Notícias

Você sabia? 'Furinhos' no queijo podem ser sinal de coliformes fecais

Apesar de serem muito comuns, nem sempre essas olhaduras fazem bem à saúde. Confira a diferença entre os tipos de 'furinhos' no queijo


16/07/2020 16h30

Você já deve ter prestado atenção nas diversas olhaduras - mais conhecidas como 'furinhos' - presentes nos mais diversos tipos de queijos. No entanto, o que muitos não sabem é que nem sempre esses furos fazem bem à saúde, podendo, inclusive, indicar que o alimento apresenta coliformes fecais, bactérias presentes em grande quantidade no intestino de animais e humanos, mas que se ingerida pode ocasionar diversas doenças intestinais.

Pensando nisso, uma veterinária especialista em Segurança Alimentar decidiu explicar, em seu perfil nas redes sociais, os diferentes tipos de olhaduras que podem estar presentes nos queijos e alertar para a importância de que o consumidor esteja atento a esses furos. Confira:

Olhaduras mecânicas


Esse tipo de 'furinhos' é ocasionado durante o processo de produção mecânica do queijo, quando ele é prensado e colocado na forma. Essas olhaduras não são prejudiciais à saúde e são caracterizadas por círculos isolados presentes em apenas algumas partes do queijo.

Olhaduras propriônicas


Produzidas durante a fermentação do queijo por bactérias propriônicas, essas olhaduras também não fazem mal à saúde e dão ao alimento os famosos furos que aparecem nos desenhos animados e filmes.

Olhaduras por contaminação


Ocasionadas pela falta de higiene durante a produção do queijo e até pelo uso de água não tratada, os 'furinhos' por contaminação se espalham por todo o alimento e podem indicar a presença de dois tipos de bactérias: os coliformes fecais e os estafilococos patogênicos, que produzem as olhaduras durante o processo de fermentação. Caso ingeridas, essas bactérias podem ocasionar diversas doenças intestinais, como a gastroenterite.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)