A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira (28) deixou a capital paulista em estado de alerta para alagamentos.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura (CGE), as zonas norte, leste, oeste, sul, sudeste; centro; Marginal Tietê; e Marginal Pinheiros estão na lista de atenção.
Ainda segundo o CGE, imagens do radar meteorológico de São Paulo, nos municípios de Cotia, Barueri, Embu e Itapecerica da Serra chove forte com potencial para granizo. Essas instabilidades devem atuar na capital paulista.
“Há potencial para raios e rajadas moderadas de vento, de até 40Km/h, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo”, alerta o centro de monitoramento.
A prefeitura orienta evitar transitar em ruas alagadas, não enfrentar correntezas, se manter longe da rede elétricas e de árvores, evitar ruas bloqueadas e se abrigar em casas e prédios.
Leia também: Rio de Janeiro tem o dia mais quente do ano nesta quinta-feira (28)
Tendência para os próximos dias
Segundo o CGE, a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve deixar o tempo instável, além de amenizar o calor dos últimos dias.
Nesta sexta-feira (29), a frente fria mantém o tempo instável, com condições para chuvas isoladas já no período da madrugada. No decorrer do dia, ocorrem períodos de melhoria e o sol pode aparecer entre nuvens.
Termômetros devem variar entre mínimas de 22°C e máximas de 28°C. A partir do meio da tarde as instabilidades ganham força e há condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com elevado potencial para formação de alagamentos.
O sábado (30) segue com tempo instável e deve apresentar chuvas isoladas, que se alternam com períodos de melhoria ao longo do dia. O sol pode aparecer rapidamente entre muitas nuvens e as temperaturas variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 27°C.
Leia também: Ministério da Saúde antecipa entrega de insulina para garantir abastecimento no SUS
REDES SOCIAIS