Dia Internacional das Mulheres: Conheça as origens da data
Celebrado oficialmente desde 1975, o dia 8 de março foi conquistado por meio de muitas lutas
08/03/2022 09h19
O Dia Internacional das Mulheres é identificado ao redor do mundo em 8 de março. Celebrado oficialmente desde 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instaurou a data, o marco foi conquistado por meio de muita luta.
No início do século XX, uma onda de manifestações por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos dominou as reinvindicações. Em 1908, 15 mil mulheres protestaram por direito ao voto, redução da jornada de trabalho e melhores salários em Nova York, nos EUA.
A Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, que aconteceu em 1910, encerrou com a decisão de comemorar o dia da mulher, mas sem data específica.
Veja imagens: Webstory: Dia Internacional das Mulheres
Em 1917, mulheres russas manifestaram por “pão e paz” em meio à guerra. A ação fez com que o czar abdicasse e o direito ao voto feminino fosse conquistado. No calendário gregoriano, a data correspondia ao 8 de março.
O Dia Internacional das Mulheres também é um símbolo de resistência para o movimento feminista até os dias atuais. As manifestações continuam apontando os problemas sociais, como os indicativos de violência contra a mulher, as dificuldades no mercado de trabalho em diferentes áreas, as obrigações domésticas e o feminicídio.
REDES SOCIAIS