No #Provoca Em Casa, da TV Cultura, desta terça-feira (7), Marcelo Tas entrevistou por videoconferência o escritor, professor e palestrante Clóvis de Barros Filho.
No bate-papo descontraído, que passou por assuntos como a ética, o desejo e o título de "filósofo pop" que o convidado carrega, Clóvis refletiu sobre a felicidade e a busca por ela em tempos de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19.
Autor do livro 'A Felicidade é Inútil', ele pontua que essa "inutilidade" não é necessariamente negativa. "As pessoas associam a palavra 'útil' ao que é bom, e 'inútil' ao que é ruim. Aí você começa a perceber que tudo pode ser inserido numa cadeia de utilidades: você vai ao supermercado para fazer compras para fazer o jantar, faz o jantar para se alimentar, se alimenta para ficar de pé, fica de pé para trabalhar, trabalha para ganhar seu salário, ganha para poder ir ao supermercado de novo. [...] Se você começa a perguntar 'para quê', como faz uma criança, onde é que você chega? 'Para ser feliz.' Então, a felicidade tem valor nela mesma; ela é o fim da linha da cadeia da utilidade", reflete.
Sobre a vida na pandemia e o sentimento de que a vida e a felicidade só podem continuar depois do fim da crise do coronavírus, Clóvis dispara: "Como ser feliz na quarentena? Basta pensar a felicidade como um momento, um instante, que de tão bom, ele se justifica por si só".
Clóvis de Barros Filho é professor de Ética na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), além de palestrante e escritor; ele é autor de livros como 'Ética na Comunicação' e coautor de diversas publicações ao lado de Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé. Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo e em Direito pela Universidade de São Paulo, Clóvis é mestre em Ciência Política pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.
Confira a íntegra do programa:
O #Provoca, com Marcelo Tas, vai ao ar às terças às 22h15, na TV Cultura, site e redes sociais da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS