteiros virem em seu socorro.
Conheça o Programa
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MARTIN MANHÃ - 24 - MARTIN TIKI TIKI
Lá fora está nevando, e Martin acorda como um polinésio, com um amuleto sagrado de concha esculpida em volta do pescoço... e mais, ele está com o peito nu! O que não é ótimo, no inverno! Brr! Por sorte, hoje a turma está visitando o museu da cidade – e pelo menos lá vai fazer calor. Mas no museu, Romeo continua provocando Martin sobre sua roupa e empurrando-o. Martin deixa cair seu amuleto na frente de um Moai, uma estátua da Ilha de Páscoa. Gromo o encontra e respira na concha sagrada. A estátua gira, revelando uma escada esculpida na pedra Um xamã-mago polinésio, Akapa-Akuma, e seu capanga Mok-Mok saem da estátua e sequestram Gromo, acusando-o de roubar a concha que é sagrada para o deus Tiki Tiki! Martin e Rosane perseguem os sequestradores e descobrem, surpresos, que a escada leva à Ilha de Páscoa, onde Akapa mantém sua tribo sob seu controle, obrigando-os a fazer omeletes de cogumelos o dia todo! Mas quando eles veem Martin, eles acreditam que ele é o deus Tiki Tiki, e assim, com a ajuda da pequena Aloha, uma garota da tribo, e Rosane, Martin deve salvar Gromo e libertar a tribo das garras de Akapa. Depois de perder uma competição para comer mais omeletes, Martin inventa uma incrível dança Haka, com o rosto tatuado com tinta de choco, e assusta Akapa e Mok-Mok! Martin e seus amigos podem ser impressionantes quando querem!
Conheça o Programa
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LADRÃO DE ALMAS
Aventuras de Amí é uma série desenvolvida pela Lanterninha Produções que retrata o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças abordando os ritos de passagem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades. A série tem como premissa que através da imaginação é possível resolver os desafios, transformando o mundo que nos cerca em um lugar mais divertido e aventureiro.
Trata-se de uma série de animação infantil que conjuga elementos dos gêneros de aventura e fantasia. Como o próprio título indica, a série conta as aventuras de Amí, uma garota de 8 anos, criativa e inquieta, que junto a seu cachorro Balú e seu amigo Tim inventa outras realidades a partir do mundo que a rodeia. Agora vivendo uma nova fase da sua infância, Amí não quer mais ser tratada como uma criança pequena, e sim como uma garota que pode assumir responsabilidades. Mas, toda vez que Amí precisa cumprir uma tarefa, ela entra em conflito entre cumpri-la ou deixá-la para mais tarde. Nessa tentativa de ser mais responsável, Amí acaba demonstrando que é ainda uma criança ingênua e lúdica, inventando mundos e transformando os novos desafios em verdadeiras aventuras. Assim ela constrói, junto com seus amigos, um imaginário subjetivo que dá as brincadeiras um colorido mais divertido.
A série funciona com um enredo padrão: em todos os episódios, Amí recebe tarefas dos adultos que a cercam – como a mãe, o professor de capoeira ou a professora da escola. Mas, toda vez que recebe uma tarefa, ela se perde no meio do caminho em seus devaneios, criando novos mundos onde vive aventuras arriscadas, sempre acompanhada de seus parceiros inseparáveis: Balú e Tim. Para sair dessas enrascadas, Ami e seus amigos precisam empreender um esforço de concentração e lembrar de algo que aprenderam no mundo real para resolver o desafio na fantasia. Coisas como um passe de capoeira para escapar de um polvo imaginário; ou a memória de que formigas não gostam de cravo para espantá-las em meio a um ataque de guerreiros-formiga gigantes. Neste processo, os personagens acabam aprendendo um pouquinho mais sobre si mesmos, conseguindo, assim, escapar do perigo, voltar para casa e concluir a tarefa inicial.
Ep. 08: Ao tentar convencer as crianças a dar um tempo na maratona de vídeos, Dora fala sobre o Ladrão de Almas e desperta a curiosidade de Amí. Afinal, quem rouba alma, rouba o quê mesmo?
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EP. 24 - DIA DA AMIGA
Sinopse da Série
O Mundo Ripilica é um lugar onde fantasias e brincadeiras viram realidade. Na segunda temporada da série, Lilica, a coala, e sua amiga Donna vivem novas aventuras e ao percorrer o Mundo Ripilica descobrem um portal que dá acesso à Vila do Amanhã, um lugar no coração da Floresta das Araucárias. Nessa temporada, as meninas cresceram e estão um pouco mais atrevidas e destemidas. Para completar, um novo amigo, habitante deste espaço, vem se somar à dupla de amigas. Vito é um menino esperto, que pula e corre como ninguém. Com a doce melodia de sua flauta cajado, ele encanta os guidos futuristas, moradores do lugar e ajuda Lilica e Donna a encontrarem soluções para os diferentes desafios que aparecem.
Sinopse deste episódio: Dia da Amiga
Dia de Festa dos Amigos no Mundo Ripilica e todos vão brincar de amigo secreto! Lilica tira a Donna no sorteio e precisa encontrar um presente perfeito para ela, mas sem deixar que a amiga perceba, o que é um grande problema para a Coala, que não sabe guardar segredos!
Conheça o Programa
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EP. 24 - O BISCOITO DA SORTE
Inspirado pela carta da vó Maga, Tuca resolve fazer biscoitos da sorte com uma velha máquina que coloca as mensagens dentro dos biscoitos. Todos se divertem com as previsões, menos Isa, que acha a própria sorte sem graça. Por isso, ela decide mudar a mensagem a qualquer custo.
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SOMOS CAMPEÕES! / EU NÃO QUERO SUBIR NO PALCO
SOMOS CAMPEÕES!
Simon e seu time perdem no cabo de guerra, mas encontram sua força no futebol. Depois de alguns obstáculos, eles aprendem a importância de jogar em equipe e vencem o jogo. A união faz a diferença!
EU NÃO QUERO SUBIR NO PALCO
Na escola, os ensaios do show de talentos têm momentos engraçados com Simon e Ferdinand sendo desajeitados. Lou ri, mas eles se ofendem. Simon pede a Lou que os ensine a dançar e, apesar das quedas, eles se apresentam e são um sucesso. Uma lição sobre aceitar risadas e aprender a rir de si mesmo.
Conheça o Programa
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11 - MONTANDO/ ÔNIBUS
Sinopse da Série
Bluey é uma adorável e incansável menina de seis anos que vive com seus pais e sua irmãzinha de quatro anos, chamada Bingo. Ela adora brincar com a sua família e a vizinhança dentro do seu mundo e seus jogos.
Sinopse Parte 1 - Montando
Enquanto mamãe e papai sofrem para montar um novo móvel, Bluey e Bingo transformam as caixas vazias em um novo mundo.
Sinopse Parte 2 - Ônibus
Enquanto brincam de ônibus, a passageira Mamãe tem medo de dizer ao motorista Papai que ela é apaixonada por ele secretamente, ela recebe ajuda das vovós.
Conheça o Programa
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24- OCTONAUTAS E O VELOZ PEIXE-VELA
Dashi tira uma foto do que parece ser uma serpente marinha, mas a verdade é mais surpreendente do que a ficção quando descobrem que se trata de um incrivelmente longo Peixe-Remo! Conhecido por sua aparência única e tamanho impressionante, o Peixe-Remo também é famoso por ser uma das maiores espécies de peixes ósseos do mundo, podendo atingir até 17 metros de comprimento. Além disso, sua presença misteriosa nas profundezas do oceano desperta fascínio e intriga, tornando esse encontro uma experiência emocionante para os Octonautas.
Conheça o Programa
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EP. 48 - MONTANHA ROMEO
Romeu capturou o poder dos PJ Masks para criar um jogo que lhe permite capturar todos os vilões e heróis.
Conheça o Programa
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DINO RANCH - 24 - O TROVÃO SELVAGEM
Depois que os Dino Ranchers devolvem um compsoguinho à natureza, eles se deparam com o temível espinossauro Trovão, terminando com eles acidentalmente levando-o para um curral cercado. O curral acabou sendo colocado lá por Clara, Ike e Ogie Tinhorn na tentativa de pegar um dinossauro selvagem, e agora eles pegaram o maior e pior de todos! Os Dino Ranchers tentam convencer os Tinhorns a deixar Trovão voltar para a selva onde ele pertence, mas quando os Tinhorns se recusam, Lin e seus irmãos planejam uma ousada missão de resgate para libertar Trovão.
Conheça o Programa
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THOMAS XIV - MAIS SINO / O CHAPÉU DO SR. TOPHAM HATT
Sinopse bloco 1
Thomas está eufórico com o chocalho que achou nos trilhos, mas quando Percy pede emprestado por um momento e permite que Nia o use sem a permissão dele, os amigos vão precisar ir a uma "caça ao ganso selvagem" para pegar o chocalho de volta. No fim das contas, os amigos vão aprender uma importante lição sobre emprestar coisas.
Sinopse bloco 2
O Sr. Topham Hatt convoca todos os trens para agradecer e anunciar que o seu chapéu será exposto no Museu de Vicarstown. Quando ele vai dizer a todos sobre os preparativos da comemoração, vem um vento forte e leva o seu chapéu. Thomas e seus amigos correm por Sodor para recuperá-lo. Cada trem tem uma ideia de como fazer para recuperar o chapéu. Acontece que o chapéu permanece fora de alcance deles até que decidem ouvir a Nia que desde o começo tentou falar sobre o seu plano de trabalhar em conjunto para tê-lo de volta.
Conheça o Programa
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EP. 25 - SECO ATÉ DEBAIXO D'ÁGUA
DURANTE UM PIQUENIQUE À BEIRA DO LAGO, LUNA, JÚPITER E CLAUDIO AVISTAM ALGUNS PATOS NADANDO. CURIOSOS ELES VÃO OLHAR MAIS DE PERTO E PERCEBEM QUE OS PATOS NÃO ESTÃO MOLHADOS. LUNA FICA MUITO INTRIGADA E DECIDE INICIAR UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PARA DESCOBRIR O SEGREDO DOS PATOS.
Conheça o Programa
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VIVI VIRAVENTO - 22
Nas Terras Altas, na Escócia, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Megan, uma vaca escocesa que resolveu cortar o próprio cabelo sozinha. Só que o corte não deu muito certo e ela fica muito triste e com vergonha. Agora, Vivi e sua turma têm que achar a melhor solução para esse problema.
Conheça o Programa
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CÂMARA VIVA - 92
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ASAS E HISTÓRIAS - 05 - ANTONOV AN-2
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O PIANO DA JU II - 12 - ONDAS SONORAS
Bumbão, Musicão e Dona Flauta começam a agir de forma estranha. Antonelo descobre que estão sendo hipnotizados pelo Capitão Cacofônico em mais uma tentativa de sabotagem.
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MAURO, O MORCEGO
Mais um chamado para Tainá e seus amigos. Dessa vez, Mauro, o misterioso Morcego, que mora na tenebrosa Caverna da Caveira, precisa de ajuda. Parece que uma das paredes da sua casa ruiu, e Tainá, com sua força, pode ajudar a consertar. Só que os amigos de Tainá morrem de medo das esquisitices do Mauro e Catu acaba gerando pânico e uma corrida desesperada pelos corredores da Caverna da Caveira. Tainá não consegue acalmar seus amigos, e Catu quase cai da caverna, no alto da montanha, não fosse a intervenção de Mauro, que no final das contas, é um cara muito legal. O que não é legal é julgar os outros pelas aparências.
Conheça o Programa
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SOZINHO NO MUNDO
"Cebolinha exagerou na bagunça! Sua mãe ficou louca da vida e o nosso amigo teve que arrumar tudo e ainda foi pra cama mais cedo. Contrariado na véspera do dia mais importante de sua vida, o dia do seu aniversário, tudo que o Cebolinha quer, agora, é poder ficar sozinho no mundo. Será que isso é possível? Quem poderia realizar um desejo desse?
Bem... melhor a gente assistir o filme e tirar nossas próprias conclusões.
"
Conheça o Programa
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UMA PIADA MUITO LOUCA
Mônica acabou de cair em uma pegadinha do Titi. Claro que ela não ficou nada contente com isso e lhe deu uns bons petelecos. Mas para se sentir menos boba, ela bem que podia usar a mesma pegadinha para aprontar com seus amiguinhos. Mas será que a Mônica leva jeito com essa história de “pegadinha”? E se a Turma não cair? Ai... que carão a nossa amiga vai passar, não é mesmo? Venha se divertir com mais essa aventura superdivertida da Turma da Mônica!
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UMA SENHORA FAXINA
Mônica vai à casa da Magali e descobre que sua amiguinha está muito atarefada com a faxina. Mas... espere aí! Alguma coisa está errada, afinal dona Lili nunca deixaria a casa aos cuidados de sua filha. Além do mais, isso não é trabalho para uma criança. Enquanto as duas discutem, uma senhora, pra lá de esquisita, e cheia de boas intenções aparece para ajudar. Será que essa senhora chegou pra dar uma mãozinha mesmo? Ou tem alguma coisa muito estranha acontecendo?
Conheça o Programa
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QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - QUE ONDA
QUINTAL DA CULTURA VI PGM QUE ONDA! (HQ 28)
Corcovico e Bruxoteia se preparam para mais um programa de rádio que apresentam. Ofélia, fã número 1 dos dois, escuta. Tudo vai bem, mas no ar, Corcovico, sem querer, quase revela que Bruxoteia perdeu seus poderes mágicos e que, por isso, fecharam o comércio de feitiços e foram ganhar a vida de outro jeito. Será que ela nunca mais vai conseguir fazer mágicas? Talvez tudo mude quando uma chuva de raios e trovões cai sobre o estúdio da rádio e faz com que Bruxoteia e Corcovico viagem em ondas sonoras.
Conheça o Programa
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QUINTAL VI - PGM 19 - CONT.HISTORIAS 2020 - LETICIA CHIOCHETTA E KÁTIA PECAND
QUINTAL VI - PGM 19 - LETICIA CHIOCHETTA E KÁTIA PECAND
LETICIA E LUIS CONTAM (GRUPO POESIA NO ESPAÇO - TESEU E O MINOTAURO)
O grupo Poesia no Espaço se apresenta com os contadores Letícia Chiochetta e Luis Aranha e conta a adaptação da mitologia grega: Teseu e o minotauro, contação com Doroteia e Ludovico.
KATIA PECAND CONTA (A OVELHA ROSA DA DONA ROSA)
Osório e Ofélia escutam animados a graciosa história contada por Katia Pecand e Rodrigo Garcia: “A ovelha rosa da Dona Rosa” de Donaldo Buchweitz.
Conheça o Programa
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QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABAYOMI
QUINTAL DA CULTURA VI PGM ABAYOMI (Roteiro HQ 53)
Ofélia, com ajuda de Osório, conta a história da boneca Abayomi.
Conheça o Programa
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QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - BANHO DE MACARRÃO
QUINTAL DA CULTURA VI PGM BANHO DE MACARRÃO (HQ 21)
Ludovico se torna fã de uma nova celebridade da internet, o Luquinhas Lokinho. E quem não vai gostar nada disso será Doroteia, Osório e Ofélia!
Conheça o Programa
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QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - CONTACAO DE HISTORIAS - ALINE CÂNTIA E CHICÓ DO CÉU 01
QUINTAL DA CULTURA VI PGM CONTACAO DE HISTORIAS - CONVIDADOS ALINE CANTIA E CHICÓ DO CÉU 01
com CABEÇA DE ABERTURA DA DONA CAROCHINHA (OSÓRIO)
Doroteia e Ludovico recebem Aline Cantia e Chicó do Céu
Chicó do Céu faz a trilha para as histórias de Aline Cântia:
1) A princesa medrosa (Odilon Moraes)
2) As duas mulheres e o céu (História contada oralmente na comunidade Kalunga em Goiás pela Dona Lió // A história também é registrada por Ilan Brehman, "As narrativas preferidas de um contador de histórias", Editora DCL, 2007)
link no youtube https://youtu.be/-xfhsdTrtec
Conheça o Programa
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EP. 13 - DOMINGO
A MAMÃE FOI À ACADEMIA E DEIXOU O PAPAI NO COMANDO DA CASA. OS GATINHOS TENTAM FAZER COM QUE ELE BRINQUE COM ELES, MAS O PAPAI FICA CANSADO DEMAIS E ACABA CAINDO NO SONO.
Conheça o Programa
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MISTÉÉÉRIO
Bubu, Biel e Bonie, em um passeio noturno com a Vovó Coruja, conhecem o Urutau, encontram o Crocodilo e os Morcegos e, depois de alguns momentos interagindo com um “ser misterioso” na entrada da caverna, descobrem que, na realidade, trata-se do fenômeno do eco. As Corujinhas vão aprender que, muitas vezes, o desconhecido pode nos causar um certo temor e que, o melhor a se fazer é tentar conhecê-lo, sempre com ajuda de um adulto.
Conheça o Programa
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OI, DUGGEE! I - 25 - DUGGEE E O DISTINTIVO DO BALÃO
Sinopse da Série
Uma série para crianças da pré-escola que promove o exercício e a aprendizagem. Duggee é um adorável cão marrom que dirige O Clube do Esquilo, um lugar onde as crianças têm aventuras e ganham medalhas por suas realizações.
Sinopse do episódio
Duggee está enchendo balões para o aniversário de Tino, o rato artístico. Os escoteiros estão um pouco preocupados porque, bem, o Tino pode ser um pouco... MAL-HUMORADO! Mas Duggee convence todos a irem ver Tino e dar a ele um monte de balões. Quando você dá a um ratinho um monte de balões, algo inesperado acontece... Tino começa a flutuar no céu! Ele está se divertindo bastante até ficar preso em uma árvore. É hora de os escoteiros virem em seu socorro.
Conheça o Programa
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SOMOS CAMPEÕES! / EU NÃO QUERO SUBIR NO PALCO
SOMOS CAMPEÕES!
Simon e seu time perdem no cabo de guerra, mas encontram sua força no futebol. Depois de alguns obstáculos, eles aprendem a importância de jogar em equipe e vencem o jogo. A união faz a diferença!
EU NÃO QUERO SUBIR NO PALCO
Na escola, os ensaios do show de talentos têm momentos engraçados com Simon e Ferdinand sendo desajeitados. Lou ri, mas eles se ofendem. Simon pede a Lou que os ensine a dançar e, apesar das quedas, eles se apresentam e são um sucesso. Uma lição sobre aceitar risadas e aprender a rir de si mesmo.
Conheça o Programa
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MARTIN MANHÃ - 24 - MARTIN TIKI TIKI
Lá fora está nevando, e Martin acorda como um polinésio, com um amuleto sagrado de concha esculpida em volta do pescoço... e mais, ele está com o peito nu! O que não é ótimo, no inverno! Brr! Por sorte, hoje a turma está visitando o museu da cidade – e pelo menos lá vai fazer calor. Mas no museu, Romeo continua provocando Martin sobre sua roupa e empurrando-o. Martin deixa cair seu amuleto na frente de um Moai, uma estátua da Ilha de Páscoa. Gromo o encontra e respira na concha sagrada. A estátua gira, revelando uma escada esculpida na pedra Um xamã-mago polinésio, Akapa-Akuma, e seu capanga Mok-Mok saem da estátua e sequestram Gromo, acusando-o de roubar a concha que é sagrada para o deus Tiki Tiki! Martin e Rosane perseguem os sequestradores e descobrem, surpresos, que a escada leva à Ilha de Páscoa, onde Akapa mantém sua tribo sob seu controle, obrigando-os a fazer omeletes de cogumelos o dia todo! Mas quando eles veem Martin, eles acreditam que ele é o deus Tiki Tiki, e assim, com a ajuda da pequena Aloha, uma garota da tribo, e Rosane, Martin deve salvar Gromo e libertar a tribo das garras de Akapa. Depois de perder uma competição para comer mais omeletes, Martin inventa uma incrível dança Haka, com o rosto tatuado com tinta de choco, e assusta Akapa e Mok-Mok! Martin e seus amigos podem ser impressionantes quando querem!
Conheça o Programa
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11 - MONTANDO/ ÔNIBUS
Sinopse da Série
Bluey é uma adorável e incansável menina de seis anos que vive com seus pais e sua irmãzinha de quatro anos, chamada Bingo. Ela adora brincar com a sua família e a vizinhança dentro do seu mundo e seus jogos.
Sinopse Parte 1 - Montando
Enquanto mamãe e papai sofrem para montar um novo móvel, Bluey e Bingo transformam as caixas vazias em um novo mundo.
Sinopse Parte 2 - Ônibus
Enquanto brincam de ônibus, a passageira Mamãe tem medo de dizer ao motorista Papai que ela é apaixonada por ele secretamente, ela recebe ajuda das vovós.
Conheça o Programa
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CUIDADO COM O FROOKIE
VERA É SOLICITADA PELO REI ARCO-ÍRIS PARA CUIDAR DO CASTELO ENQUANTO ELE ESTÁ FORA E FICAR DE OLHO NA SUA FLOR MÁGICA, A FLOR MAGNÍFICA, MAS ELES NÃO DEVEM TOCÁ-LA.
GRIZELDA PERGUNTA A VERA SE ELA TAMBÉM PODE CUIDAR DE SEU CACHORRO, FROOKIE, E É CLARO QUE VERA CONCORDA. DE REPENTE, O FROOKIE CORRE PARA A ESTUFA DO REI E ESBARRA NA FLOR MÁGICA, TRANSFORMANDO FROOKIE EM VÁRIOS FROOKIES!
PARA IMPEDIR QUE MUITOS FROOKIES DESTRUAM O CASTELO, VERA VISITA ZEE NA ÁRVORE DOS DESEJOS.
Conheça o Programa
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07 - GUERRA ESPACIAL
Depois de se mostrar um ás do game online, Rufus é obrigado a pilotar uma nave espacial de verdade contra a frota de um super-vilão intergaláctico. Boris acompanha o amigo, é claro, e pode pôr tudo a perder.
Conheça o Programa
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JUVENTUS X PONTE PRETA (29/07/2023)
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EP. 03 - RESTAURAÇÃO
UM TESTE DE MATEMÁTICA E UM INDESEJADO ENCONTRO COM VIOLETTA FAZ COM QUE MIA PROCURE UM LUGAR PARA SE ESCONDER. FORNECENDO A ELA ESSE LUGAR, VINCENT CONTA A MIA UM SEGREDO, MAS ELA AINDA NÃO ESTÁ PRONTA PARA COMPARTILHAR O SEU. EM CENTOPIA, MIA TENTA AJUDAR UM CONFUSO PHUDDLE.
Conheça o Programa
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TRANSFORMERS CYBERVERSE II - EP 05 - O LOOPING
Série:
A luta ainda não acabou para Optimus Prime e os Autobots. Ajudados por alguns Autobots deixados para trás em Cybertron, os Autobots que retornam começam sua invasão de Cybertron com o propósito expresso de devolver o Allspark ao Poço e dar vida ao planeta novamente. Megatron está pronto para eles, liberando todo o poder e astúcia das forças Decepticon.
Episódio:
Depois da vitória sobre os Decepticons, Bumblebee é assombrado por uma figura misteriosa do passado.
Conheça o Programa
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CASAL MAIS FREAK DA ESCOLA
Staringo, o professor de música tem uma paixão secreta pela cozinheira da escola, Bunny. Heitor e Layla irão dar dicas de como Staringo pode conquistá-la e acabam despertando um sentimento especial entre eles.
Conheça o Programa
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A PIOR DAS BRUXAS II - 05 - ÁRVORE GENEALÓGICA E MILDRED
Sinopse da Série
A Pior Bruxa segue as emocionantes aventuras de uma das personagens mais icônicas e amadas da literatura infantil, Mildred Hubble.
Nesta temporada, Mildred Hubble está no segundo ano na Escola Cackle para Bruxas. Ela pode ter sobrevivido ao primeiro ano, mas seu segundo ano está longe de ser calmo. Ela é notoriamente a pior bruxa da escola e mas ainda assim quer provar a si mesma que é capaz de se tornar uma boa bruxa. Tarefa difícil quando se trata de uma escola com esnobes como Ethel Hallow. Uma coisa é certa, Mildred sempre pode contar com suas melhores amigas Maud e Enid (e o gato de confiança, Tabby) para ajudá-la.
E neste ano, apresentamos um grupo de alunas do primeiro ano, incluindo a nervosa irmãzinha de Ethel, Sybil; Beatrice, propensa a alergias, e a gênio, Clarice. O caos mágico parece seguir as três amigas para que suas amizades incipientes sejam testadas, mas com uma pequena ajuda do segundo ano elas conseguem ir adiante.
A Escola Cackle ainda está sentindo os efeitos do colapso do ano passado, então, quando a desavisada Mildred revela a pedra fundamental da escola, todos os tipos de desventuras se seguem. Enquanto a série progride, a posição da senhora Cackle como diretora torna-se cada vez mais ameaçada, mas a questão é; Mildred pode salvar o dia?
Sinopse do Episódio
Os alunos do segundo ano fazem árvores genealógicas na aula de arte e Mildred está lutando para fazer a sua. Ela não sabe quem é seu pai e Ethel zomba dela.
Mildred e suas amigas fazem um feitiço para tentar encontrar o pai de Mildred, mas não funciona. Quando o Sr. Rowan-Webb aparece na árvore de Mildred, ela
acha que ele pode ser seu avô.
Maud está enlouquecendo com o Dia dos Esportes, então ela bebe uma poção para ficar mais relaxada acaba ficando com a cor roxa. Miss Drill fala coisas estimulantes para incentivar Maud.
Mildred chama o Sr. Rowan-Webb de seu avô. Ele fica surpreso e diz a ela que não é verdade. Ethel diz que foi uma piada. Mildred fica aborrecida e tenta saltar alto, sem perceber que o mastro está encantado.
Ela é lançada no ar e cai sem cerimônia na lagoa. Sr. Rowan-Webb a ajuda
e convoca sua mãe. Eles têm uma conversa franca sobre o pai dela e Mildred se sente melhor. Maud é animada por Enid e cria coragem para participar dos jogos esportivos emocionantes de Miss Drill. O dia foi um sucesso e Mildred está feliz com os amigos e familiares que ela tem.
Conheça o Programa
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IRMÃO DO JOREL III - 18 - MEU AMIGO VICENTE
Irmão do Jorel está com notas baixas em educação artística e Seu Edson o ajuda dando aulas particulares com a maior enciclopédia do mundo. Irmão do Jorel embarca numa aventura surreal dentro do livro e conhece Vicente Van Gogh, maior pintor e pior vendedor de todos os tempos. Irmão do Jorel está disposto a ajudar o novo amigo a encontrar a orelha roubada viajando por vários períodos da história dentro da enciclopédia até encontrar um suspeito muito talentoso: Beethoven.
Conheça o Programa
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O PARQUE DE ADELIN - 05 - LABIRINTO
Duas meninas são lançadas acidentalmente para fora do parque, caindo no meio do território do Sombroso. Será uma grande missão de resgate ou só mais um dia de trabalho para a Adelin?
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VISITA INDESEJADA
É um dia lindo e Shaun , Timmy e Bitzer e estão fazendo um divertido piquenique, quando um convidado inesperado chega e estraga a diversão deles. Após serem forçados a se esconder o trio encontra várias maneiras para passar o tempo, mas chega um momento em que eles precisam e enfrentar o medo.
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O CAMINHÃO DO SORVETE
O Flock ouviu a música de uma van de sorvete se aproximando, e rapidamente e criou um plano para que a van parasse na fazenda. Enquanto o motorista procura de ajuda, o Flock e os carneiros se divertem tomando muitos sorvetes, mas será que eles serão capazes de cobrir seus rastros antes de serem descobertos?
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UMA VISITA DE OUTRO MUNDO
Quando o velho amigo de Shaun, o Alien visita a fazenda com uma necessidade. Shaun fica feliz e poder deixa-lo usar a fazenda. Enquanto ele atende suas necessidades, Shaun fica encarregado de cuidar do seu gadget. O que será que ele vai aprontar?
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FELIZ ANIVERSARIO TIMMY
É o aniversário do Timmy e o rebanho preparou uma festa para ele . No começo, ele está empolgado com toda a atenção voltada para ele, mas quando Flock se distrai e ele é deixado de lado sem ninguém para brincar e procura outras formar de se divertir.
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CULTURA LIVRE 508 - LUEDJI LUNA
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CULTURA & DESIGN III - 03
No episódio de hoje do mini-doc "Liberdade, Arquitetura e Design" a Tetro arquitetura nos leva a conhecer as técnicas de design com sustentabilidade para projetar a “Casa Terra” localizada em Minas Gerais. Veja a importância do mock-up na "Coluna Design Humanizado", com Lara Kaiser. No quadro "Você sabia?", Fábio Leblon e Jean Visconti mostram a linha de produção de uma fábrica de móveis. No mini-doc “Desafio Moda Sustentável”, os professores relatam os desafios da aplicação da sustentabilidade na criação de moda. No quadro "Sabor do Design", Franco Ravioli fará um delicioso panine. E no "Portas Abertas" um museu a céu aberto: Inohtim.
Conheça o Programa
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JORNAL DA CULTURA - 29/07/2023
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FUTURO DO PLANETA - 02 - CULTURA DIGITAL
Hoje as bigtechs, seus tentáculos e a arquitetura de suas redes têm moldado nosso comportamento online, e até offline. Os efeitos danosos estão por toda a parte, desde o abalo nos sistemas políticos e de informação dos países, até a saúde mental dos usuários. Discussões éticas, de regulamentação e de educação se tornaram urgentes.
Mas a sociedade e as instituições estão preparadas para esse debate? Por onde começar? Neste episódio a antropóloga Leticia Cesarino e seus convidados (Alexandre Sayad, Francisco Carvalho de Brito Cruz e Nina Fernandes dos Santos) traçam um diagnóstico do nosso imbróglio social e tecnológico.
Conheça o Programa
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DAVID ROBERTSON / DEAN / MAHLER / BEETHOVEN
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DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO
MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
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SILVIO MEIRA (2023)
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PGM 32 - MUSEU DE ARTE SACRA E CORDEL
No Museu de Arte Sacra de São Paulo a tradição e as nossas origens se encontram. A construção localiza em um período colonial no centro da cidade traz ainda uma das coleções de presépio mais famosas do país. E como o assunto é tradição, neste episódio Felipe e Tuti visitam também o IEB, Instituto de Estudos Brasileiros. Lá fazem uma viagem fascinante pelo mundo do cordel, uma das manifestações artísticas mais genuínas do povo nordestino.
Conheça o Programa
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MANÉ GARRINCHA
"MANE GARRINCHA"(ESPORTISTA)..O ENTREVISTADO RESPONDEU SOBRE:(SUA CARREIRA DE FUTEBOLISTA,O SUBMUNDO DO FUTEBOL, PECULIARIDADES E BASTIDORES DO FUTEBOL,SELECAO BRASILEIRA,DEFESA DO ATLETA PROFISSIONAL,CONTUSOES E ACIDENTES QUE RESTRINGEM A CARREIRA PROFISSIONAL,SUA VIDA PESSOAL,ESPERANCAS E ILUSOES)
Conheça o Programa
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LETRA LIVRE 29 - ESPECIAL FACULDADE SÃO FRANCISCO
Convidados: Décio Pignatari e Lygia Fagundes Telles
•Lygia: Você é uma escritora em que o tema da memória é fundamental. Como a experiência de estudar aqui na São Francisco marcou suas memórias e sua ficção?
•Décio: No livro Errâncias, você faz uma colagem de lugares e artistas que marcaram sua vida (como Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Ezra Pound e os compositores Luigi Nono e Rogério Duprat). A São Francisco deixou algum traço no seu imaginário poético? O fato de ter vindo de um bairro operário, em Osasco, o tornava um peixe fora d’água?
•Lygia: Foi nesse ambiente que conheceu Mário e Oswald de Andrade e Paulo Emílio Sales Gomes? Como foi sua participação na Academia de Letras da Faculdade e colaboração com os jornais Arcádia e A Balança?
•Décio: Foi aqui que conheceu os irmãos Campos? Como surgiu a identificação entre vocês?
•Lygia: Você começou a escrever no auge do regionalismo e foi (ao lado de Clarice Lipector) uma precursora da prosa urbana das décadas seguintes. Você pensava em produzir uma guinada na prosa brasileira?
•Décio: A poesia concreta foi uma reação à geração de 45? Como foi sua participação no Clube Poesia (que reunia poetas dessa geração), pelo qual publicou seu livro de estreia, O Carrossel?
•Lygia: Seus romances são mais realistas e seus contos muitas vezes derivam para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas). O tema determina a forma ou a forma define o modo de representar? Como é seu processo de criação?
•Décio: Como se deu o “salto participante” da poesia concreta, baseado no dito do poeta russo Maiacóvski: “sem forma revolucionária não há arte revolucionária”?
•Lygia: Você se considera uma escritora política?
•Décio: Que diferença há entre a fase da revista Noigandres e da revista Invenção? Foi a passagem de uma fase mais experimental para outra mais militante?
•Lygia: De que maneira o convívio com o grupo da revista Clima influenciou seu trabalho?
•Décio: Falando dessa relação com grandes escritores do passado, vocês dois têm livros que partem da obra de Machado de Assis: o roteiro Capitu, da Lygia, e a peça Céu de Lona, do Décio. Por que esse retorno a Machado?
•Lygia: pedir para falar sobre o roteiro Capitu.
•Décio: Depois de Poesia Pois É Poesia você passou a escrever prosa e teatro. Como o poeta está presente nesses livros? Haverá continuação do projeto teatral iniciado por Céu de Lona? E como surgiu Bili com Limão Verde na Mão?
Conheça o Programa
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SIMETRIAS
O CONCEITO DE SIMETRIA ESTA INTIMAMENTE LIGADO AO DE EQUILI- BRIO,SEJA EM NOSSO COTIDIANO,SEJA NA MATEMATICA.ESTE PROGRA- MA MOSTRA NA PRATICA ONDE ESTE CONCEITO ESTA PRESENTE NAS O- BRAS DE PINTORES, ARQUITETOS,COMPOSITORES,ENTRE OUTROS PRO - FISSIONAIS. O PROGRAMA ANALISA A SIMETRIA NO QUADRO DE PIERO DELLA FRAN- CESCA;NA OBRA DE ALEIJADINHO;NA MATEMATICA SOB A FORMA DE E- QUACAO; E VOLTANDO AO LADO ARTISTICO, NOS TRABALHOS DE OSCAR NIEMEYER;NA MUSICA DE BACH,ARNOLD SCHOEMBERG E TAMBEM NA EM- BOLADA.
Conheça o Programa
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REDES SOCIAIS