Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Caio Gallucci
Foto: Caio Gallucci

Grande sucesso da TV Cultura, o programa Quintal da Cultura chega também ao palco do Teatro do SESI-SP em uma temporada inédita. “A Incrível Viagem do Quintal” é um musical dirigido por Bete Rodrigues, com texto e direção musical de Fernanda Maia.

A atração estreia no Teatro do SESI-SP no dia 31 de agosto. As sessões acontecem às quintas e sextas, às 11h, e aos sábados e domingos, a partir das 15h, com ingressos gratuitos (que devem ser reservados pelo Meu SESI: Link).

O programa Quintal da Cultura, que logo conquistou grande audiência do público jovem, está inteiramente mantido no espetáculo, que é uma realização do SESI com produção de Selma Morente e Célia Forte.

No enredo, os quatro personagens do Quintal - Doroteia, Ludovico, Ofélia e Osório - estão prontos para realizar uma viagem de muita descoberta. Em cada parada, eles descobrem preciosidades da cultura brasileira e de tradições de cada região deste imenso Brasil.

Em cena, o palco se transforma no itinerário da própria viagem. Eles passam por estradas que levam de um lugar a outro, param em vilarejos, visitam fazendas e, nessa saga, conhecem pessoas incríveis que trazem histórias ricas da tradição regional. A viagem será contada com recursos cenográficos simples, estimulando a imaginação do espectador. Em cena com os personagens do Quintal, atores e músicos participam da encenação tocando vários instrumentos, dançando e cantando.

A diretora e criadora do programa, Bete Rodrigues, permanece na direção da atração desde a estreia, em 2011, até os dias atuais. Com conteúdo pertinente à faixa etária de 7 a 11 anos, o programa traz quatro palhaços em aventuras educativas e divertidas, que representam os anseios das crianças. A atração foi uma das maiores audiências da emissora, registrando frequentemente até 4 pontos de pico na Grande São Paulo.

Quintal da Cultura
O programa se passa num quintal onde Ludovico, Doroteia, Ofélia, Osório, Quelônio, o jabuti de mais de 100 anos e de muita sabedoria, e a minhoca Minhoquias, que é espevitada, atrevida e cheia de boas ideias, convivem, se divertem, inventam histórias e compartilham conhecimentos.

No Quintal, as crianças aprendem brincando. A cada esquete de humor, história e brincadeira, elas entram em contato com os mais variados temas educativos: música, contação de histórias, literatura, folclore e fábulas de diversas regiões do Brasil e do mundo, libras (língua brasileira de sinais), língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte, atividades físicas e expressão corporal.

Vale ressaltar que o programa venceu o Prêmio APCA como “Melhor Programa Infantil de 2014” e foi um dos finalistas do Festival ComKids – Prix Jeunesse Iberoamericano, em 2015.

Uma das características mais relevantes do programa é o seu grande alcance em todo o território nacional e até mundo afora. Em plena era digital, os telespectadores enviam centenas de cartas por mês com histórias e desenhos dos personagens.

Para dar uma resposta maior a esse público, começou a produção de “A hora da Dona Coruja”, no segundo semestre de 2021, com exibição exclusiva no YouTube aos sábados, para aproximar os personagens ainda mais das crianças e dar espaço para elas se expressarem e se aproximarem deles.

O musical
“Os personagens do Quintal ainda exercem forte influência no imaginário das crianças. A valorização do teatro e da música como ponte de desenvolvimento de crianças e adolescentes é importante porque favorece o contato deles com a identidade cultural do nosso país. Além de entretenimento, no espetáculo a gente traz referências musicais de todas as regiões do Brasil”, diz Bete Rodrigues, diretora cênica.

As produtoras Selma Morente e Célia Forte explicam que “o espetáculo estimula o interesse dos espectadores por temas variados, incentiva o aprendizado por meio de expressões artísticas pouco oferecidas às crianças, e contribui para formar espectadores e apreciadores da música e do teatro. Ele foi criado pensando em agradar a um público diverso”.

“E se a gente combinar de brincar de outra maneira, trocar tudo de lugar e mudar a brincadeira...”


Sobre o SESI-SP

O Teatro do SESI-SP, do Centro Cultural Fiesp, um importante equipamento cultural de São Paulo, celebra 60 anos de atividades em 2024. Ao longo dessas décadas, tem oferecido ao público uma programação gratuita, diversa e alinhada aos aspectos sociais e artísticos da contemporaneidade.

“Os espetáculos apresentados, assim como toda a programação cultural cuidadosamente selecionada pela equipe do SESI-SP, são resultado de editais de chamamento que lançamos periodicamente. Nesses editais, escolhemos projetos artísticos de todo o território nacional, com o objetivo de proporcionar uma mediação fundamental entre o público e a obra. Como instituição comprometida com a formação cultural e o acesso ao teatro, temos a honra de, muitas vezes, proporcionar a primeira experiência teatral para os mais diversos públicos”, afirma Debora Viana, gerente executiva de Cultura.

SERVIÇO
Onde - Centro Cultural Fiesp | Teatro do SESI-SP - Avenida Paulista, 1313 - em frente à estação Trianon-Masp (há estacionamentos próximos)

Quando - Quinta e sexta, às 11h. Sábado e domingo, às 15h

Quanto - Ingresso gratuito. Reserva pelo Meu SESI: Link

Temporada - 31 de agosto a 22 de dezembro de 2024

Sessões com acessibilidade comunicacional todos os sábados e domingos