Minuto Cultura

Autotestes para Covid-19: Saiba quais são os produtos autorizados pela Anvisa

O exame chega às farmácias em março e deve custar em torno de R$69,90


11/03/2022 10h35

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou alguns autotestes de Covid-19. Ao todo, o Brasil possui seis produtos com autorização. 

Um dos principais pontos de atenção da Anvisa para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples, que permitam que a pessoa leiga faça o uso correto do produto. Com o exame, é possível detectar a presença do vírus no organismo entre 15 e 30 minutos. Pode ser realizado entre o primeiro e sétimo dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo.

O primeiro autoteste para identificação da Covid-19 no Brasil foi o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, produzido pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos, em 17 de fevereiro. Segundo a Anvisa, o exame é feito com coleta não profunda nas vias aéreas e o resultado fica pronto após 15 minutos.

Em 25 de fevereiro, dois autotestes de Covid-19 foram aprovados no Brasil. Um deles, o Autoteste COVID Ag Oral Detect, é o primeiro autoteste para a doença que utiliza a saliva.

O Autoteste COVID Ag Oral Detect foi registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda e terá fabricação nacional. A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Mesmo que essa coleta não utilize swab, o kit possui este item que será usado apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração.

Já o outro autoteste aprovado pela agência, o SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE, registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda, também será fabricado no país e foi desenvolvido para uso de amostra de swab nasal não profundo. Este produto poderá ser encontrado no mercado nacional em versões com 1, 2 e 5 testes.

No dia 2 de março, o COVID-19 Ag (Swab Nasal) e o COVID-19 Ag – SELF TEST foram os últimos aprovados. O primeiro é registrado pela empresa BIOSUL e fabricado pela HANGZHOU. O segundo, pela empresa KOVALENT e com fabricação da SUGENTECH. O Swab Nasal terá apenas um teste por embalagem. Já o da Kovalent, terá 1, 2 ou 5 testes por produto.

De acordo com a rede Raia Drogasil, o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno chegou em todas as lojas na sexta-feira (4). Na Drogaria São Paulo e na Drogaria Pacheco, do Grupo DPSP, os autotestes da Eco Diagnóstica e Novel devem chegar nas lojas de São Paulo e Rio de Janeiro. Apenas depois, irão para todos os estados em que a rede atua.

A previsão é de que o produto custe em torno de R$ 69,90. A venda de autotestes foi autorizada pelo órgão regulador em 28 de janeiro. Para comercializar, cada empresa deve fazer a solicitação e ser avaliada pela Anvisa.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças