Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Ampliando o universo das produções live-action da Turma da Mônica, estreia em 27 de fevereiro na Max e no Discovery Kids a série ‘Franjinha e Milena: Em Busca da Ciência’. A produção infantil original da Warner Bros. Discovery em parceria com a Maurício de Sousa Produções promete instigar a curiosidade pela ciência nas crianças com diversão e representatividade.

A nova série une duas figuras bem diferentes do mundo criado por Maurício de Souza. Franjinha (Fabricio Gabriel) é uma criança gênio e cientista do bairro do Limoeiro. Foi um dos primeiros personagens criados pelo quadrinista, em 1959, e é inspirado nele mesmo. Já Milena (Bia Lisboa) é uma personagem bem mais recente. Anunciada em 2017, em um evento no Parque Ibirapuera, a garotinha estreou em publicações em 2019 como a primeira protagonista negra da turma. Filha de pais veterinários e amante de piano, tem ganhado cada vez mais espaço nos gibis, desenhos animados e produções live-action.

Ao site da TV Cultura, o diretor da produção, Mauro D’addio, revela que a ideia de trazer Milena para uma série de ciência com o Franjinha é uma maneira de quebrar o estereótipo do cientista homem, branco e de jaleco.

A Milena traz uma nova roupagem de cientista. Ela sai dessa coisa de cientista clássico que a gente tem na cabeça, do homem branco de jaleco, ela traz outro olhar. Uma das reuniões que a gente teve com cientistas, eles falaram que a pesquisa de campo era mais importante do que o laboratório, você vai ver a galera lá com a bota cheia de lama. Então, quem a gente poderia chamar para trazer essa ciência moderna? Que personagem poderia traduzir melhor isso? Acho que a Milena entra muito nesse lugar. É uma menina negra super esperta, curiosa e que vai a campo atrás das coisas”, comenta.

Reprodução | Instagram @fabriciogabrielsc

Leia também: Beatles terão quatro filmes biográficos, um para cada integrante da banda

“Fiquei muito feliz e muito orgulhosa de fazer uma personagem que representa tanto, principalmente para as meninas negras (...) muitas dessas crianças não conseguem se ver em algo grande, como uma série, por exemplo, então, mostrar que é possível sim ter espaço pra todos acho que é muito gratificante”, fala Bia Lisboa.

Fabricio Gabriel, o cientista Franjinha na produção, já era um fã do universo criado por Maurício de Souza muito antes de receber o papel. Segundo o ator, ele “aprendeu a ler por causa de ‘Turma da Mônica’”.

Reprodução | Instagram @fabriciogabrielsc

Turma da Mônica já está na minha vida há muito tempo. É muito significante pra mim fazer parte desse projeto” diz.

Os oito episódios de ‘Franjinha e Milena: Em Busca da Ciência’ estarão disponíveis no Max no dia 27 de fevereiro. A série estreia no mesmo dia no Discovery Kids, às 13h, com reprise às 20h30. Novos episódios vão ao ar no canal de segunda a sexta-feira, sempre no mesmo horário.

Leia também: Guerra Civil: Filme com Wagner Moura e Kirsten Dunst ganha novo trailer; assista