Os lindos curumins do Brasil
Sem sair de casa, Ofélia e Ludovico fizeram uma verdadeira viagem pelas aldeias espalhadas pelo Brasil
23/07/2020 11h00
A turma do Quintal da Cultura promoveu uma live recheada de histórias sobre a cultura indígena e a natureza. Ofélia e Ludovico desbravaram algumas das principais aldeias do Brasil. Com muito respeito pelos povos originários eles aprenderam mais sobre a cultura e a vida dos indígenas. “A gente já sabe que ‘curumim’ significa criança e que Tupi é a língua falada por vários dos povos daqui. E olha que existem mais de 300 espalhados de Norte a Sul do país”, explicou Fefélia.
“Quero ir até vocês, mas a floresta é perigosa?”, perguntou Ludo a uma família do Povo Yawanawá, que vive no Acre. “Não precisa ter medo, pode vir. É só respeitar o que vive nela que está tudo bem”, respondeu uma das garotas, que junto com o pai explicou que “Yawanawá” significa povo da queixada, que é uma espécie de porquinho da Amazônia que anda de bando e está sempre protegendo os seus, assim como os índios.
Do Acre, Ofélia e Ludo partiram para o Alto Xingu, que fica no estado do Mato Grosso. Por lá estava Watatakalu Yawalapiti, que contou um pouco sobre a vida das crianças na floresta, as brincadeiras nos rios da região e as belas histórias contadas pelos anciãos, que são nossos avós, bisavós. O mesmo fez lá do Nordeste Auritha Tabajara, indígena, contadora de histórias, que reforçou a importância de ouvir os mais velhos e a voz da natureza. Ainda na live, Ofélia e Ludovico curtiram as histórias e as músicas de Ana Luiza, Gean Ramos, Sofia e Flavio, dos povos Pankararu, direto de Pernambuco.
Foi um encontro com muitos aprendizados e mensagens de atenção aos povos originários do Brasil: “Crianças, vocês podem mudar o rumo das coisas. O cuidado com o planeta depende não só dos indígenas, mas de cada um de vocês”, finalizou Watatakalu.
A live completa você encontra no canal do YouTube do Quintal da Cultura.
Na próxima quarta (29), às 17h, tem mais um Encontros Digitais Cultura com as histórias do Quintal.
REDES SOCIAIS