Cinquenta e dois anos da chegada do homem à Lua. Quais são os próximos passos?
No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong pisou na superfície lunar pela primeira vez. Agora, o Programa Lunar Nasa Artemis pretende realizar uma nova missão que tem como objetivo levar a primeira mulher e o primeiro homem negro à Lua em 2024
08/09/2021 12h21
“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Você já deve ter ouvido esta frase. No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong pisava na Lua pela primeira vez na história.
A nave Apollo 11 foi lançada no dia 16 de julho do mesmo ano com os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. Quatro dias depois do lançamento, meio bilhão de pessoas no mundo acompanharam a chegada do homem à Lua.
A quase 400 mil quilômetros de distância da terra, Armstrong e Aldrin caminharam por cerca de 2 horas. Durante esse período, colheram amostras do solo lunar para estudos.
Leia mais: Jeff Bezos viaja ao espaço na manhã desta terça-feira (20); assista ao lançamento
Um dos grandes feitos da humanidade na exploração espacial foi na verdade impulsionado por conflitos históricos. Com início na década de 1940, a Guerra Fria entre Estados Unidos e Rússia fez com que os dois países disputassem uma corrida pela conquista do espaço, promovendo alto desenvolvimento científico-tecnológico.
No ano de 1961, o país soviético já havia enviado o primeiro homem ao espaço. O cosmonauta Yuri Garin foi o passageiro da primeira nave espacial tripulada, e deu uma volta em torno da terra. A conquista acabou promovendo um grande esforço dos americanos para pisar na Lua.
Mas há quem diga ainda que isto não aconteceu. Uma pesquisa do Datafolha de 2019 mostrou que 26% dos brasileiros não acreditam que Armstrong e Aldrin caminharam na Lua, e 4% afirmam não saber.
De qualquer forma, os desenvolvimentos tecnológicos e as pesquisas espaciais não cessaram. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, informou que pretende realizar uma nova missão na superfície lunar, que tem como objetivo levar a primeira mulher e o primeiro homem negro à Lua em 2024 pelo Programa Lunar Nasa Artemis.
Além disso, o Artemis também pretende organizar possíveis missões humanas em Marte com objetivo de explorar o território. O Brasil confirmou a participação no programa, único país da América Latina e o 12º no mundo a aderir ao projeto.
Leia também: Foguete de Jeff Bezos vira meme nas redes sociais
Veja mais curiosidades sobre a chegada do homem à Lua no Matéria de Capa:
REDES SOCIAIS