Em uma cerimônia online nesta quinta-feira (25) foram anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2021. O livro infantil “Sagatrissuinorana”, de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz, lançado pela ÔZé Editora, foi eleito Livro do Ano.
A obra ilustrada é uma homenagem a Guimarães Rosa (1908-1967) ao usar seu estilo para recontar a fábula dos "Três Porquinhos" como uma metáfora para o rompimento de barragens como em Mariana e em Brumadinho. Além do troféu, os autores ganham R$ 100 mil.
"Esse livro virou uma coisa muito bonita, muito potente no final. É legal pensar que a gente está tocando as gerações do futuro, para elas pensarem sobre o meio ambiente", afirmou o escritor João Luiz.
Nelson, que ilustrou o livro, lembrou que se trata de uma homenagem também às vítimas dos rompimentos nas duas cidades mineiras. A obra também foi o escolhida na categoria literatura infantil.
O Jabuti tem 20 categorias, divididas em quatro eixos, cada uma delas com cinco finalistas. Nesta edição, o homenageado como personalidade do ano foi Ignácio de Loyola Brandão.
Leia também: Livro “Dino não quer Comer” aborda seletividade alimentar infantil; “Clifford: O Gigante Cão Vermelho” tem sequência confirmada pela produtora
REDES SOCIAIS