Minuto Cultura

Vai viajar com seu animal para o exterior? Veja a documentação necessária

Para levar o seu companheiro no avião, é preciso ter o Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou o Passaporte


25/04/2022 10h59

Se você vai viajar com seu animal de avião, precisa se atentar aos documentos necessários no Brasil e fora do país. É preciso ter uma documentação específica para realizar este tipo de transporte.

O Certificado Veterinário Internacional (CVI) deve ser emitido a cada viagem que o animal for realizar. Outra opção possível é o Passaporte, válido para várias viagens durante toda a vida do animal. Vale avaliar qual é mais vantajosa para o seu caso.

Os documentos são emitidos pelas Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO). Confira se o país de destino aceita as exigências sanitárias e as documentações brasileiras. No site, é possível ver quais países estão de acordo.

Veja imagens: Webstory: Aprenda a tirar o certificado para viajar com animal para o exterior

Há a possibilidade de emitir o CVI pela Internet para Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Outros países necessitam de retirada física.

O CVI precisa ser agendado com 30 dias de antecedência. É necessário ter o Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia, Atestado de Saúde e documentação adicional em certos casos. Também existe uma exigência específica se o animal não estiver com o dono responsável.

Revise a documentação e os equipamentos necessários para transportar o animal. Tenha certeza que seu pet tem tudo para aproveitar a viagem.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças