Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Dra. Adriana de Góes
Divulgação/Dra. Adriana de Góes

“Beleza sem esforço”, essa é uma das promessas dos “chips de beleza”, termo popular atribuído aos implantes hormonais, que dividem opiniões entre especialistas e pacientes.

O uso do dispositivo é recomendado pelos médicos para questões que podem ser tratadas com hormônios, como endometriose e miomas, por exemplo, ou contracepção.

Entretanto, ele se popularizou devido aos seus supostos efeitos colaterais, que podem incluir diminuição de celulite, aumento de massa muscular, da libido e da disposição física.

A preocupação de autoridades da saúde é tamanha em relação ao uso errôneo do implante hormonal que, no dia 8 de setembro, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) divulgou uma nota afirmando que não existem dados suficientes que validem o uso do dispositivo, seja para fins estéticos ou não.

"As Comissões Nacionais Especializadas de Climatério e de Anticoncepção da Febrasgo não recomendam os implantes hormonais manipulados não aprovados pela Anvisa, seja com a finalidade de realizar a terapêutica hormonal da menopausa ou anticoncepção, por escassez de dados de segurança, especialmente de longo prazo", afirmou a Federação.

Até o momento, o único implante hormonal industrializado aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o Implanon, nome comercial do implante anticoncepcional composto por etonogestrel.

Em entrevista ao site da TV Cultura, a ginecologista e especialista em reprodução humanizada, Dra. Adriana de Góes explicou o que é o implante hormonal, os prós e contras, e porque não recomenda seu uso para fins estéticos. Veja a seguir:

- O que são implantes hormonais?

Os implantes hormonais são tubos de silástico, um tipo de silicone que é colocado na região do bumbum, próximo onde é realizado as injeções de medicação, na região subcutânea. Eles permitem a saída do hormônio contido neles através da transudação de membrana com uma liberação lenta e diária ao longo de um ano.

- Para quem ele é indicado?

O uso pode ser realizado tanto na fase de vida reprodutiva da mulher quanto em função de transtornos menstruais caracterizados pela síndrome disfórica ou TPM generalizada, que é um tipo de TPM que compromete muito a qualidade de vida da mulher. Endometriose e miomatose são outras doenças hormonais que se beneficiam do tratamento quando a menstruação é bloqueada.

- Ele é recomendado para estética ou método contraceptivo?

Esses tipos de implantes contém diferentes tipos de hormônios, um deles chamado de gestrinona foi erroneamente divulgado como 'chip da beleza' por oferecer ganhos estéticos.

É claro que para a colocação do implante esse é um efeito secundário, o que deve prevalecer, na verdade, é a indicação médica para o uso de hormônio, e não simplesmente um resultado estético.

Na minha opinião, não estou de acordo com esta terminologia, pois é inadequada, já que o hormônio não possui finalidades estéticas. O uso deve ser feito apenas em casos de transtorno disfórico pré-menstrual, miomatose e endometriose, doenças que indicam a interrupção da menstruação.

- Há contraindicação? Quais são os efeitos colaterais?

Quem não pode usar de jeito nenhum hormônio são pacientes com tumores hormônios-dependentes, ou pessoas que foram tratadas de um tumor hormônio-dependente. E caso o tumor seja dependente de hormônio e for inserido no paciente, as chances de recidivar aumentam ou são capazes de evoluir rapidamente de volume.

Além disso, os implantes possuem efeitos colaterais, sim. Quedas de cabelo, oleosidade da pele, acne, oleosidade do cabelo, em alguns casos, até alteração da voz, são alguns exemplos. Tudo depende do hormônio utilizado, da dosagem e da queixa da paciente.

- Onde comprar implantes hormonais?

Os implantes hormonais inabsorvíveis são vendidos por farmácias de manipulação através de uma empresa que atua exclusivamente para médicos que passaram por um treinamento, tanto teórico, quanto prático. É necessário ser considerado apto para a inserção dos implantes. Além disso, há cursos de educação continuada para os médicos vinculados a esta empresa, além de congressos anuais. É necessário ter certificado para manusear os implantes.

- Qual o custo dos implantes hormonais?

Os implantes têm custo por unidade. Por exemplo, cada tipo de implante tem um valor. O valor vai depender do tipo de hormônio indicado e da dose recomendada para cada mulher. É totalmente diferente para mulheres que ainda não passaram pela menopausa, do que para as que já passaram por esse período.

- Quanto tempo o implante dura no corpo?

Existem implantes que duram seis meses, mas a grande maioria dura um ano.

Leia também: Fim da reprodução assistida no Brasil? Especialista fala sobre impactos do PL 1184/2003; Reino Unido autoriza uso do comprimido contra a Covid-19 desenvolvido pela farmacêutica Merck