Infantil

Novo livro da Turma da Mônica, “Nosso amigo com nanismo'', se inspira em história real

Bernardo é o mais novo membro da turminha; Evento de lançamento da publicação ocorrerá no dia 25


13/10/2022 16h43

A Turma da Mônica acaba de ganhar um novo personagem. “Nosso amigo com nanismo'' se inspira na história real de um menino de Caxias do Sul (RS) que tem acondroplasia, a forma mais comum de nanismo.

O livro aborda o primeiro dia de aula de Bernardo na Escola Limoeiro, onde estudam Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e outros personagens da turminha. Assim que chegam à sala de aula e o encontram todos começam a questionar sua baixa estatura. A partir daí, ele fala sobre as dificuldades das pessoas com nanismo e mostra que somente o conhecimento e a informação podem tornar a sociedade mais inclusiva.

O evento de lançamento ocorrerá no dia 25 de outubro, às 19h, na Livraria Cultura, localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. A data foi escolhida especialmente por marcar o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo.

O nanismo é uma doença genética que afeta o crescimento normal dos ossos, o que faz com que a altura do indivíduo seja menor que a média de toda a população (estatura entre os 70 cm e 1,40 m). As características mais comuns são a baixa estatura, pernas e braços pequenos e desproporcionais ao tamanho da cabeça e ao comprimento do tronco. O encurtamento ocorre principalmente na parte superior dos braços e nas coxas.

Leia também: 11ª edição da Corrida Cartoon em SP acontece em dezembro

A falta de acessibilidade nos meios de transportes, prédios, banheiros públicos, por exemplo, é uma das maiores dificuldades enfrentadas por esse grupo de pessoas. Além disso, a discriminação social torna-se um obstáculo para questões como o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.

A mãe de Bernardo, Flávia Berti Hoffmann, acredita que a inserção do personagem no universo da Turma da Mônica fará uma grande diferença para todas as pessoas que têm nanismo. “Temos que nos esforçar para mostrar para a sociedade que as pessoas com nanismo têm o direito de viver uma vida normal, e que o papel de todos é contribuir para que isso ocorra de uma maneira natural, sem preconceito”.

“É com muito orgulho que damos as boas-vindas ao Bernardo! A inclusão e a representatividade fazem parte do dia a dia da Turma da Mônica e é muito bom saber que conseguimos cada vez mais retratar tantas crianças ao redor do mundo”, pontua o desenhista Mauricio de Sousa.

Sobre o livro

“Nosso amigo com nanismo” será lançado pela editora Culturama, licenciada da Turma da Mônica desde 2017. A publicação, no formato 20x27 cm, terá 32 páginas ilustradas, capa em papel cartão e miolo em couchê.

Segundo o diretor-presidente da Culturama, Fabio Hoffmann, esse projeto é fundamental para que cada vez mais pessoas saibam o que é o nanismo. “Não há nada mais gratificante do que publicar um livro em prol de uma causa tão importante e saber que isso vai fazer a diferença na vida de muita gente”.

Leia também: Museu da Casa Brasileira abre exposição “Esculturas Lúdicas - Sara Rosenberg” no mês das crianças

O livro tem como apoiadora a biofarmacêutica BioMarin, líder mundial no desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para doenças genéticas raras. “Vencer o preconceito geracional é fundamental para possibilitar às pessoas com nanismo um melhor desenvolvimento, principalmente durante a infância”, afirma o diretor médico da BioMarin América Latina, Eduardo Franco.

A BioMarin criou a campanha “Minha história vai além'', que tem o objetivo de falar sobre acondroplasia para garantir o acolhimento das pessoas com nanismo pela sociedade. Como parte da campanha, vai distribuir exemplares do livro para escolas, instituições e associações. Além disso, haverá painéis informativos em algumas estações de metrô de São Paulo: Higienópolis-Mackenzie até o dia 31 de outubro, Alto da Boa Vista e Vila Mendes Natal de 18 a 31 de outubro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças