Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Jornal da Tarde
Reprodução/Jornal da Tarde O booktoker Tiago Valente

No TikTok, plataforma queridinha dos adolescentes conhecida por vídeos de humor, desafios e dancinhas, influenciadores fazem sucesso - e dinheiro - criando conteúdo sobre literatura. São os chamados booktokers, jovens que adaptam para o formato dinâmico do app resumos de livros, recomendações e histórias do cotidiano de leitores.

É o caso de Tiago Valente, paulistano de 22 anos que já acumula quase 140 mil seguidores no aplicativo. Para produzir um vídeo em que resume um clássico da literatura em 30 segundos, o influenciador dedica cerca de dez horas à leitura, redação do roteiro, gravação e edição.

Com 1,5 milhão de curtidas em seu perfil, Tiago fez da criação de conteúdo para a rede social o seu trabalho: "Parte da minha renda vem pelos vídeos que são patrocinados no TikTok, e outra parte vem de oportunidades que eu consegui a partir da exposição que esses vídeos me deram. Então, basicamente, 100% do que eu ganho hoje é fruto do meu trabalho com esses vídeos", explica.

No aplicativo, a hashtag #booktok já conta com mais de meio bilhão de postagens. O sucesso dos booktokers é boa notícia também para o mercado editorial, e aproximar os jovens da leitura pode ajudar a reerguer o setor. "A criação de conteúdo dos influenciadores é uma forma orgânica de chegar e conversar com os leitores. No TikTok, com vídeos curtos e divertidos, resumos ou situações que os leitores se identifiquem pessoalmente... é um conteúdo que interessa ao leitor", afirma Daniel Lameira, editor de livros.

Criado na China em 2016, o TikTok é uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 800 milhões de usuários ativos e 2 bilhões de downloads nas lojas de aplicativos.