Infantil

MAM São Paulo apresenta programação educativa para as crianças no mês de dezembro

Temas como a primeira infância, a cultura indígena e a ecologia entram em pauta e movimentam o museu


08/12/2022 15h53

A programação do MAM São Paulo no mês de dezembro contará com diversas atividades voltadas para todas as idades. Temas como a primeira infância, a cultura indígena, o hip-hop e a ecologia entram em pauta e movimentam o museu por todo o mês.

As famílias poderão celebrar a união com eventos como “Dança Materna para Mães, Pais e Bebês de Colo e Engatinhantes” com Tatiana Tardioli, “Poéticas da Natureza'' com Raissa Cintra, além de “Ser Bebê é Natural”, com Ana Tomé.

Confira a programação completa deste mês:

Sábado (10) - às 11h e às 14h30

Xondaro Kuery Kaguy Ijá: Guerreiros Guardiões da Floresta

É uma atividade sem inscrição prévia e presencial para crianças de todas as idades acompanhadas de seus responsáveis. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.brcom até 48h de antecedência.

A apresentação do ritual compreende o nhande rekó (modo de vida e cultura) do povo Guarani Mbya. O Xondaro é um jeroky (dança) também realizado fora da Opy (casa de reza), uma técnica corporal embalada em um ritmo em que se ensina a defesa e o fortalecimento do corpo e do espírito do xondaro (guerreiro) que dança ao som do Mbaraká (violão), do rave’i (rabeca) e do angu apu (tambor).

O ritual Xondaro é um treinamento que os antigos faziam para ter reflexos e resistência, uma dança para aprender a lutar, uma preparação para a guerra, para proteger o povo Guarani dos ataques dos juruá (homem branco) e também para viver harmoniosamente com a família natureza.

Xondaro Kuery Kaguy Ijá (Guardiões da Floresta) é formado por guerreiros do povo Guarani Mbya, da Terra Indígena Jaraguá, localizada em São Paulo (SP).

Leia também: Cantareira Norte Shopping estreia nova atração infantil, o Mar de Aventuras

Domingo (11) - às 11h

Oficina de Mini Zine: universos de bolso com Uarê Erremays

Atividade presencial, livre, sem inscrição prévia e aberta ao público. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.brcom até 48hs de antecedência.

A partir do formato minizine, em que a dobra e um pequeno corte numa folha A4 compõem um livreto de oito ou 16 páginas, o público participante da atividade será convidado a compor uma narrativa sobre desejos e sonhos para o futuro, utilizando sobretudo recortes de impressos, adesivos, e materiais que estejam nos bolsos e carteiras ou encontrados no trajeto. O intuito do processo é apresentar o formato zine como possibilidade de autopublicação.

Domingo (11) - às 15h

Desenhando novos imaginários com as cinzas com artista Gustavo Torrezan

Atividade presencial, livre, sem inscrição prévia e aberta ao público. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.brcom até 48hs de antecedência.

Nesta vivência, o público será estimulado por meio de exercícios a fomentar sua imaginação a partir do uso do desenho a carvão e as cinzas, tendo como base reflexão sobre a transmutação desse material em seus contextos ambientais, sociológicos e políticos, pretende-se estimular a invenção de novos e outros futuros dos participantes a partir da expressão artística.

Quinta-feira (15) - às 15h; Sexta-feira (16) - às 10h30

Experimentação com tintas naturais para bebês com Raissa Cintra

Atividade presencial, para bebês de 6 meses a 2 anos, acompanhados de seus responsáveis. As inscrições devem ser feitas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Essa oficina com tintas feitas de terra e de vegetais, pincéis feitos com elementos naturais, folhas, flores e ervas é um encontro onde a investigação parte da ideia de descobrir a natureza e suas possibilidades.

Leia também: Em curta temporada, Teatro Bradesco estreia “Turma da Mônica em A Árvore de Natal”

Sábado (17) - às 10h30

Ser bebê é natural com Ana Thomé

Atividade presencial, para bebês de 0 a 24 meses, acompanhadas de seus responsáveis. As inscrições devem ser feitas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Com ambiente planejado e propostas simples de exploração livre, irão oferecer aos bebês um momento para brincarem com a natureza junto de suas famílias.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças