Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

E não é que a gentileza tem um dia só dela? Celebrado nesta sexta (13), a data foi oficializada no ano de 2000 e logo depois surgiu um dito popular que com toda certeza você já deve ter ouvido ou visto por aí: ”Gentileza gera Gentileza”. Como a frase já diz, a melhor maneira de fazer esse sentimento crescer no coração do seu filho é por meio do exemplo.

A transmissão de valores na educação infantil acontece em todas as fases da vida, principalmente na infância. Esse é o momento ideal para mostrar ao pequeno como simples gestos e ações podem mudar o dia de alguém ou alterar o rumo negativo de uma situação. Ações como pedir “por favor”, “com licença”, saber esperar a sua vez e respeitar os mais velhos, são aspectos importantes para a construção de uma geração mais gentil.

Leia também: Shopping SP Maketing é palco para a exposição “Mônica’s”, da Mauricio de Sousa Produções

Além dos exemplos dentro de casa, os livros infantis são ótimas ferramentas de inspiração, afinal, eles respeitam os níveis de entendimento de cada faixa etária e tornam o processo do aprendizado um momento divertido.

Confira a lista de livros que separamos!

01. Marina e Makolelê | Gilles Eduar

Neste livro, as crianças serão apresentadas a um diálogo sincero e gentil. Marina e Makolelê ensinam sobre como superar situações de bullying e aceitar o outro do jeitinho que ele é.

02. O que cabe no meu mundo: Gentileza | Katia trindade

Kátia mostra o prazer de ser gentil, de como tratar o próximo com gentileza pode gerar um ambiente harmônico da mesma forma que trará bons frutos para todos.

03. O gigante mais elegante da cidade | Julia Donaldson

A narrativa traz lindos ensinamentos voltados a solidariedade e a importância de cuidar do outro. O Gigante Mais Elegante da Cidade é também o mais querido e amável, pois escolhe sempre ajudar o próximo com sua gentileza.

04. Um Novo Abraço | Henrique Vale

Diversos sentimentos conduzem a história dos bonecos, Dadinho e Trancinha, trazendo reflexões sobre amizade, desigualdade, partilhar, solidariedade e a busca pela aceitação

05. Juju e a Árvore da Amizade | Fabio Quinteiro

Uma linda história que traz dicas poderosas para lembrar às crianças de que quando o assunto é cuidado, o meio ambiente também precisa de dedicação, cuidado e gentileza.