Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Neste momento em que a luta antirracista ganha força e espaço dentro da mídia tradicional, é fundamental que as crianças também tenham conhecimento e façam parte. Afinal, acredita-se que a nova geração é uma das grandes esperanças para a estruturação de um mundo igualitário e livre do preconceito.

Priorizar a leitura de livros escritos por autores negros é uma forma de introduzir os pequenos neste combate. Deixar os contos de fadas de lado por um momento e optar por literaturas que abordam temas mais complexos - sem abandonar a linguagem infantil adequada - também é uma excelente opção.

Para te ajudar nesta filtragem literária, trazendo a representatividade para o dia a dia das crianças, separamos uma lista de livros super divertidos, escritos por autores negros com temáticas diversas. Confira!

O Menino João | Lázaro Ramos

sinopse: O menino João encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Ele apresenta, assuntos diversos, de um modo mais colorido.

sobre o autor: Nascido em Salvador, Lázaro Ramos é muito conhecido por sua carreira de ator, no entanto, é escritor desde jovem. Ele tem três livros lançados para o público infantil: A Velha Sentada, Caderno de Rimas do João e Caderno Sem Rimas da Maria.

A Menina Transparente | Elisa Lucinda

sinopse: Uma menina que mora na música, no mar, na comida da panela, nas flores e no coração dos apaixonados. Mas, às vezes, ela aparece tão de mansinho que tem gente que não percebe e a deixa de lado.

sobre a autora: Elisa Lucinda, nascida em Vitória (ES). Ela é atriz, jornalista, professora, cantora e poeta. Responsável por mais de 17 publicações entre poemas, romances, peças teatrais e literatura infantil.

Bucala: a pequena princesa do quilombo do cabula | Davi Nunes

sinopse: Este livro reconta a história do quilombo por meio da figura da princesa quilombola que tem o cabelo crespo em formato de coroa de rainha e possui poderes que protegem o quilombo dos escravocratas e capitães do mato.

sobre o autor: Davi Nunes é baiano, nascido na cidade de Salvador. Poeta, comunista, roteirista e escritor de livro infantil.

Omo-Oba: Histórias de Princesas | Kiusam de Oliveira

sinopse: O livro que privilegia o recontar de mitos africanos, de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral e que reforçam os diferentes modos do ser feminino. Os seis mitos apresentados têm o objetivo de fortalecer a personalidade de meninas de todos os tempos.

sobre a autora: Kiusam de Oliveira é paulista, nascida em Santo André. Pedagoga, artista, contadora de histórias, bailarina, professora de danças afro-brasileiras e autora de quatro obras infantis. Em seus livros, busca auxiliar na educação de jovens antirracista e no empoderamento feminino.

Cabelo Ruim? | Neusa Baptista Pinto

sinopse: A história de amizade entre três meninas negras e pobres, que enfrentam as manifestações preconceituosas com relação ao seu cabelo crespo e vão, aos poucos, aprendendo a amá-lo e a se aceitarem como são.

sobre a autora: Neusa Babtista Pinto é paulista de Lençóis, mas vive em Cuiabá, Mato Grosso do Sul. A jornalista e escritora, fala com crianças sobre a valorização da beleza e da cultura negra.

Kofi e o menino de fogo | Nei Lopes

sinopse: Kofi e o menino de fogo conta a história de um encontro entre dois garotos de lugares muito diferentes. Kofi é um garoto africano, enquanto o seu mais novo amigo é europeu. Juntos, eles precisam lidar com ideias preconcebidas presentes na sociedade em que vivem.

sobre o autor: Compositor, cantor, escritor, sambista, estudioso das culturas africanas e autor de: Histórias do Tio Jimbo e Kofi e o Menino de Fogo.

Meu pai vai me buscar na escola | Junião

sinopse: A descoberta do mundo e a construção do amor entre filho e pai. O menino volta para a casa com o pai e todos os dias, no curto caminho, descobrem juntos a cidade: as ruas, as pessoas e as criaturas, a arquitetura, tudo o que pode ser visto e aquilo que só dá para imaginar.

sobre o autor: Chargista da Ponte Jornalismo, estreou na literatura infanto-juvenil como ilustrador e escritor em 2016.