Museu da Língua Portuguesa promove brincadeiras musicais para as crianças nas férias
Programação traz atividades que relacionam a língua portuguesa com a canção popular brasileira
28/12/2023 12h36
O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, prepara uma programação gratuita repleta de jogos e instalações lúdicas para crianças de todas as idades ao longo do mês de janeiro.
De 9 a 26, de terça a sábado, das 10h às 17h, acontecerá o “Estação Férias – Brincadeiras Musicais”, cujas atividades se relacionam com o universo da exposição temporária, “Essa Nossa Canção”, que trata sobre a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira.
Um dos destaques é o Labirinto da Composição, no qual será possível mergulhar em um emaranhado de palavras de diversas canções para recompô-las livremente. Haverá ainda um microfone à disposição para os presentes soltarem a voz, além de jogos da cultura popular brasileira.
Aos sábados, 13 e 20 de janeiro, assim como no aniversário da cidade, no dia 25, a iniciativa também ocupará a calçada do saguão B com um festival com apresentações artísticas e muitas brincadeiras.
Leia também: Sesc Santo André traz atividades para todos os públicos durante o mês de janeiro
Todas as atividades dialogam com o tema da exposição temporária que ainda está em cartaz. Faixas de Noel Rosa, Cartola e Chico Buarque se misturam a canções famosas na voz do grupo Racionais MC’s e de MC Marcelly.
Uma das experiências que mais chamam a atenção da criançada é a linha do tempo Do Cilindro à Nuvem, que reúne aparelhos e objetos utilizados para a gravação e reprodução de canções desde o fim do século 19.
Exposição principal
Outra atração para quem vai ao museu é a exposição principal, que, por meio de experiências interativas, apresenta a diversidade e a riqueza do português falado no Brasil.
Na experiência Palavras Cruzadas, em uma tela sensível ao toque o visitante pode escolher uma palavra e, assim, descobrir o seu significado, além de poder ouvir sua pronúncia na língua da qual se originou, que pode ser africana, tupinambá ou até mesmo inglesa, francesa, italiana ou espanhola. Já na Praça da Língua, textos da literatura em língua portuguesa são projetados no teto em uma espécie de planetário das palavras.
Como recordação da visita, a dica é fazer uma foto no terraço, aberto para o público após a reabertura da instituição em julho de 2021, com a torre do relógio da Estação da Luz ao fundo.
Leia também: Sesc Itaquera promove programação infantil sobre o meio ambiente em janeiro
REDES SOCIAIS