Minuto Cultura

Governo promulga lei que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual

Veto de Bolsonaro foi derrubado pelo Congresso; decisão foi publicada no Diário Oficial da União


15/04/2022 10h01

O Governo Federal promulgou a lei que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, que assegura a oferta gratuita de absorventes higiênicos às mulheres carentes. A publicação foi feita na edição no dia 18 de março do Diário Oficial da União (DOU).

Além dos absorventes, outros itens relacionados à saúde menstrual estão inclusos na lei. O texto assegura o auxílio às estudantes matriculadas em escolas públicas, mulheres em situação de rua, presidiárias e internadas em unidades para o cumprimento de medidas socioeducativas.

Na semana passada, durante o Dia Internacional da Mulher, Jair Bolsonaro (PL) assinou um decreto que aborda o tema, mas não especifica o grupo atendido. De acordo com o texto que passou pelo Presidente da República, a decisão caberia ao Ministério da Saúde.

Em outubro de 2021, o chefe do Executivo havia vetado parte do projeto. No entanto, o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional no último dia 10. As partes que não passaram por Bolsonaro tratavam da distribuição gratuita de absorventes e da lista de beneficiárias.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças