Março Amarelo: Mês de conscientização da endometriose
Conheça a campanha, os sintomas da doença e cuide-se
28/02/2022 13h28
O março amarelo é mais uma campanha mundial de conscientização de assuntos relacionados à saúde. Nela, o objetivo é alertar sobre a endometriose, doença que afeta a fertilidade e muitas vezes às relações sexuais de mais de 176 milhões de mulheres no mundo.
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina, podendo ser nas trompas, intestino, ovários e bexiga. Os principais sintomas são: cólicas menstruais intensas, dor durante a menstruação, sangramento menstrual intenso ou desregulado, dor durante as relações sexuais.
O diagnóstico em casos de suspeita de endometriose é feito através de exames como o ultrassom endovaginal especializado, exame ginecológico, videolaparoscopia, que permite observar os focos e classificar o grau da doença, e outros exames laboratoriais.
Geralmente o tratamento é realizado através de medicamentos, como os anticoncepcionais por exemplo. Hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e consultas regulares ao ginecologista também são recomendados.
REDES SOCIAIS